Do Velho Mundo – A Tragédia do Sparta, 3 Jogos 7 Marcados na DEL, Cardiff Devils Campeão a Další Záležitosti.

Do Velho Mundo – A Tragédia do Sparta, 3 Jogos 7 Marcados na DEL, Cardiff Devils Campeão a Další Záležitosti.

Bom dia, boa tarde, boa noite! Temos pós-temporada, temos título sendo levantado, surpresas, tragédias e zebras nessa edição de Do Velho Mundo. A temporada 2016-17 está marchando para seu fim, é matar o morrer por todo o continente e assim começos nossos relatos pela terra daquela maravilhosa seleção campeã olímpica de 1998.

ELH

A principal liga da Tchéquia chegou as quartas de final, por opção lógica, deixei de relatar os jogos ocorridos na segunda-feira (13/03) porque o calendário é montado para que os jogos 1 e 2, 3 e 4 sejam disputados em dias seguintes na mesma cidade. Abaixo estão os relatos série por série:

Bílí Tygri Liberec vs HC Skoda Plzen: A série começou em Liberec e no primeiro jogo os donos da casa venceram com tranquilidade por 3-1, o segundo também tranquilamente por 4-2 e assim fez 2-0 na série. Em Plzen, o Skoda tomou controle do terceiro jogo e conseguiu uma vitória por 6-3 e garantiu ao menos uma sobrevida na série. No jogo quatro da série, o Bílí Tygri dominou por completo e com um placar de 4-0 fez 3-1 na série e pode fechar em casa no jogo 5.

HC Ocelári Trinec vs Piráti Chomutov: Os piratas invadiram Trinec e capturaram o primeiro jogo pelo placar de 2-0, Ján Laco fez 38 defesas para garantir a vitória do time de Chomutov. O segundo jogo foi uma batalha campal, o Piráti abriu o placar, no segundo período o Ocelári chegou a fazer 3-1, mas o momento mudou e o período terminou 3-3, assim como o terceiro período, então na prorrogação Vladmír Ruzicka anotou o gol vencedor para os visitantes, surpreendentemente o Piráti Chomutov saiu de Trinec com 2-0 na série. O terceiro jogo foi novamente muito disputado, com o placar de 2-2 os times tiveram que jogar outra prorrogação, dessa vez o Trinec venceu com um gol de Cory Kane e capturou sua primeira vitória na pós-temporada. Mais um jogo equilibrado na quarta partida, o Trinec saiu a frente no segundo período, poucos minutos depois o Piráti empatou a partida e isso permaneceu até que novamente os times precisaram jogar a prorrogação, então com quase a primeira prorrogação terminando, Juraj Valach garantiu a vitória para os donos da casa. Piráti 3-1 Trinec na série.

Sparta Praha vs Kometa Brno: Praga recebeu o início da série, no primeiro jogo o Sparta abriu a vantagem de 2-0, mas sofreu a virada e o Kometa acabou vencendo por 2-3. No dia seguinte os times voltaram a se enfrentar, o Sparta conseguia o 2-1 até o terceiro período, o Kometa empatou e a partida foi para a prorrogação. Novamente uma virada e novamente o Kometa levou a vitória, 2-0 na série nos 2 primeiros jogos. O terceiro jogo seguiu mais ou menos a escrita dos dois anteriores, o Sparta saiu na frente, mas o Kometa empatou nos 3 períodos, virou na prorrogação e fez 3-0 na série, assim a vida do time de Praga nessa temporada estava por um fio. O quarto jogo não seguiu a escrita dos outros três, o Kometa entrou no jogo pronto para matar a série e com direito a hat-trick de Vojtech Nemec, fez um placar de 4-1 e varreu o Sparta. Para o time de Praga a série foi uma verdadeira tragédia, chegou a estar vencendo no último período de cada um dos três primeiros jogos e ainda sim sofreu a varrida.

kometa_sparta_Václav Šálek, ČTK
Tragédia para o Sparta, festa para o Kometa (Foto: Václav Šálek/ČTK)

Mountfield HK vs VERVA Litvínov: Dois jogos em Hradec Králové, no primeiro o Litvínov conseguiu o placar de 3-2 em um jogo muito disputado. Já no segundo jogo, o Mountfield conseguiu uma vitória sem sustos, 3-0 garantindo o empate na série. A série foi para Litvínov, no terceiro jogo o Mountfield teve uma vitória sem sustos por 4-1 virando o placar da série. O VERVA tentou de tudo no quarto jogo, mas o Mountfield conseguiu uma vitória apertada por 2-1, fazendo 3-1 na série.

DEL                                   

Red Bull München vs Fischtown Pinguins Bremerhaven: Nenhuma surpresa na série, o time de Munique atropelou os estreantes na DEL e alcançou as semifinais, com direito a 8-2 em Bremerhaven no jogo 4, fechando a varrida em grande estilo. O maior favorito e defensor do título vem embalado e parece estar bem suprido de energético para isso.

Adler Mannheim vs Eisbären Berlin: O time de Berlin conseguiu uma ótima vitória em casa no jogo 4, 6-1, fora o baile, empatando a série novamente. Em Mannheim os dois times tiveram um jogo mais equilibrado, mas a balança pendeu para o lado dos donos da casa e o Mannheim venceu por 2-1, fazendo 3-2 na série. A sexta partida foi na capital da Alemanha, o time da casa começou fazendo 3-0 de forma arrasadora, mas o Mannheim conseguiu empatar e mandar para a prorrogação, era a sobrevivência do Eisbären Berlin ou a vitória do Adler Mannheim, a primeira prorrogação passou, a segunda prorrogação passou, então aos 28 segundos da terceira prorrogação, Marcel Noebels fez o gol da vitória para o time de Berlin. O jogo 7 da série será disputado na terça-feira, 21/03.

Thomas Sabo Ice Tigers vs Augsburger Panther: O mais antigo time da DEL rugiu mais alto dentro de casa e aplicou um sonoro 4-0 sobre o Ice Tigers, empatando a série novamente. No quinto jogo, uma outra goleada do Augsburger, 5-1 em plena Nuremberg e o Panther teria a chance de encerrar a série no jogo 6 em casa. Era questão de sobrevivência e assim o Ice Tigers dominou a partida, com dois gols de Yasin Ehliz e um de David Steckel já sem goleiro, o Ice Tigers venceu o jogo por 3-0 e garantiu a partida 7, também a ser disputada na terça-feira.

Kölner Haie vs Grizzlys Wolfsburg: Tivemos apenas goleadas nos jogos 4, o Grizzlys aplicou 5-1 em Wolfsburg e garantiu o 3-1 na série. Os times voltaram a se enfrentar na sexta-feira, 17/03, em Colônia, com a Lanxes Arena lotada o Kölner fez 2-1, segurou a pressão do time de Wolfsburg, fez 3-1 com o gol vazio nos últimos segundos garantindo a sobrevivência na série. O sexto jogo foi extremamente nervoso, sem gols durante dois períodos, o Grizzlys marca, mas o gol é anulado na revisão, então com 5 jogadores contra 3 o Haie abre o placar com gol de Shawn Lalonde com menos de 5 minutos por jogar, o time de Wolfsburg nada pôde fazer, Gustaf Wesslau fechou o gol nessa partida. Assim tivemos mais um jogo marcado para terça-feira.

haie_dpa
O Kölner Haie sobreviveu e forçou o jogo 7 na série (Foto: DPA)

EBEL

As semifinais da EBEL começaram na terça-feira, 14/03, vejamos como foram os jogos já disputados:

Vienna Capitals vs HC Bolzano: O time italiano começou vencendo o primeiro jogo, o Capitals empatou, o Bolzano voltou a frente, o Capitals empatou novamente e virou, ainda marcou mais um e fez 4-2 na primeira partida. Na Itália, o segundo jogo foi muito equilibrado, o Capitals abriu o placar, o Bolzano virou, o Capitals empatou e assim o jogo foi para a prorrogação, então Taylor Vause marcou nos minutos finais da primeira prorrogação e deu a vitória ao time da capital austríaca. No terceiro jogo, o time de Viena conseguiu novamente a vitória, dessa vez com gol único de Jonathan Ferland, mas o jogo poderia ter sido humilhante no placar, já que tivemos 32 disparos em favor do Capitals e apenas 14 do Bolzano. Com facilidade no terceiro jogo, o Vienna Capitals fez 3-0 na série colocando a vida do Bolzano na temporada por um fio.

Red Bull Salzburg vs EC KAC: O time de Salzburg venceu com certa facilidade o primeiro jogo da série, mesmo com o placar até largo de 4-1, o KAC fez um jogo bom, buscou uma vitória, mas o melhor time acabou vencendo. O segundo jogo teve outra goleada, um fácil 4-0 do time de Salzburg, a série se transformava em um passeio no parque. Com tudo, o KAC decidiu agitar um pouco as coisas, voltou a encarar o time de Salzburg de igual para igual, até nos números do jogo, e conseguiu vencer em Salzburg por 3-2, conseguindo a primeira vitória na série.

NLA           

Duas séries restavam quando começou essa semana, as duas de qualquer maneira se encerrariam ainda nessa semana. Vamos aos detalhes de cada série e jogo ainda válidos pelas quartas de final da NLA:

SC Bern vs EHC Biel: O Biel sobreviveu até o jogo 5 da série e isso foi um grande feito, de certa forma, ele precisaria de outra vitória em Berna para chegar ao jogo 6, mas não foi possível. O SC Bern venceu por 4-1 fechando a série pelo mesmo placar, sem surpresas nessa série, o favorito passou para as semifinais.

ZSC Lions vs HC Lugano: O Lugano precisava vencer em Zurique para poder pensar em vencer a série, no jogo 5 ele entrou no gelo e fez seu trabalho, a vitória apertada por 2-1 deu a chance de fechar a série no jogo 6 em Lugano. No jogo 6 o time da casa fez o esperado, teve mais ação de jogo e conseguiu uma vitória por 2-1, outra vez em um jogo parelho e apertado, fechando a série.

lugano_lions_EQ Images
O time de Lugano conseguiu derrubar um dos favoritos ao título (Foto: EQ Images)

Com duas surpresas, uma um pouco maior (Lugano) e outra não muito grande (Davos), a NLA chega as semifinais com os seguintes confrontos: SC Bern vs HC Lugano e EV Zug vs HC Davos.

SHL                                                      

A fase preliminar, ou oitavas de final, da SHL ocorreu nessa semana que passou, as duas séries melhores de três jogos decidiram os dois últimos classificados as quartas de final:

Färsjetad vs Djugarden: O primeiro jogo da série teve dois períodos equilibrados, mas o Färjestad fez um grande terceiro período e venceu por 4-1. Em Estocolmo os dois times batalharam com todas as forças levando o jogo a prorrogação, com 5 minutos e meio dentro do período extra, o Djugarden marcou o gol da vitória, garantindo a sua própria sobrevivência. O terceiro e decisivo jogo foi parecido com o primeiro, mas o Djugarden vencia após 2 períodos, com tudo, como no primeiro jogo, o Färjestad fez um ótimo período decisivo virou placar, venceu o jogo por 5-3 e a série por 2-1.

farjestad_nwt.se
O Färjestad se superou no último jogo e conseguiu a vaga para as quartas de final (Foto: nwt.se)

Malmö vs Lulea: A série começou com um passeio em Malmö, 6-1 para o time da casa com muita facilidade. A segunda partida foi muito disputada, tudo estava igual até o último minuto quando Robin Alvarez marcou o gol da vitória no jogo para o Malmö, o -4-5 em Lulea garantiu o Mälmo nas quartas de final.

A SHL não parou por aí, já na sexta, 17/03, as quartas de final começaram, vamos aos relatos dos jogos disputados nessa semana:

Växjö vs Malmö: O Malmö entrou no gelo mais atento, fez dois períodos muito bons, mas conseguiu apenas um 1-0 nesse tempo, o Växjö teve dificuldades, mas chegou ao empate e o jogo foi para a prorrogação, mesmo o Växjö tendo momento melhor, o Malmö marcou o gol da vitória e capturou o jogo 1 fora de casa. O Malmö tomou controle do jogo na segunda partida, mas ainda sim o Växjö conseguiu o empate e levar para a prorrogação, tudo igual ao primeiro jogo, tirando o placar e resultado final, Emil Petterson marcou o gol da vitória para os visistantes, Malmö 2-3 Växjö foi o placar final da partida, o que empatou a série.

HV71 vs Färjestad: O HV71 começou a série defendendo seu mando, após dois períodos empatado com o Färjestad, foi capaz de marcar 2 gols no último período e vencer a partida inaugural por 3-1.

Frölunda vs Skelleftea: O primeiro jogo da série foi parelho em números, mas o placar de 3-0 para o Frölunda evidenciou a diferença dos atacantes na hora de finalizar. No segundo jogo, o Frölunda começou vencendo, mas o Skelleftea tomou total controle da partida e venceu por 4-1, empatando a série em 1-1.

Linköping vs Brynäs: Em Linköping, o Brynäs tomou conta do primeiro jogo e conseguiu uma goleada por 6-0 garantindo uma vitória fora de casa, tão importante para quem faz mais jogos fora, logo no primeiro jogo.

Liiga                                                             

 

A primeira fase da pós temporada da Liiga começou na quarta-feira, seguindo o formato mais recorrente de melhor de três jogos, os duelos diretos são relatados a seguir:

Ässät vs Ilves: Em Pori, Ässät e Ilves fizeram um jogo muito desigual nos números, mas igual em placar, o time da casa disparou muito mais vezes e permaneceu muito mais com o puck do que os visitantes, mas ainda sim o jogo foi decidido na prorrogação, o Ässät venceu por 3-2. Em Tampere, o Ilves passeou, venceu por 6-1 e empatou a série. O terceiro jogo da série foi novamente em Pori, outra vez o Ilves conseguiu igualar forças com o Ässät e levar o jogo a prorrogação, mas dessa vez a história foi diferente e com o gol de Aleksi Mustonen, o único da partida, o Ilves venceu o jogo e a série.

Ilves_liiga.fi
O Ilves superou as dificuldades e se classificou para enfrentar seu maior rival (Foto: liiga.fi)

Kärpat vs HIFK: O primeiro jogo da série foi muito parelho, Kärpät e HIFK fizeram uma grande partida que terminou com a vitória do time de Helsinque na prorrogação por 4-3. O Kärpät buscou a sobrevivência no segundo jogo, mas não conseguiu, o HIFK venceu por 4-3 e se classificou para as quartas de final.

Com isso teremos Tappara vs Ilves (derby de Tampere), TPS vs HIFK, KalPa vs Pelicans e JYP vs HPK pelas quartas de final da Liiga.

EIHL

Voltamos as terras de Sir Patrick Stewart, Andy Murray, Liam Neeson e Dan Biggar para aquilo que já era esperado. No sábado, 18/03, o Cardiff Devils foi a Sheffield encarar o Steelers, precisava apenas de uma vitória para garantir o título da EIHL, conseguiu um fácil e tranquilo 6-2 e pela primeira vez venceu a EIHL, foi seu quinto título nacional de maior importância e o primeiro em 20 anos. Alcançando 77 pontos em 49 partidas, o título pôde ser comemorado no gelo em Sheffield após o jogo e ainda no domingo, quando voltou a capital do País de Gales para jogo contra o Fife Flyers.

DEVILS_Dean Woolley
O Cardiff Devils campeão da EIHL 2016-17 (Foto: Dean Woolley)

Parabéns ao Cardiff Devils, o primeiro campeão nacional das ligas superiores da Europa nessa temporada!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s