Do Velho Mundo – HIFK consegue virada épica, Quinze vezes Rouen Dragons e mais

Bom dia, boa tarde, boa noite! Chegamos a 30 edições dessa coluna na temporada, o que significa que muito aconteceu já e temos muito mais para acontecer ainda. Temos campeões, temos jogos épicos, temos de tudo acontecendo na Europa. Para começar, vamos relatar a semana na nossa querida Tchéquia.

ELH

Chegamos as semifinais na elite tcheca, na quinta Mountfield HK e Oceláři Třinec abriram os trabalhos nessa fase. Mesmo em Hradec Králové, casa do Mountfield, o Oceláři conseguiu uma tranquila vitória por 1-4. No dia seguinte as coisas foram um pouco mais parelhas, ou ao menos o Oceláři não conseguiu dominar tanto, porém o time de Třinec venceu novamente, dessa vez por 1-2. A série se mudou para Třinec no jogo 3, o time da casa contou com boa atuação de Milan Doudera, defensor tcheco, dando 3 assistências, o Oceláři fez 5-1 e levou outro jogo com facilidade. A série está Mountfield HK 0-3 Oceláři Třinec.

A série entre Škoda Plzeň e Kometa Brno começou no último sábado, o Kometa conseguiu marcar um gol em cada período e segurar o Škoda ao máximo, o time da casa até conseguiu diminuir para 2-3 no terceiro período, porém não foi o suficiente.  No jogo 2 o Kometa conseguiu fazer seus gols e construir uma boa vantagem, o Škoda teve muitos problemas novamente e conseguiu apenas 1 gol no jogo, 1-4 para o time de Brno. Škoda Plzeň 0-2 Kometa Brno na série.

KHL       

O jogo 7 entre Salavat Yulaev Ufa e Traktor Chelyabinsk foi na cidade de Ufa, os times jogaram em pé de igualdade por dois períodos, no primeiro saíram empatados em 1-1, porém no segundo o Traktor fez 1-2 e a partir daí Pavel Francouz começou seu show. O goleiro do Traktor terminou com 35 defesas, foi peça fundamental para segurar o placar e garantir a vitória por 1-2.

Na quinta SKA Saint Petersburg e CSKA Moskva começaram sua série, valendo o título na conferência oeste e vaga na Gagarin Cup. O CSKA teve mais ações, com tudo o SKA não deixou a desejar também, os times saíram dos 60 minutos empatados em 4-4. O tempo extra durou pouco mais do que 6 minutos, Andrei Kuzmenko fez seu terceiro gol no jogo e deu a vitória para o CSKA por 4-5. Na segunda partida o SKA conseguiu marcar 2 gols, Mikko Koskinen defendeu os 25 disparos que enfrentou e isso deu a vitória por 2-0 para o time de São Petersburgo. Os times foram para Moscou, o primeiro período foi muito equilibrado com vantagem de 1-2 para o SKA no placar, porém no segundo período o time de São Petersburgo colocou boa vantagem e acabou conseguindo vencer por 2-5. SKA Saint Petersburg 2-1 CSKA Moskva na série.

A final da conferência leste começou na sexta-feira, o Traktor foi para Kazan com uma tática óbvia de se defender e contra atacar quando possível. Ia dando certo, porém no terceiro período o ataque do Ak Bars conseguiu marcar duas vezes, virou o jogo e venceu por 2-1. No domingo as táticas não mudaram, o Traktor conseguiu fazer 0-2 no primeiro período, no segundo o Ak Bars marcou 3 e o Traktor marcou mais 1 deixando tudo igual, porém no terceiro período o time da casa fez mais um, o AK Bars venceu por 4-3. Vale destacar que os times cometeram 79 minutos de penalidade somados, a maior parte do Traktor.  A série está Ak Bars Kazan 2-0 Traktor Chelyabinsk.

Liiga

Fechando as quartas de final, o Kärpät passou fácil pelo Ässät por 5-1 no jogo 5 fazendo 4-1 na série. O SaiPa conseguiu vencer o TPS no jogo 5 por 0-2, equilibrou as ações no jogo 6, porém Jasper Lindsten fez o gol da vitória no jogo e na série para o TPS na prorrogação, 1-2 TPS no jogo e 4-2 na série. O Tappara poderia também ter fechado em casa no jogo 5, mas o KalPa conseguiu vencer por 1-3, porém no jogo 6 o time de Tampere finalmente deu o golpe final vencendo por 3-4 e fazendo 4-2 na série.

JYP e HIFK chegaram ao jogo 5 empatados em 2-2 na série, um jogo de 13 gols e m tom épico marcou o quinto jogo. O JYP fazia 6-2 poucos segundos após a metade exata do jogo, porém Patrik Calrsson marcou seu segundo e terceiro gols no jogo, Joonas Rask fez 6-5 ainda no segundo período, Juhani Tryväinen empatou a partida no terceiro período e o jogo foi para a prorrogação. O tempo extra durou 19 minutos e 46 segundos, Patrik Carlsson fez seu quarto gol no jogo, o HIFK virou para 6-7 e conseguiu uma vitória para as eras. Podendo fechar em Helsinque, o HIFK saiu na frente no jogo 6, o JYP empatou no mesmo minuto de jogo, apenas no final do primeiro período o HIFK passou a frente novamente. O terceiro período foi marcado pelo JYP tentando o empate, não deu, o HIFK venceu por 2-1 e fechou a série em 4-2 avançando para as semifinais.

hifk
Virada épica no jogo 5 e vitória no jogo 6 colocaram o HIFK nas semifinais da Liiga (Foto: Jiri Halttunen)

Kärpät vs HIFK, TPS vs Tappara, as semifinais começam apenas na terça-feira, 03/04, quatro disputam a Kanada-malja ainda, apenas dois continuarão na briga.

SHL

Com tudo igual na série após 4 jogos, Frölunda e Malmö se encontraram em Gotemburg para o jogo 5. Os visitantes conseguiram segurar o ataque do Frölunda, nos minutos finais do primeiro período o Malmö fez 0-2. Os visitantes continuaram a defender e no terceiro período conseguiram mais dois gols e o 0-4 no placar, Jonas Gunnarsson fez 34 defesas e conseguiu um shutout. Os times voltaram a se enfrentar na quinta, dessa vez o Malmö conseguiu se manter mais na zona ofensiva e o resultado veio, o Malmö fez 4-2 no jogo e na série avançando para as semifinais.

Färjestad de Karlstad e Skellefteå A.I.K. disputaram o jogo 5 da série na terça, o Skellefteå conseguiu sair a frente, mas o time da casa virou para 2-1 no segundo período, no terceiro período fez 3-1, o A.I.K. conseguiu diminuir para 3-2, mas não foi o suficiente, o Färjestad conseguiu mais um jogo para lutar. No jogo 6 o Skellefteå saiu na frente, mas o Färjestad virou para 1-2, a partir daí o time da casa bateu, bateu, bateu, mas só no terceiro período conseguiu empatar. A partir daí o Skellefteå continuou com o momentum a favor e fez mais 3 gols, Skellefteå 5-2 no jogo 6. O Skellefteå venceu a série por 4 jogos a 2.

A série semifinal entre Växjö Lakers e Malmö começou nessa segunda, o Växjö conseguiu 2-0 nos primeiros 20 minutos, mas o Malmö não deu moleza, os visitantes chegaram ao empate no terceiro período. Com tudo, pouco mais de um minuto depois o Växjö fez 3-2 e venceu o primeiro jogo das semifinais.

NLA

As semifinais da NLA começaram na terça, 27/03. Em Bern, o ZSC Lions conseguiu igualar as forças com o SC Bern e conseguir uma vitória por 2-3 em território inimigo. O jogo 2 foi em Zurique e novamente os times jogaram em pé de igualdade, levaram o 3-3 para a prorrogação e Simon Bodenmann fez o gol vencedor para o Bern, 3-4 no jogo 2. O jogo 3 seguiu o mesmo roteiro de equilíbrio e vitória no detalhe, o ZSC conseguiu arrancar um 2-3 em Bern passando novamente a frente na série. De volta a Zurique, o ZSC conseguiu aproveitar melhor as chances construídas, o Bern teve maior domínio em alguns momentos, mas o Lions fez 3-1 no jogo. A série está SC Bern 1-3 ZSC Lions.

zsc
O ZSC Lions está a uma vitória de chegar a final da NLA (Foto: Melanie Duchene/ Keystone)

A série entre EHC Biel-Bienne e HC Lugano começou com 20 minutos equilibrados, mas o Biel-Bienne teve um segundo período avassalador no placar, nem tanto nos números, segurou o Lugano no terceiro período e venceu por 7-3. A segunda partida teve muito equilíbrio, mas o Biel-Bienne conseguiu marcar duas vezes e o Lugano uma apenas, 1-2 para os visitantes. No terceiro jogo, o Biel-Bienne teve maior domínio, maior pressão, porém dessa vez o segundo período avassalador foi em favor do Lugano, EHC Biel Bienne 3-6 HC Lugano no jogo 3. Em Lugano o time da casa teve facilidades no jogo 4 e passou fácil pelo Biel-Bienne por 5-1 igualando tudo. Biel-Bienne 2-2 Lugano na série.

DEL

As semifinais da DEL começaram na última quinta, o Red Bull München recebeu o Adler Mannheim para o jogo 1 da série. O jogo foi muito parelho, o Adler conseguiu igualar as forças a maior parte do tempo, mas o ataque do Red Bull marcou mais vezes e venceu por 4-2. Dois dias depois, o jogo em Mannheim, os times jogaram a maior parte do tempo em pé de igualdade novamente, mas no terceiro período o Adler conseguiu um bom momento virando o jogo e selando a vitória quando o time do energético tirou o goleiro, 4-2 Adler. Nessa segunda os times voltaram a se enfrentar em Munique, o time da casa abriu o placar no primeiro período, mas o Mannheim empatou e o jogo foi para a prorrogação. A dificuldade de fazer gols continuou para ambos, apenas na segunda prorrogação Mads Christensen deu a vitória para o Red Bull por 2-1. A série está Red Bull München 2-1 Adler Mannheim.

Eisbären e Ice Tigers se encontraram em Berlim para a primeira partida do melhor de sete. O time da casa dominou, pressionou e atropelou, Eisbären 5-1. O jogo 2 foi muito mais equilibrado, Thomas Sabo e Berlin chegaram ao final dos 60 minutos empatados em 2-2, mas no tempo extra John Mitchell fez o gol da vitória para o Ice Tigers, 3-2 no jogo e série igualada. Os times voltaram a Berlin e novamente fizeram um jogo muito disputado, 3-3 no tempo normal e após um bombardeio do Eisbären, Nicholas Petersen fez o gol da vitória, 4-3 Berlin. O Eisbären Berlin vence por 2-1 sobre o Thomas Sabo Ice Tigers.

EBEL

Na Itália o HC Bolzano dominou o jogo 2 da série, o Vienna Capitals conseguiu marcar apenas uma vez e sofreu um atropelo, Bolzano 4-1. O jogo 3 foi na capital austríaca, os times jogaram de igual para igual dessa vez, mas o Capitals ia conseguindo vencer por 2-1, porém no último minuto o Bolzano empatou a partida e levou para a prorrogação. Com quatro minutos e 46 segundos apenas, Angelo Micelli marcou o gol da vitória, Capitals 2-3 Bolzano. De volta a Itália, o Bolzano teve tranquilidade para vencer mais uma vez, 5-2 para o time da casa e a série na mão. Em Viena o jogo 5 começou com o Capitals amassando o Bolzano, porém o time da casa fez apenas 1-0 em um primeiro período de domínio total. Isso acabou pesando no jogo, no segundo período o HC Bolzano empatou e virou a partida, o Vienna Capitals atacou, atacou, atacou, mas Pekka Tuokkola fechou o gol e garantiu a vitória por 1-2 para o Bolzano. Chocante, mas o HC Bolzano venceu a série por 4 jogos a 1 e está na final da EBEL.

Após perder o primeiro jogo, o Black Wings Linz fez seus gols, sofreu um e levou a vitória por 3-1. De volta a Salzburg para o jogo 3, o Red Bull quem controlou a partida dessa vez e conseguiu vencer por 4-2. Em Linz o jogo 4 seguiu o mesmo roteiro, o time da casa controlou, fez seus gols e venceu, Black Wings 5-2 Red Bull. Em Salzburg os times voltaram a fazer um jogo muito equilibrado no placar, não em números, mesmo com o time do energético atacando muito mais as equipes chegaram ao final do tempo regulamentar com 3-3 no placar. Na prorrogação Robert Schremp aproveitou um power play e deu a vitória para o Red Bull por 4-3. A série está Red Bull Salzburg 3-2 EHC Liwest Black Wings Linz.

EIHL

Os playoffs da EIHL começaram na sexta-feira, em um jogo muito disputado o Belfast Giants venceu o Nottingham Panthers por 3-4. No segundo jogo o Nottingham conseguiu devolver o placar e fazer 7-7 no agregado levando para a prorrogação. Dan Spang aproveitou o bom momento e o Panthers venceu e avançou para as semifinais.

Cardiff Devils e Coventry Blaze se encontraram na sexta-feira também, o Devils dominou e venceu por 4-2. Em Coventry, o Cardiff voltou a vencer, dessa vez por 3-4, Devils 8-5 no agregado.

O Sheffield Steelers passou fácil pelo Guildford Flames no jogo 1, 2-5 em Guildford. Em Sheffield o Flames foi para cima tentar reverter, não conseguiu, mas venceu por 4-5. Steelers 9-7 no agregado.

Em Manchester o Storm conseguiu uma vitória boa sobre o Fife Flyers, 4-1 conseguindo uma boa vantagem. Na Escócia, o Flyers devolveu o placar levando a série para a prorrogação, Carlo Finucci marcou o gol da vitória no primeiro ataque do time da casa. Fife Flyers 6-5 Manchester Storm no agregado.

SLM

O Grenoble precisava de qualquer modo vencer o jogo 4 para não ser varrido na final, o time visitante começou bem o jogo e após 2 períodos vencia por 2-4. O Rouen decidiu voltar para o terceiro período e levantar a taça, o time da casa bateu, bateu, bateu, bateu, até que conseguiu empatar a partida e levar para a prorrogação. Na prorrogação o Rouen Dragons continuou a pressionar, quando conseguiu um power play aproveitou, Nicolas Deschamps marcou seu segundo gol na partida.

Gol da vitória, gol do título, o Rouen virou o placar para 5-4 e completou a varrida. Festa da torcida, festa dos jogadores, pela décima quinta vez o Rouen Dragons foi campeão da Ligue Magnus. O Grenoble teve que batalhar tanto nas semifinais que faltou forças, o Rouen tem que agradecer ao Bordeaux por isso. Mas mesmo assim, ser varrido em uma final é uma das piores coisas que pode acontecer, SOBE O MOLEJÃO DJ! Parabéns ao Rouen Dragons!

rouen
Varrida e título, a temporada terminou com chave de ouro para o Rouen Dragons (Foto: Maxime Fourrier)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s