Do Velho Mundo – Christian Ehrhoff se aposenta, Um épico de 142 minutos ja hieman enemmän

Bom dia, boa tarde, boa noite! É a temporada de sobrevivência, eliminação, frustração e êxtase no velho mundo. Sonhos de título sendo interrompidos ou terminados, esperanças renovadas, tudo isso faz parte do esporte e quando se tem playoffs para definir os títulos é mais escancarado ainda.

Nosso tour semanal vai começar na Alemanha onde muito aconteceu durante os sete dias que separaram a publicação dessa edição e da anterior. Vamos para o olho da tempestade na DEL:

DEL

A série entre Adler Mannheim e ERC Ingolstadt continuou logo na última terça, 20/03, o jogo 4 foi disputado em Mannheim e o time da casa conseguiu virar o placar e fazer 5-3 para vencer a partida. A série voltou para Ingolstadt e o ERC precisava muito da vitória para sobreviver até um jogo 6 ao menos, com tudo o Adler abriu 2 gols de vantagem no primeiro período e foi controlando e segurando o jogo. Todo o esforço do ERC terminou por não se pagar, o Adler Mannheim venceu por 3-4 em Ingolstadt e fechou a série em 5 jogos.

Red Bull München e Fischtown Pinguins voltaram a se enfrentar na quarta em Bremerhaven. O Fischtown até saiu na frente, entretanto o Red Bull virou o jogo e venceu por 2-5 ficando a uma vitória de se classificar para as semifinais. A vitória veio em Munique no jogo 5, o time do energético venceu com tranquilidade o Pinguins por 4-1 e voltou a eliminar o caçula da DEL.

Na quarta também aconteceu o jogo 4 da série entre Eisbären Berlin e Grizzlys Wolfsburg. Mesmo em Wolfsburg o Eisbären se impôs e conseguiu fazer 1-3 no jogo levando para casa a chance de fechar a série. Com tudo, o Grizzlys decidiu lutar ao máximo para não deixar o final chegar tão cedo, Wolfsburg e Berlin fizeram um jogo memorável que chegou ao final do terceiro período empatado em 6-6. Não demorou muito, com pouco mais de dois minutos de tempo extra Richards Bukarts disparou de longe e contou com o desvio no tráfego em frente ao gol, o Eisbären Berlin deu o golpe final e conseguiu a passagem para as semifinais.

Na terça-feira em Colônia, Haie e Ice Tigers fizeram um jogo muito equilibrado, mas o time mais forte conseguiu se impor no final das contas e o Thomas Sabo venceu por 2-3. Novamente em Nuremberg, o Ice Tigers conseguiu controlar o Haie novamente e repetir o placar de 3-2 do jogo 4, o Thomas Sabo precisava de uma vitória para avançar. O último jogo da série foi em Colônia, mesmo em casa o Kölner não conseguiu segurar o adversário e o Thomas Sabo Ice Tigers conseguiu fazer 1-5 e fechar a série em 6 jogos.

Red Bull München vs Adler Mannheim e Eisbären Berlin vs Thomas Sabo Ice Tigers são as semifinais da DEL. Quem vai chegar as finais?

No domingo por meio de seu perfil no Instagram, Christian Ehrhoff anunciou sua aposentadoria. Sua carreira profissional começou na temporada 1999-00 pelo Krefeld Pinguine, Ehrhoff permaneceria em Krefeld até em 2002-03 quando ganhou o título da DEL. Os 13 anos seguintes dele foram na América do Norte, Ehrhoff passou por San Jose Sharks, Vancouver Canucks, onde ele disputou a Stanley Cup em 2011, Buffalo Sabres, Pittsburgh Penguins, Los Angeles Kings e Chicago Blackhawks. Em 2016 não conseguiu novo contrato na NHL, por isso voltou para a DEL e escolheu jogar no Kölner Haie. Ehrhoff foi prata no mundial da NHL de 2016, também conseguiu a prata nos jogos olímpicos de 2018 jogando pela seleção alemã. Aos 35 anos de idade ele foi um dos maiores nomes da Alemanha internacionalmente, disputou 789 partidas na principal liga de hóquei no mundo e marcou 340 pontos nela. Sua carreira foi longa e passou muito próxima de ser brilhante, mas sua marca ficou no hóquei alemão principalmente. Boa sorte na aposentadoria!

ehrhoff
Christian Ehrhoff (segundo da esquerda para a direita) fez parte da histórica conquista alemã em PyeongChang (Foto: Harry How/Getty Images)

NLA

As quartas de final continuaram no país dos bancos e dos referendos. O SC Bern fechou a série vencendo o Genève-Servette por 5-2 no quinto jogo e passou sem dificuldades. Já o EV Zug conseguiu levar para a prorrogação o jogo 5, mas o ZSC Lions conseguiu vencer por 2-3 em Zug e fazer 4-1 na série e fez a zebra (vocês acharam que o “Z” de ZSC é o que?) se confirmar. Em outra série encerrada em 5 jogos, o HC Lugano bateu o Fribour-Gottéron por 5-3 no quinto jogo e confirmou sua classificação.

EHC Biel-Bienne e HC Davos se enfrentaram pela quinta vez na pós-temporada na terça-feira, o Biel-Bienne conseguiu segurar o Davos outra vez e fez 4-2 no jogo capturando a quinta partida. Em Davos, o Biel-Bienne deslanchou no segundo período do jogo 6 e conseguiu construir a margem necessária para vencer e levar a série, Davos 2-5 Biel-Bienne no jogo 6.

As semifinais da NLA começam na terça-feira, 27/03, SC Bern e ZSC Lions se enfrentam em uma série enquanto EHC Biel-Bienne e HC Lugano se enfrentam na outra semifinal.

SHL

Voltamos no tempo para a última terça-feira, onde o Brynäs conseguiu segurar o Växjö Lakers e vencer por 4-3 o jogo 2 da série. No jogo 3 a partida ficou no 0 a 0 por 27 minutos e 40 segundos, o Växjö abriu o placar e logo deslanchou, o Lakers venceu por 4-0 com Viktor Fasth fazendo apenas 14 defesas. O Brynäs saiu na frente no jogo 4, mas o Växjö virou e conseguiu vencer por 2-5 tendo a série nas mãos. No jogo 5 o Växjö passou com tranquilidades, o ataque apareceu e fez 3 gols, Viktor Fasth voltou a fechar o gol e o time bateu o Brynäs por 3-0. O Växjö Lakers venceu a série por 4-1.

vajxo
O Växjö Lakers está nas semifinais da SHL (Foto: Jonas Ljungdhal/Bildbyrån)

Após perder o primeiro jogo da série, o Linköping teve que suar para levar a segunda partida, o Djugården tentava fazer 2-0 na série, porém no tempo extra Chad Billins conseguiu o gol da vitória para o Linköping. O terceiro jogo foi muito disputado, mas dessa vez o Djugården conseguiu fazer 4-3 no jogo e 2-1 na série. No quarto jogo a defesa do time de Estocolmo voltou a aparecer, o Djugården conseguiu vencer por 2-4 e poder decidir no quinto jogo em Estocolmo. Uma partida muito disputada, o Djugården mantinha a frente e o Linköping empatava, isso levou o jogo para um empate em 4-4 até os segundos finais quando Marcus Högström marcou o gol vencedor quando faltavam apenas 5 segundos para o final do jogo. Djugården 5-4 Linköping no jogo em um jogaço, o Linköping tentou, mas não conseguiu prolongar a série. O Djugården venceu por 4 jogos a 1.

Após vencer em Karlstad, o Skellefteå conseguiu fazer 5-0 sobre o Färjestad em casa no jogo 2 da série. No terceiro jogo o Skellefteå conseguiu dominar novamente e fez 1-4 em Karlstad, conseguindo o 3-0 na série. O jogo 4 era a consagração do Skellefteå, mas esqueceram de avisar o adversário, o Färjestad conseguiu vencer por 1-3 no gelo do adversário e evitar uma varrida. Färjestad 1-3 Skellefteå na série até aqui.

Em Malmö o Frölunda deu o troco e conseguiu vencer por 4-5 em um jogo que o Malmö teve maior controle das ações. No jogo 3 o Malmö saiu na frente, segurou o placar por 1-0 até o início do terceiro período, o Frölunda continuou dominando o jogo e virou conseguindo a vitória por 2-1. De volta a Mälmo, o time da casa abriu boa vantagem, o Frölunda chegou a diminuir, mas o Malmö venceu o quarto jogo por 3-1. A série está empatada em 2-2.

ELH               

O quarto jogo entre HC Olomuc e Škoda Plzeň aconteceu na última terça, mesmo em Olomuc o Škoda conseguiu fazer 0-2 no jogo e 3-1 na série. No quinto jogo, o Plzeň mais uma vez passou por cima do Olomuc, fez 5-0 e conseguiu garantir vaga nas semifinais.

O Bílí Tygři Liberec conseguiu igualar a série contra o Mountfield HK fazendo 3-0 em casa. No território do Mountfield o time de Liberec abriu 0-2 nos dois primeiros períodos, o Mountfield conseguiu diminuir, mas não foi o suficiente, 1-2 Bílí Tygři no jogo 5 virando a série. Em Liberec o Mountfield devolveu o placar do jogo 5 igualando a série levando tudo para o jogo 7. Já nessa segunda, Mountfield e Bílí Tygři se encontraram em Hradec Králové, o time da casa conseguiu fazer 2-0 e segurar o time de Liberec, no final o Mountfield venceu por 2-1 e conseguiu avançar.

Em Třinec, o Oceláři conseguiu vencer o Dynamo Pardubice num jogo 5 muito disputado, o time da casa fez 3-2 no jogo e na série. No jogo 6 o Dynamo conseguiu um ótimo segundo período e fez boa vantagem saindo com a vitória por 6-3. O jogo 7 da série começou muito nervoso, mas no segundo período o Oceláři abriu a porteira e como diz o ditado, passa boi, passa boiada. Třinec fez 8-1 no jogo 7 garantindo sua vaga nas semifinais da liga tcheca.

KHL

No lado oeste da liga kontinental, o jogo 4 entre Lokomotiv e SKA foi disputado em Yaroslavl. O Lokomotiv abriu o placar cedo, mas o SKA empatou, virou e venceu por 1-4. Dois dias depois, o SKA voltou a vencer, dessa vez em São Petersburgo, por 3-1 em um jogo onde o Lokomotiv se mostrou muito apático. SKA St Petersburg 4-1 Lokomotiv Yaroslavl na série.

Em Helsinque, CSKA e Jokerit fizeram uma partida muito parelha, mas o time de Moscou conseguiu fazer 1-2 e vencer o jogo. Na partida 5 da série o Jokerit conseguiu sair a frente, mas o CSKA empatou a partida. Os times não conseguiam terminar o jogo, ninguém batia o goleiro adversário, o jogo se transformou em um épico que durou 142 minutos e 9 segundos, Mika Niemi deu a vitória ao Jokerit na quarta prorrogação e mais um jogo para lutar. No sexto jogo o Jokerit até tentou, mas a força do CSKA era muito maior e o time de Moscou conseguiu vencer por 3-4 e fechar a série.

SKA e CSKA decidirão a conferência oeste da KHL.

Em Magnitogosk, o Ak Bars conseguiu sobrar novamente contra o Metallurg, o time de Kazan fez 2-5 e levou o jogo 3 da série. O jogo 4 foi muito mais disputado, mas o Metallurg não teve forças para superar o desnível e o Ak Bars fez 2-3 na partida. Em Kazan, o jogo 5 foi vencido pelo Ak Bars por 3-1 fechando a série em 4-1 e avançando para a final da conferência com certa facilidade.

No primeiro jogo em Chelyabinsk nas semifinais de conferência, o Traktor conseguiu fazer 2-0 no segundo período, porém o Salavat Yulaev voltou fazendo uma poderosa blitz e virou vencendo por 2-3. No dia seguinte o Traktor conseguiu se impor e fez 4-1 igualando a série. No jogo 6 Benn Scrivens parou o ataque do Traktor enquanto Anton Burdasov fez o único gol da partida, Salavat Yulaev 1-0 Traktor. Todo dia um 7 a 1 diferente, certo? CLARO QUE SIM! O Traktor amassou o Salavat Yulaev no jogo 6 da série por 7-1 e empatou tudo em 3-3. Os times definem quem vai para a final de conferência no dia 27.

Liiga

Cruzando a fronteira para a Finlândia, as quartas de final da liga de elite finlandesa começaram na terça-feira. O Kärpät começou batendo o Ässät com facilidade por 4-1 no primeiro jogo, mas já no segundo o time de Pori conseguiu dificultar as coisas, em casa o Ässät conseguiu um precioso 3-2 igualando a série até então. Já no jogo 3, o Kärpät fez 3-1 voltando a liderança da série. No jogo 4 o placar do jogo 3 se repetiu, com isso o Kärpät lidera a série por 3-1.

TPS e SaiPa começaram com um jogo muito disputado, os times ficaram em pé de igualdade pelos 60 minutos e apenas na prorrogação o TPS conseguiu vencer por 4-3. O jogo 2 também foi muito disputado,  mas novamente a força do TPS falou mais alto e o time venceu por 5-6 em Lappeenranta. No jogo 3 porém, o TPS conseguiu dominar e pulverizar o SaiPa vencendo por 7-0. De volta a Lappeeranta, o SaiPa conseguiu evitar a varrida vencendo por 3-1 no jogo 4 da série. O TPS lidera por 3-1.

tps
O TPS ensaiou a varrida, mas não conseguiu (Foto: Timo Savela)

Tappara e KalPa começaram com um jogo muito disputado, em Tampere o time da casa conseguiu segurar o 3-2 e levar o primeiro jogo. Em Kuopio, o KalPa conseguiu segurar o Tappara e venceu por 4-3 no jogo 2. O terceiro jogo foi novamente muito disputado, o KalPa vencia por 2-3 até os minutos finais quando o Tappara empatou e levou para a prorrogação, o tempo extra foi rapidamente encerrado quando Sebastian Reppo fez o gol da vitória para o time de Tampere. No jogo 4 o Tappara conseguiu mostrar força fazendo 0-2 nos dois primeiros períodos, a partir daí o KalPa começou a pressionar, tentar igualar as coisas, mas Dominik Hrachovina defendeu todos os 32 disparos, o Tappara fez 0-3 e venceu a partida. Tappara 3-1 KalPa na série.

Em Jyväskylä o HIFK conseguiu bater o JYP por 1-2 com um gol nos minutos finais e vencer o primeiro jogo da série. Em Helsinque o JYP conseguiu devolver o 1-2, precisou da prorrogação, mas conseguiu vencer e igualar a série. No jogo 3 as equipes conseguiram fazer mais gols, virada, revirada e novamente prorrogação, dessa vez Ossi Ikonen fez 4-3 e eu a vitória ao JYP virando a série para o time de Jyväskylä. Em Helsinque novamente, o HIFK dominou a partida e fez 4-1 sobre o JYP no jogo 4 igualando tudo na série. 2-2 é o placar da série.

SLM

A série entre Brûleurs de Loups de Grenoble e Boxeurs de Bordeaux culminou em um jogo 7. Após sair a frente no primeiro período, o Bordeaux se viu com um 4-2 contrário ao término do segundo período. O Grenoble não deu chances e venceu por 7-3 indo para as finais da liga francesa.

As finais começaram na sexta-feira, Brûleurs de Loups e Rouen Dragons se encontraram em Grenoble. O Rouen fez um segundo período avassalador abrindo 4-1 de vantagem, o Grenoble diminuiu, sonhou com o empate, mas não conseguiu. 3-4 Rouen Dragons no primeiro jogo das finais.

Novamente em Grenoble, o Rouen marcou 1 gol em cada período e levou o segundo jogo também, dessa vez por 3-0. No terceiro jogo finalmente o Grenoble conseguiu mostrar sua força e seu jogo, mas ainda sim o Rouen continuou a ser um grande incomodo. O jogo foi parelho e muito disputado, os times chegaram ao final dos 60 minutos empatados em 3-3, no tempo extra Marc-Andre Thinel marcou o gol da virada e vitória para o Rouen Dragons. Rouen vence a série por 3-0, o Grenoble está a beira de ser varrido na final do campeonato.

EBEL

Todas as séries das quartas de final foram encerradas no sexto jogo. Em Innsbruck o Vienna Capitals fez 3-5 sobre o TWK, já em Bolzano o time da casa fez 2-0, o goleiro Pekka Tuokkola fechou a porta e o HC Bolzano eliminou o EC KAC. Em Dornbirn o Red Bull Salzburg venceu o Bulldogs com facilidade por 2-6. Já em Zagreb, o Medveščak chegou a fazer 3-2 no segundo período, com tudo o Black Wings Linz virou e venceu por 4-5.

As semifinais da EBEL começaram no domingo, o Red Bull Salzburg virou para cima do Black Wings Linz e venceu por 3-2. Já o Vienna Capitals fez 4-0 no HC Bolzano e levou o primeiro jogo com facilidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s