Do Velho Mundo – Guerra Pelos Playoffs, Jogo Pela Ponta, Parando a Queda e outros assuntos

Bom dia, boa tarde, boa noite! Após uma pequena pausa no ano novo, estamos de volta! Essa é a décima nona edição dessa coluna nessa temporada e a quadragésima sexta edição no geral, chegamos longe e queremos ir além.

Falando em chegar, chegamos a janeiro e algumas ligas estão com seus calendários adiantados porque em breve elas vão parar para a disputa das Olimpíadas. As disputas vão ficando acirradas, os jogos começam a ganhar outra importância, o clima de decisão vai se fazendo cada vez mais presente. Assim estão algumas das ligas europeias nesse dia 8/01:

DEL

Na Alemanha o grande destaque no momento é a disputa entre o sétimo e décimo segundo lugar para ver quem vai a pós-temporada e quem vai ficar chupando dedo ao final da temporada. Kölner Haie tem 57 pontos e está em sétimo, ERC Ingolstadt, Düsseldorfer EG e Pinguins Bremerhaven vem em sequência e nessa ordem com 55 pontos cada, Augsburger Panther é o décimo primeiro com 51 pontos e também com 51 pontos somados está o Adler Mannheim em décimo segundo. Com 12 ou 1 jogos pela frente, como é o caso do Bremerhaven, esse recorte virou uma verdadeira guerra por vaga nos playoffs da DEL, dois times pelo menos vão ficar de fora e os outro quatro devem seguir a temporada. Quem serão os dois e os quatro? Não sabemos ainda, mas teremos uma disputa até o final pelo cenário que se desenha.

del_tabela
Um recorte da guerra pelos playoffs na DEL. Após o nome dos times temos respectivamente o número de partidas disputadas e os pontos de cada um

EBEL

Quem saiu do fundo do poço nesse ano de 2018 foi o HC Bolzano, o time italiano conseguiu resultados contra seus rivais diretos e hoje está no décimo lugar. Não é o que o Bolzano é capaz, mas é o que ele conseguiu e tem que se dar o crédito. Se o Bolzano não voltar a vacilar é provável que consiga escalar mais algumas posições e terminar melhor posicionado para a segunda fase da EBEL.

Hora da tradicional pergunta: E o Vienna Capitals? O VIENNA CAPITALS ESTÁ CLASSIFICADO PARA OS PLAYOFFS! E isso aconteceu há uma semana, nessa semana já tivemos outro time classificado que foi o Black Wings Linz, mas ainda sim, o Vienna Capitals esteve em outro nível nessa temporada regular. O desafio é manter a pegada até o final, porque só assim o time conseguirá o título da EBEL novamente.

ELH

No lado tcheco da força o ano começou um pouco diferente para alguns times, em específico dois deles: Dynamo Pardubice e Piráti Chomutov. Ambos terminaram 2017 em baixa, mas logos nos primeiros jogos de 2018 ficaram em alta vencendo as partidas e ganhando duas posições cada nesse período. Hoje o Dynamo tem 51 pontos e o Piráti tem 50 e eles ocupam nono e décimo lugares respectivamente, o que traria uma vaga na pós-temporada para ambos. Seria a virada na maré que eles precisavam para seguir na temporada e brigar por algo? Sim, é exatamente o que precisavam, resta ver se conseguirão agarrar a oportunidade ou não.

KHL

Essa segunda vitórias importantes para Spartak, de Moscou, e Servestal, de Cherepovets, em sua briga para irem a pós-temporada, o Serverstal bateu o Ak Bars por 5-2 enquanto o Spartak superou o Neftekhimik por 3-2. Esses resultados fizeram com que ambos subissem de posição, o Spartak chegou ao sétimo lugar da conferência e o Servestal o oitavo, ambos ultrapassaram o Dynamo Moskva e para os dois times vencedores é uma boa oportunidade, já que ambos tem 2 jogos a mais para disputar que o Dynamo. De qualquer forma e disputa pelas duas últimas vagas continua e vai continuar enquanto não houver um decreto matemático de quem está classificado e quem está eliminado.

No leste o Avtomobilist Yekaterinburg engatou a quinta marcha (com trocadilho sim) e chegou aos 87 pontos, hoje ocupa a terceira posição da conferência mesmo tendo a segunda melhor campanha, já que os dois primeiros colocados tem que ser os dois líderes de divisão pela regra. O time de Yekaterinburg tem 87 pontos, um ponto a menos que o Ak Bars, líder da divisão Kharlamov e da conferência leste e com um jogo a menos que o Ak Bars, essa é uma oportunidade preciosa que o Avtomobilist terá para alcançar a ponta e segurar.

Liiga        

A situação apertou para o Kärpart quando chegamos ao sábado, TPS e Kärpat estavam dividindo a liderança com 78 pontos e iriam jogar naquele dia. Um jogo direto pela primeira posição, coisa que há pouco tempo nem pensaríamos que iria ter porque o Kärpät estava com muita folga. Os dois primeiros períodos se resumiram ao TPS passando a frente e o Kärpät empatando, mas no terceiro período Jussi Rynnäs fechou o gol, o ataque apareceu novamente e o Kärpät conseguiu virar o jogo e confirmar a vitória no último minuto com o gol em situação de empyt net. A vitória fez o Kärpät chegar aos 81 pontos enquanto o TPS ficou nos 78, porém a distância é quase a mínima e o TPS já chegou uma vez quando era mais difícil e agora é bem menos complicado, quem sabe o que vem pela frente?

Kärpät - TPS, Oulu 6.1.2018. Saku Mäenalanen tekee tässä 4-3
O Kärpät segue na ponta após vitória importante sobre o TPS (Foto: Ville Honkonen)

Enquanto isso Tomi Kallio continua sendo o maior pontuador da liga. O atacante do TPS tem média de 1 ponto por jogo, marcou 12 gols e deu 28 assistências em 40 partidas disputadas. Kallio aos 40 anos de idade continua a ser um dos principais jogadores da Liiga e é o principal sem dúvidas para o TPS, mesmo em uma idade em que o normal seria abaixar as produções ele continua a ter peso inestimável para seu time.

SHL

Na Suécia o Växjö Lakers parece disputar um campeonato e os outros treze times da SHL disputam outro. O Lakers tem 71 pontos enquanto o segundo e terceiro tem 58 cada, essa vantagem é digna pela performance que o time vem tendo há algum tempo, é fruto da campanha incrível que faz.

O Frölunda embalou e chegou a soma de 58 pontos estando em terceiro empatado com o Djugården, que é o segundo colocado. O desempenho do time melhorou nessas últimas semanas e a escalada aconteceu, o Frölunda está muito mais perto do que se esperava em desempenho do que jamais jogou essa temporada até então, sendo essa a forma esperada podemos ver esse time chegar longe outra vez na SHL.

NLA

Na Suíça o SC Bern continua indo de vento em popa rumo aos playoffs, a soma atual de pontos do time é de 82 em 37 partidas. Logo mais veremos o Bern com a vaga assegurada na pós-temporada da NLA, é apenas questão de tempo para matematicamente isso acontecer, hoje o Bern tem 33 pontos de vantagem para o primeiro time fora da zona de classificação para a pós-temporada.

Enquanto isso o Fribourg-Gottéron faz frente aos times da zona da confusão (LUXEMBURGO, Vanderlei) e hoje vai dando passos importantes para uma possível classificação a pós-temporada. Após uma maré ruim o time de Fribourg se recuperou vencendo os dois últimos jogos e marcou uma distância de 5 pontos para o Lausanne HC, nono colocado. A freada durante a queda brusca foi muito importante para não se afundar e ao mesmo tempo colocou uma boa distância para os rivais assim tendo uma vantagem na disputa. O que vier pela frente o Fribourg-Gottéron tem condições de encarar, já mostrou isso nessa mesma temporada e precisa para seu próprio bem ser esse time.

fribourg_ph
O Fribourg-Gottéron parou o momento ruim e segurou uma vantagem importante (Foto: ph)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s