Do Velho Mundo – Shootout Decisivo, Sobre Raposas, Piratas e Bulldogs, Leggio Rule og mer

Bom dia, boa tarde, boa noite! Chegamos a mais uma semana completa cheia de hóquei, com isso vamos relatar o que aconteceu nos gelos europeus nessa última semana, ao menos em parte. Para começar, voltamos a terça-feira, 12/12, para falar dos jogos de volta e quem classificou ou não na Champions Hockey League. Vamos lá!

CHL

O segundo round entre Kometa Brno e JYP foi disputado em Brno, os times entraram com 3-3 no placar herdado do jogo de Jyväskylä. Após o tiroteio que foi no jogo de ida, o JYP tomou as ações e em menos de 15 minutos fez 3-0, o Kometa respondeu, mas no final das contas a vitória foi do JYP por 3-5, conseguindo o 6-8 no agregado e avançando na competição.

O jogo da volta entre Brynäs e Ocelári Třinec teve domínio total dos visitantes. Após fazer 3-1 em seus domínios, o Ocelári marcou 5 gols, sofreu 3 e avançou com o placar somado de 4-8 foi muito mérito do Ocelári, que definitivamente foi a equipe mais dominante nessa fase.

ocelari_Simon Hastegård - BILDBYRÅN
O Ocelári Třinec passou pelo Brynäs vencendo os dois jogos (Foto: Simon Hastegård – BILDBYRÅN)

Já em Växjö, o Lakers entrou decidido a virar o 3-2 que sofreu do SC Bern na ida. Com um domínio amplo na posse do disco, o Växjö alcançou o primeiro gol logo no início, no segundo período a mesma coisa. Já no terceiro período marcou duas vezes, o Bern respondeu uma, mas não foi o suficiente. A vitória por 4-2 em Växjö foi o resultado que o Lakers precisava, o placar somado de 6-5 coloca o Växjö nas semifinais.

E a série mais disputada ficou para o final, até cronologicamente porque foi o jogo que começou por último. Em Zurique o ZSC Lions recebeu o Bílí Tygři Liberec com a vantagem de 1-0 no placar, uma vantagem mínima que não garantia tudo. O ZSC teve mais controle de jogo, porém o Bílí Tygři não deu espaço, com um jogo físico e muitos disparos de bloqueio o visitante se segurou, mas o jogo não se resumiu a isso, o Liberec também atacou. Foi logo no princípio do terceiro período que Lukáš Krenželok marcou 0-1 no placar, igualando tudo, a igualdade permaneceu pelo resto do período, pela prorrogação, levou a partida para o infame shootout. A disputa foi intensa, mas no final Martin Barkoš marcou o gol para o Bílí Tygři e Jarolav Janus segurou a barra, o time tcheco saiu com a vitória no agregado por 1-2 se classificando e derrubando um forte adversário.

As semifinais serão disputadas nos dias 9 e 16 de janeiro, Växjö Lakers e Bílí Tygři se chocam em uma delas, Oceláři Třinec e JYP na outra. Dois avançam para a final, dois ficam pelo caminho. Em menos de um mês saberemos quem serão aqueles que o sonho permanecerá vivo e os dois quem terão o sonho do título continental terminado nessa temporada.

Get Ligaen                 

Pousamos na Noruega para falar de sua liga local, mais especificamente do Storhamar. O atual líder da temporada regular da Get Ligaen venceu 23 jogos nos 60 minutos, perdeu 2 no tempo extra e ainda perdeu 3 no tempo regular, o Storhamar marcou 71 pontos. O ataque fez 123 gols, o time sofreu 51 gols apenas, menos de 2 por jogo em média. São números assombrosos que fazem o Storhamar ter 11 pontos de vantagem para o vice-líder, Sparta Sarpsborg, por enquanto é difícil que o Storhamar perca a posição de líder na Noruega. Mas sempre vale a pena lembrar: quando a pós-temporada começa, outro campeonato começa.

Metal Ligaen                  

Cruzando o mar do norte chegamos a Dinamarca, a liga local é liderada pelo Herning IK, também conhecido como Herning Blue Fox (será que a Disney comprou?), o time marcou 59 pontos em 29 jogos. O vice-líder é o Odense Bulldogs, que tem 56 pontos em 29 jogos também, o terceiro é o Aalborg Pirates com 52 pontos, também tendo disputado 29 partidas. O Herning tem o melhor ataque com 118 gols marcados, tanto Herning quanto Odense e Aalborg tem boas defesas, o Odense tem a segunda, Aalborg a terceira e Herning a quarta. O interessante é que os três venceram 16 vezes no tempo regulamentar, a diferença na pontuação é que o Blue Fox venceu 4 e perdeu 3 no tempo extra e perdeu 6 jogos nos 60 minutos, já o Bulldogs venceu 2 vezes e perdeu 4 na prorrogação e perdeu 7 vezes no tempo normal, o Pirates tem dez derrotas nos 60 minutos e apenas 1 vitória no tempo extra, além de quatro derrotas também no tempo extra. A diferença é do Herning para o Odense é que o líder se dá melhor quando o jogo vai para o tempo extra, a diferença entre os dois e o Aalborg é que o Pirates não consegue levar tantos jogos para o tempo extra e somar mais pontos. De qualquer forma, são esses três quem mandam na Metal Ligaen por enquanto.

herning_fyens.dk
O Herning IK lidera a liga dinamarquesa (Foto/Via: fyens.dk)

DEL                      

As coisas na Alemanha fora do gelo esquentaram nos últimos dias, tudo por conta de David Leggio. O goleiro que hoje defende, muito bem por sinal, o Red Bull München já provocou essa mesma polêmica na Liiga e AHL, por que? Leggio costuma não enfrentar break aways quando se encontra em clara desvantagem, o goleiro se aproveita da regra e tira o gol do lugar, a regra dá o penalty shot para o time adversário nesse caso, uma situação que os bons goleiros como Leggio levam vantagem. Leggio é inteligente, ele se aproveita da regra para sair de uma situação de clara desvantagem para uma que ele pode levar vantagem, é nada mais que esperteza. Mas, pela terceira vez, uma liga muda sua regra por conta de Leggio, agora na DEL caso o goleiro tire o gol do lugar propositalmente durante um break away, o adversário receberá o gol automaticamente. Leggio não precisa disso, era uma vantagem certamente, mas agora ele vai precisar enfrentar situações de desvantagem, ou mudar de liga e continuar com sua estratégia. David Leggio conseguiu um hat-trick que nenhum outro jogador na História do hóquei conseguiu, parabéns!

leggio_via yahoo
David Leggio ataca novamente, mas a DEL contra ataca (Via: Yahoo)

E falando no Time do Energético, o München está na ponta da DEL com 67 pontos, o mesmo que o Eisbären Berlin e Thomas Sabo Ice Tigers, mas leva vantagem no saldo de gols. Tanto Red Bull quanto Thomas Sabo disputaram 32 jogos, enquanto Berlin disputou 33. A disputa entre os três pela ponta continua intensa e continua jogo a jogo.

EBEL

Enquanto o Vienna Capitals continua na frente tranquilão, ninguém está a salvo. Poucos pontos separam os times um do outro, o EC KAC tem 2 de vantagem para o Black Wings Linz, que tem 4 para o Red Bull Salzburg, que tem 5 para o Dornbirn, que tem 3 para o TWK Innsbruck e Grazz 99ers… Em fim, são pontuações em que um ou dois jogos os times podem mudar de posição. Enquanto a temporada vai caminhando as coisas vão continuando indefinidas para o campeonato, menos que a primeira fase terminará com o Vienna Capitals a frente, isso já é a lei.

E o que falar do Dornbier EC? Na temporada o time terminou a primeira fase em décimo lugar com 53 pontos em 44 jogos, nessa temporada o Dornbier já somou 43 pontos em 29 pontos, na temporada passada o time somou 15 vitórias no tempo normal, nessa já tem 11. É uma grande evolução, por enquanto o Dornbier ocupa o quinto lugar e briga por uma vaga direta a pós-temporada, não sabemos se o time continuará assim, mas ao menos por enquanto vai fazendo seu dever.

ELH                                         

Se o Bílí Tygři Liberec está entre os 4 melhores da CHL na temporada, em seu campeonato doméstico está entre os 4 piores. Foram 37 pontos marcados em 29 jogos, 70 gols anotados e 92 sofridos, estaria o Liberec sofrendo do mesmo que o Fribourg-Gottéron sofreu na temporada passada? O time suíço chegou as semifinais no torneio continental, mas foi um dos piores na NLA e agora o Bílí Tygři faz o mesmo na ELH. São duas equipes, duas ligas e duas temporadas completamente diferentes, mas as semelhanças estão aí. Não necessariamente o Liberec terminará entre os piores da ELH nessa temporada, tem tempo para se recuperar, mas tem muito o que provar para talvez ir aos playoffs na liga tcheca quando a primavera chegar.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s