Do Velho Mundo – De Volta aos Trilhos, Loucuras na Alemanha, Cai o Invicto e mais

Bom dia, boa tarde, boa noite! Bem vindos a nona edição desta coluna nessa temporada de hóquei, como é costume iremos fazer nosso passeio pela Europa falando sobre o melhor esporte do planeta.

A metade de outubro está para trás, vamos caminhando para novembro e cada vez mais perto do inverno, onde o maior e mais importante torneio de seleções acontecerá. Antes disso, as equipes estão batalhando em suas ligas nacionais, ou continentais, para construir uma boa campanha nessa primeira metade de temporada. E com isso, vamos saltar na terra em que inventaram o coquetel molotov, o SMS e, aparentemente, os primeiros patins de gelo da história:

Liiga

Em terras finlandesas o atual bicampeão começou a se recuperar na temporada. O Tappara vem de três vitórias seguidas, incluindo uma goleada sobre o grande rival por 8-1 na sexta-feira, depois de uns jogos abaixo do que poderia fazer e chegar a ocupar o 12º lugar, o Tappara ganhou 6 posições e agora tem 30 pontos em 17 jogos, ocupando assim o 6º lugar empatado com o JYP, que está em 5º. Talvez o Tappara não seja mais a maior potência local, com tudo seu objetivo é claro e ao se colocar nos trilhos novamente, o Tappara pode continuar com o objetivo de vencer a Liiga mais uma vez.

tappara_Mikko Pylkkö
O Tappara se recoloca nos trilhos em sua liga local (Foto: Mikko Pylkkö)

SHL

Na SHL o Växjö Lakers venceu apenas uma única vez nesse mês e perdeu os outros 4 jogos que disputou. No momento o Växjö está a 5 pontos do líder, Färjestad, e tem o Örbro em sua cola, o momento não é dos piores na verdade, mas o Växjö precisa melhorar seu momento para não começar a despencar na tabela. A posição momentânea não é ruim, mas se continuar como está, pode ser que em alguns jogos a posição se torne ruim.

Falando sobre despencar na tabela, e o Frölunda, hein? Depois de começar muito bem a temporada o time emendou derrotas, agora está nessa de vence um, perde um, vence dois, perde dois, mantendo essa proporcionalidade, não é ruim, mas o Frölunda poderia estar em uma posição melhor. O Frölunda está apenas a 3 pontos do Växjö, uma derrota pode significar uma distância maior, uma vitória pode significar um salto, mas para esse último caso acontecer, apenas uma vitória em si não vai mudar tudo, o Frölunda precisa criar um momentum.

DEL

A loucura e imprevisibilidade estão à solta na DEL, favoritos perdendo, zebras acontecendo, todo mundo brigando para ganhar posições, goleadas, viradas incríveis, jogos apertados. Nada parece certo quando se entra no gelo para jogar um jogo na DEL essa temporada, você pensa “O Ingolstadt está muito bem, vem de uma goleada em Colônia, vai vencer esse jogo hoje” e no final das contas o time sofre um 2-5 contra o Krefeld Pinguine, ou “O ataque do Thomas Sabo Ice Tigers é eficiente, os goleiros são muito bons, ele tem tudo para vencer” e temos Düsseldorfer EG 2-0 e foi pouco pelo jogo. A DEL está começando a se tornar imprevisível nessa primeira metade de temporada, o que é ótimo pelo fator competição. Times sobem e descem de posição, ganham e perdem, o fator equilíbrio está com toda força.

A semana não favoreceu ninguém, todo mundo ganhou um jogo e perdeu outro, o Red Bull München e Thomas Sabo Ice Tigers estão com 32 pontos no topo, o Eisbären Berlin tem 30 em terceiro lugar. ERC Ingolstadt está em quarto com 26, Kölner Haie tem 25 e está em quinto, Adler Mannheim em sexto com 22 pontos, Schwenninger Wild Wings é o sétimo com 21 e Augusburger Panther oitavo com os mesmos 21 pontos. Grizzlys Woflsburg é o nono com 20 pontos, Düsseldorfer EG tem 19 e está em décimo, Krefeld Pinguine é o décimo primeiro com 18, Fischtown Penguins tem também 18, Iserlohn Roosters é o décimo terceiro com 17 e o Straubing Tigers fecha a tabela com 14 pontos. Essa é a situação na DEL, qualquer boa sequência pode fazer a diferença, assim como uma má sequência, mas cada uma te levará em uma direção.

del_GEPA Pictures
A DEL continua muito disputada (Foto: GEPA Pictures)

NLA

E o SC Bern começou a construir uma vantagem, o ritmo de vitória atrás de vitória continua a ser o imposto pelo Bern, um ritmo que o Lugano, segundo lugar, não conseguiu acompanhar. O Bern continua com um jogo a menos que os mais próximos a ele, chegando a 34 pontos e sem a perder há mais de 10 jogos, o Bern vai se tornando uma força suprema na NLA. Enquanto o Bern continuar vencendo jogos atrás de jogos, ficará impossível alguém alcançar ele e a questão é, quem pode parar o SC Bern nesse momento?

Se o SC Bern está construindo uma vantagem, é porque os demais estão perdendo pontos, certo? Sim, exatamente, e muitos deles tiveram maus momentos nos últimos jogos, o HC Lugano perdeu os dois últimos, o EV Zug os três últimos, os demais tem alternado vitórias e derrotas, assim auxiliando de certa forma o Bern. O campeonato continua equilibrado, se olharmos por esse lado, tirando o melhor e o pior time, estão todos realmente muito próximos uns aos outros e as disputas vão ficando mais acirradas.

ELH         

Contar-lhes-ei (TOMA ESSA MESÓCLISE GRATUITA) o conto do VERVA Litvínov, o time que começou jogando muito bem, mas nos últimos 10 jogos somou APENAS 6 pontos. Foram 4 derrotas na prorrogação ou shootout até que finalmente nesse domingo conseguiu uma vitória, a primeira nesse mês, num shootout contra o Mountfield HK nesse domingo. O time de Litvínov disputou 16 partidas, somou 14 pontos e está amargando a última posição, atrás de um fraco Dynamo Pardubice e um frágil Dukla Jihlava, sendo sincero. A temporada começou a se tornar um inferno, o conto do VERVA Litvínov parece uma história de terror, a trajetória no mês de outubro começa a lembrar o ápice do conto “A Sombra Vinda do Tempo” de H.P. Lovecraft, onde o protagonista passa por um momento de imersão absoluta num estado entre o terror e a busca pela saída daquilo, esse é o momento do Litvínov, ou ele se afunda no mais terrível e desesperador abismo, ou ele acha uma saída disso tudo.

Na outra ponta temos quatro equipes se destacando das demais no momento: Kometa Brno e Ocelári Trinec com 33 pontos e Skoda Plzen e Mountfield HK com 31. Os quatro times contam uma história de disputa e rivalidade em um momento de busca para ser o melhor, nada que possa ser comparado a qualquer conto que H.P. Lovecraft escreveu, está para mais um conto de fadas, só que nessa situação o final feliz só pode ser para um deles, ou até nenhum, o fim da história acabará invariavelmente sendo de frustração para três ou até os quatro que se destacam nesse momento.

EBEL

Na principal liga da Áustria (+ países amigos) o crime foi cometido! A sequência perfeita e a invencibilidade do Vienna Capitals acabaram no domingo, o time da capital foi até Villach para disputar a 13ª partida na liga nacional e encontrou um VSV disposto a atrapalhar sua vida. O time da casa abriu o placar, o Capitals virou, o VSV revirou, o Capitals empatou. A campanha perfeita estava perdida, mas a sequência de vitórias poderia continuar, a prorrogação foi muito física e dura para ambos, levando a disputa para o shootout. No shootout o VSV contou com uma ótima atuação de seu goleiro, David Kickert, além do gol vencedor de Andrew Sarauer, colocando um ponto final na sequência do Vienna Capitals. Para o VSV foi uma grande vitória em uma batalha que o time não cedeu, para o Vienna Capitals foi uma derrota, mas uma derrota vendida em um preço alto. A temporada continua para os dois, mas o VSV pode se gabar por enquanto que ele e somente ele derrotou o Vienna Capitals.

01.10.2017 UPC Vienna Capitals vs. EC Villacher SV
EC VSV parou o Viena Capitals no shootout e colocou fim a sequência incrível (Foto/Copyright: Sportreport)

As coisas não mudaram muito na EBEL, as posições continuam próximas, ninguém fora o Vienna Capitals consegue se destacar muito. Esse parece ser um efeito continental que torna tudo mais interessante nas ligas nacionais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s