7 x 7.

A última chance de mudar a história ou ser condenado por ela. Jogos 7 criam e destroem heróis, vilões são paridos, controvérsias são relembradas. Em um jogo 7, se abre uma fenda na relação tempo/espaço. Tudo que acontece dentro de um jogo 7, acontece num mundo alternativo. Coisas alternativas num mundo real.

Antes de Ducks, Oilers, Capitals e Penguins se degladiarem no ponto alto do esporte, 73 jogos 7 aconteceram nos últimos 16 anos. Incluindo cinco jogos finais pela Stanley Cup e 12 dessas pelejas decisivas acabaram depois dos 60 minutos. Para Capitals e Ducks, mandantes das prélias decisivas de hoje, uma pequena vantagem: Os mandantes venceram 39 dos 73 jogos 7 que aconteceram entre 2000 e 2016. Para os visitantes Oilers e Penguins, sobra a esperança: Os visitantes venceram 10 dos últimos 17 jogos 7. O Ducks nunca ganhou um jogo 7 no Honda Center e o Capitals perdeu 6 dos 9 jogos decisivos que disputou entre 2008 e 2015.

newyorkrangersvwashingtoncapitalsgamejddryfp3yl8l
Sergei Fedorov e Alex Ovechkin festejaram a vitória sobre o Rangers de Henrik Lundqvist no jogo 7 de 2009. Teremos outro final feliz por Capitals? (créditos: Zimbio)

Nesse singelo post, falaremos de sete jogos 7 que aconteceram nos últimos 16 anos e marcaram alguma coisa na liga.

Sete.

Sete vezes sete.

Sete é o número da perfeição.

O número de Deus.

Onde o céu do hóquei acontece.
1. 26/05/2000, Finais da conferência leste, New Jersey Devils 2-1 Philadelphia Flyers.

Uma atuação fantástica de Patrik Elias com dois gols garantiu o Devils na Stanley Cup Final de 2000, virando a série contra o Flyers de 1-3 para 4-3. Esse jogo ficou marcado pelo hit assombroso de Scott Stevens em Eric Lindros no segundo período, o hit que tirou Lindros do jogo numa maca, também marcou o último jogo do camisa #88 com a jersey do Flyers. Enquanto “Big Eric”, Bobby Clarke e o Flyers entrariam em uma briga que duraria mais de dois anos, Elias e companhia ganhariam a Stanley Cup sobre o Dallas Stars em seis jogos.

2. 09/06/2001, Stanley Cup Final, New Jersey Devils 1-3 Colorado Avalanche

Esse confronto histórico marcou a última página de uma carreira gloriosa e que acabou da forma que devia. Raymond Bourque, discutivelmente o melhor defensor da história do jogo, passou longos 21 anos em busca da Stanley Cup, última peça que faltava em sua premiadíssima estante. A terra prometida não veio sem drama. Após perder o jogo 5 em casa para o Devils por 4-1, o Avalanche precisava de uma vitória na casa do capeta (literalmente) para manter vivo o sonho de Bourque, vitória essa que veio graças a uma atuação soberba de Patrick Roy. A peleja decisiva foi decidida pelo seu herói desconhecido que sempre aparece no jogo 7: Alex Tanguay. O camisa 40 marcou dois dos três gols feitos pelo Avs naquela noite (o outro veio de Joe Sakic) e garantiu o final dos sonhos para a carreira do camisa 77.

3. 31/05/2002, Final da conferência oeste, Colorado Avalanche 0-7 Detroit Red Wings

Antes mesmo da expressão “virou passeio” fazer sucesso na boca de quase todo brasileiro e brasileira, os passeios já corriam soltos. De fato, nos últimos 16 anos, 22 dos 73 confrontos 7 acabaram com diferença superior igual ou superior a 3 gols para o vencedor. Em tal ocasião, o estrelado Red Wings carregado com quase 10 futuros Hall’s da fama enfrentava o atual campeão Avalanche. Assim como seu rival um ano antes, o Red Wings também precisou de uma vitória em território inimigo para trazer a série de volta pra casa, fato que conseguiu vencendo o jogo seis por 2-0, contando com a gloriosa ajuda de Patrick Roy. Em casa, as asas vermelhas tiveram um começo perfeito marcando seis gols em menos da metade da partida, mandando Roy para o banco e se garantindo em sua terceira SC Final no espaço de 5 anos. Depois do passeio, o Red Wings bateu o Hurricanes em cinco jogos e levou a 10* Stanley Cup de sua história.

4. 12/06/2009, Stanley Cup Final, Pittsburgh Penguins 2-1 Detroit Red Wings

Que tal ganhar a primeira Stanley Cup de sua carreira e a terceira da sua franquia na casa do atual campeão? Essa honraria foi de Sidney Crosby e companhia que bateram o Red Wings e levaram a copa para Pittsburgh pela primeira vez em 17 anos. A conquista da prometida veio através do stick de Maxime Talbot (outro salvador incompreendido e inesperado) que marcou dois gols na partida. P.s: Crosby não jogou boa parte do encontro devido a uma lesão no joelho.

5. 14/05/2010, 2* round da conferência leste, Philadelphia Flyers 4-3 Boston Bruins

Uma série que tomou um caminho antes de tomar outro. Boston abriu uma vantagem de 3-0 na série depois de bater Philly nos jogos 1-2 em casa (5-4 no OT do jogo 1 e 3-2 no jogo 2) e golear os laranjinhas por 4-1 no jogo 3. Contando com a volta de Simon Gagne para o encontro 4, o Flyers começou a virada vencendo a partida por 5-4 no overtime, o gol da vitória vindo de Gagne. O jogo 5 marcou outra grande noite do camisa #12 com dois gols e um shutout dividido entre Brian Boucher e Michael Leighton. De volta a cidade do amor fraterno para a disputa #6, foi a vez de Daniel Briere brilhar e garantir o jogo 7. Na casa dos ursos, Milan Lucic marcou duas vezes e o Bruins abriu 3-0 ainda no 1* período. James van Riemsdyk diminuiu ainda no período inicial, Scott Hartnell e Briere emparataram a partida no período do meio, deixando para Gagne marcar o powerplay gol que deu ao Flyers a vitória no jogo e na série por 4-3.

6. 26/04/2011, 1* round da conferência oeste, Blackhawks 1-2 Canucks (OT)

Talvez, o jogo mais importante da história do Canucks. Eliminados pelo Blackhawks em 2009 e 2010, os comandados de Alain Vigneault entraram no confronto com o favoritismo de quem foi a melhor equipe da NHL na temporada regular contra o atual campeão que se classificou na bacia das almas. Quase confirmando o favoritismo, o Canucks abriu 3-0 na série somente para ver o Blackhawks surgir das cinzas e empatar a série vencendo os jogos 4-5-6 com três goleadas (placar somado de 17-3). A partida decisiva teve como herói o matador de dragões que marcou dois gols, incluindo o OT winner, Alexandre Burrows.

7. 01/06/2014, Final da conferência oeste, Los Angeles Kings 5-4 Chicago Blackhawks (OT)

Essa lista se encerra com um grande confronto. Kings e Hawks tinham se enfrentado na final de conferência um ano antes, com os amigos de Toews vencendo a série por 4-1. Um ano depois,o Kings abriu 3-1 na série graças a grandes atuações de Jeff Carter, Tyler Toffoli e Tanner Pearson. Contra a parede, o atual campeão se salvou da eliminação contando com o gol salvador de Michal Handzus no 2OT do jogo 5 e uma atuação soberba de Patrick Kane no jogo 6. A prélia dourada viu o Kings ficar TRÊS vezes atrás do placar (2-0, 3-2, 4-3), empatar em todas as vezes e vencer o confronto com o OT winner de Alec Martinez. Os reis fizeram história, sendo a primeira esquadra na quase centenária liga que disputou três jogos 7 fora de casa e venceu todos.

7 Considerações especiais

1. 27/05/2000, Finais da conferência oeste, Colorado Avalanche 2-3 Dallas Stars

Imagina se aquele puck na trave do Bourque tivesse entrado?

2. 22/04/2003, 1* round da conferência oeste, Minnesota Wild 3-2 Colorado Avalanche (OT)

Última partida da carreira de Patrick Roy.

3. 07/06/2004, Stanley Cup Final, Calgary Flames 1-2 Tampa Bay Lightning

A conquista da copa para Dave Andreychuk depois de 24 anos de espera.

4. 13/05/2009, 2* round da conferência leste, Pittsburgh Penguins 6-2 Washington Capitals

O confronto Crosby vs Ovechkin acabou com grande atuação do Penguins em sua caminhada para a Stanley Cup.

5. 13/05/2013, 1* round da conferência leste, Toronto Maple Leafs 4-5 Boston Bruins (OT)

Toronto, it was 4-1.

6.  30/04/2014, 1* round da conferência oeste, Los Angeles Kings 5-1 San Jose Sharks

Assim como o Flyers, o Kings precisou estar a um passo do inferno para se direcionar ao céu.

7. 27/04/2016, 1* round da conferência oeste, Nashville Predators 2-1 Anaheim Ducks

Primeira vitória em jogo 7 fora de casa para o Predators.

E PRA NÃO DIZER QUE SÓ FALAMOS MAL DE CAPS E DUCKS:

1. 19/06/2006, Stanley Cup Final, Edmonton Oilers 1-3 Carolina Hurricanes

Já parou pra imaginar se o Dwayne Roloson não tivesse se lesionado no jogo 1?

2. 12/05/2010, 2* round da conferência leste, Montreal Canadiens 5-2 Pittsburgh Penguins

Mesmo sendo o atual campeão e jogando a última partida na história da Mellon Arena, sorry Pens, you got Halak’ed.

APROVEITEM OS JOGOS!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s