Do Velho Mundo – A Busca pelo Graal, Finalistas da NLA, Vienna Capitals Continua Invicto, e altre questioni.

Do Velho Mundo – A Busca pelo Graal, Finalistas da NLA, Vienna Capitals Continua Invicto, e altre questioni.

Bom dia, boa tarde, boa noite! Bem vindos a mais uma edição de Do Velho Mundo, apresentada sempre por mim, Thiago Farias, o Fanático por Hóquei. Época de pós-temporada, jogos épicos, alegrias e corações partidos e começamos a contar essas histórias com um retorno à terra de Pink Floyd, Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Iron Maiden e muitas outras grandes bandas da história da música:

EIHL

A temporada regular da EIHL terminou, com isso começam os playoffs que valem uma taça, dinheiro e vaga na CHL. O torneio final da principal liga do hóquei no Reino Unido é disputado pelos 8 melhores da temporada regular, sua fórmula de disputa é de dois jogos com a soma dos dois resultados. Com isso tivemos os seguintes confrontos nas quartas de final:

Cardiff Devils vs Manchester Storm: O primeiro jogo foi disputado em Manchester, os visitantes abriram o placar, tomaram a virada, então viraram novamente no terceiro período e venceram por 3-2. Em Cardiff, o Devils controlou o jogo e conseguiu uma vitória por 3-1, fazendo 6-3 nos dois jogos e avançando as semifinais.

Belfast Giants vs Fife Flyers: Na Escócia, o Fife abriu o placar, com tudo o Giants fez um grande segundo período, marcou 3 gols e venceu por 3-1. Em Belfast, o time da casa fez um jogo seguro, tranquilo e venceu sem muitas dificuldades por 4-1, fazendo 7-2 no placar agregado dos jogos e avançando.

steelers_panthers_Dean Woolley
Sheffield Steelers e Nottingham Panthers duelaram até a prorrogação para definir um vencedor na série (Foto: Dean Woolley)

Nottingham Panthers vs Sheffield Steelers: O time de Nottingham tomou controle do primeiro jogo, venceu com um placar de 5-2 em Sheffield. A segunda perna do confronto teve uma vitória de 4-1 do Sheffield Steelers no período regular de jogo, o placar somado era de 6-6, por isso foi necessária a prorrogação. O tempo extra foi de 3 minutos e 21 segundos, Guillaume Desbiens marcou o gol que classificou o Steelers as semifinais.

 

Dundee Stars vs Braehead Clan: No duelo escocês, o Dundee Stars marcou um gol em cada período, enquanto o Clan apenas um gol no jogo, com isso o Stars venceu a primeira partida por 3-1. Na segunda partida, o Dundee fez 3-0 em sua casa e conseguiu garantir facilmente a classificação.

SML

O caminho para o graal, como o próprio site da liga definiu, começou nessa semana. Com Gap Rapaces e Rouen Dragons como os dois candidatos, a série final começou em Gap e no que foi um jogo muito equilibrado o Dragons acabou vencendo na prorrogação por 3-2. A segunda partida foi no dia seguinte, dessa vez o Gap acabou vencendo em um jogo equilibrado, o placar de 5-3 garantiu o empate na série.

O terceiro jogo foi em Rouen, o time da casa conseguiu uma vitória tranquila por 5-1. No dia seguinte, as duas equipes fizeram outro jogo muito disputado, terminando os 60 minutos empatados em 2-2, no período extra Sean Ringrose marcou o gol da vitória para os visitantes, o Rapaces devolveu a derrota em casa e da mesma forma.

rapaces_dragons_S Heude
Gap Rapaces e Rouen Dragons duelam nas finais da SML (Foto: S. Heude)

A série está empatada em 2-2, os três possíveis jogos restantes estão marcados para essa semana, quem vencer dois deles conseguirá seu título na SML. Teremos 6 ou 7 jogos? Gap Rapaces conquistará seu terceiro título, ou o Rouen Dragons conseguirá seu décimo primeiro título? Perguntas para serem respondidas nos próximos capítulos de A Busca Pelo Graal.

Liiga                    

As quartas de final continuaram a partir do jogo 5 e chegaram a uma conclusão, assim foram definidos os classificados as semifinais:

Tappara vs Ilves: O quinto derby da série seguiu a escrita dos demais, os times trocaram gols até que nos minutos finais o Ilves marcou o gol da vitória e ainda selou a vitória quando o Tappara tirou o goleiro, 4-2 o placar do jogo e 3-2 para o Ilves na série. O Tappara saiu na frente no sexto jogo, já no terceiro período o Ilves chegou ao empate e com isso o jogo foi para a prorrogação, após 20 minutos sem gols foi necessária uma segunda prorrogação, então uma terceira, o jogo acabou com 107 minutos e 39 segundos com gol de Blake Parlett, o Tappara venceu por 2-1 e garantiu o sétimo derby na série. No sétimo jogo, o Tappara fez uma blitz logo no começo, marcou dois gols e minou o Ilves, assim vencendo o jogo por 2-0 e colocando um ponto final na série.

tappara_Mikko Pylkkö
No último jogo da série, o Tappara se impôs sobre o rival e garantiu vaga nas semifinais (Foto: Mikko Pylkkö)

TPS vs HIFK: O HIFK conseguiu surpreender no quinto jogo, controlou a partida e venceu por 5-2 fora de casa assumindo a liderança da série com 3 vitórias contra 2 do TPS. Em Helsinque o time da casa quis fechar a série, o TPS vencer para ter jogo 7, os times fizeram um grande jogo, trocaram gols, os goleiros fizeram grandes defesas, quando o cronômetro do último período zerou o placar era 2-2, com isso a partida foi para a prorrogação. Com menos de um minuto e meio no tempo extra, Mika Partanen fechou o jogo e a série, com a vitória por 3-2, o HIFK se classificou as semifinais.

KalPa vs Pelicans: O KalPa entrou no quinto jogo pronto para fechar a série, o Pelicans não conseguiu segurar o ritmo e assim o KalPa passeou tranquilamente para garantir 6-0 no jogo e a vaga para as semifinais.

JYP vs HPK: JYP e HPK batalharam muito na quinta partida, chegaram aos minutos finais empatados em 1-1, o HPK marcou faltando dois minutos, o JYP empatou novamente cinquenta segundos depois, com o 2-2 o jogo foi para a prorrogação, foram 14 minutos emocionantes que terminaram com um gol de Mikko Kuukka, o JYP venceu por 3-2, sendo esse o mesmo placar da série. O HPK conseguiu a sobrevivência no sexto jogo, controlou a partida e venceu por 5-2 fazendo com que o jogo 7 da série fosse necessário. O JYP controlou o primeiro período, marcou dois gols, então mais um gol, o HPK reagiu, com tudo os dois gols marcados não foram o suficiente, o JYP venceu o último jogo da série por 3-2 e avançou as semifinais.

As semifinais da Liiga começarão nessa semana, teremos Tappara vs HIFK e KalPa vs JYP, os times que conseguirem 4 vitórias avançarão as finais,  quem serão esses dois? Essa resposta só será possível após disputarem entre 4 e 7 jogos.

SHL                                                              

As disputas por vaga na SHL na temporada que vem terminaram! Rögle conseguiu permanecer na elite do hóquei sueco após vencer a série contra o Karlskoga em 4 jogos. Por outro lado, o Mora enviou o Leksand para a Allsvenskan na próxima temporada, os times disputaram os 6 jogos, o Mora venceu a série e jogará a SHL na temporada 2017-18. Parabéns ao Rögle por ter segurado sua vaga e ao Mora por ter conseguido uma vaga na SHL, boa sorte aos times na próxima temporada.

mora_Daniel Eriksson
O Mora conseguiu uma vaga na SHL para a temporada 2017-18 (Foto: Daniel Eriksson)

Duas das séries das quartas de final estavam para ser concluídas, uma faltava o sétimo jogo, na outra poderia ter até dois jogos mais. Assim os dois últimos classificados para as semifinais foram definidos:

Brynäs vs Linköping: Tudo terminou no jogo 6, o Brynäs aproveitou seu mando de gelo e passou o Zamboni no Linköping, o time da casa marcou um gol para cada jogo na série e assim o placar final foi 6-0 para o Brynäs, que avançou as semifinais.

Frölunda vs Skelleftea: O jogo 7 começou com o Frölunda vencendo, mas o Skelleftea empatou e virou no segundo período, no terceiro período o time da casa empatou novamente o jogo e colocou grande pressão, mas não marcou o gol, o que levou a partida para a prorrogação. A prorrogação foi equilibrada, mas alguém tinha que vencer e Victor Olofsson se encarregou de marcar o gol da vitória para o Frölunda.

frolunda_MichaelErichsen-Bildbyrån
Contando com sua força e com a sorte, o Frölunda garantiu sua vaga nas semifinais (Foto:Michael Erichsen/Bildbyrån)

Com isso as semifinais da SHL foram definidas e já se iniciaram, já tivemos 2 jogos em uma série e 1 na outra, vamos aos relatos:

HV71 vs Malmö: O HV71 dominou o primeiro jogo e venceu com tranquilidade por 5-2. Na segunda partida o HV71 teve maior domínio dentro do tempo regular, mas cada time marcou 2 gols mandando o jogo para a prorrogação, Nichlas Hardt marcou o gol da vitória para o Malmö por 3-2, igualando a série em 1-1.

Frölunda vs Brynäs: O Brynäs foi a Frölunda para o primeiro jogo, dominou dois períodos do jogo onde fez 4-0, o Frölunda dominou o terceiro e fez 3 gols, o que não foi o suficiente, a vitória foi para o Brynäs por 4-3.

NLA

Na principal liga da suíça o caminho para as finais continuou nessa semana a partir dos jogos 4 nas duas séries. Assim

SC Bern vs HC Lugano: O time de Berna dominou o quarto jogo, mesmo em Lugano o Bern venceu com tranquilidade por 3-1, o que após o jogo era também o placar na série. Bern e Lugano fizeram um grande jogo 5, o Lugano chegou a estar vencendo por 3-2, mas o Bern empatou e a partida foi para a prorrogação, os 20 minutos de prorrogação não foram o suficiente, os outros 5 também não, com isso o jogo e a série foram definidos no shootout. O SC Bern é o primeiro classificado as finais da NLA.

EV Zug vs HC Davos: Em Davos, os visitantes saíram na frente, no segundo período  o time da casa virou a partida, mas o Zug empatou minutos depois, já no período decisivo ninguém fez gol, o que acabou levando a uma prorrogação curta, Enzo Corvi marcou o gol da vitória para o Davos com 1 minuto e 5 segundos de prorrogação e isso igualou as vitórias na série. Outro jogo muito apertado foi o quinto, o Davos conseguiu igualar as coisas em Zug, mas graças a um segundo período perfeito de Tobias Stephan (goleiro), o Zug venceu a partida por 4-3, fazendo 3-2 na série. Na sexta partida o Ev Zug impôs sua força e mesmo com o Davos lutando com todas as forças, o Zug acabou vencendo por 5-3 e se classificando as finais.

Na série final dos playouts, o Ambri-Piotta sobreviveu, ao menos até a quinta partida, aplicando o ETERNO 7 a 1 no Fribourg-Gottéron. Com tudo, já no quinto jogo, as coisas começaram equilibradas, porém na metade do segundo período o Fribourg passou a frente e com dois gols no período final acabou marcando dois gols, sacramentando sua permanência na NLA com a vitória por 5-2 no jogo e 4-1 na série.

O Ambri-Piotta, por outro lado, enfrentará o campeão da NLB, que poderá ser o SC Langenthal ou o SC Rapperswil-Jona Lakers. A série está 3-3, o jogo final será disputado na terça-feira, 04/04/2017, o vencedor terá chance de jogar a NLA na temporada que vem.

DEL                   

As semifinais da DEL continuaram a partir do jogo 3 nessa semana, em uma das séries temos um vencedor, a outra está por um fio. Vamos ver como a situação ficou na principal liga de hóquei da Alemanha:

Red Bull München vs Eisbären Berlin: A terceira partida foi na terra das cervejarias, o time do energético conseguiu uma vitória fácil, Dan Aus Der Brirken, goleiro do time de Munique, não saiu com o shutout apenas porque o Eisbären marcou um gol nos minutos finais, o placar final foi München 5-1 Berlin. Em Berlin, o time da casa começou ganhando, mas o Red Bull abriu a caixa de ferramentas e fez uma grande partida vencendo por 3-1, o mesmo placar da série após o jogo. No quinto jogo o Eisbären começou vencendo para conseguir levar a série ao sexto jogo, com tudo, o Red Bull empatou no segundo período, levando o jogo para a prorrogação. Com pouco mais de 11 minutos no tempo extra, Michael Wolf marcou o gol que fechou o jogo e a série, o Red Bull München venceu e se garantiu novamente nas finais da DEL.

red bull munchen_Sven Hoppe
O Red Bull München volta as finais da DEL para defender seu título (Foto: Sven Hoppe)

Thomas Sabo Ice Tigers vs Grizzlys Wolfsburg: De volta a Nuremberg, Ice Tigers e Grizzlys fizeram um duelo eletrizante no quinto jogo, o time da casa abiu o placar, os visitantes empatara, o time da casa abriu dois gols de vantagem no placar, mas a equipe de Wolfsburg diminuiu no começo do terceiro período e chegou ao empate no minuto final, levando o jogo a prorrogação, o Grizzlys dominou o período extra e venceu com gol de Tyler Haskins fazendo 2-1 na série. O time de Wolfsburg começou muito bem a partida, abriu 3-0, o Ice Tigers encostou no placar, o Wolfsburg marcou mais um gol e mesmo com todo o esforço, o Ice Tigers conseguiu marcar apenas um gol, o Grizzlys venceu por 4-3 e fez 3-1 na série. No quinto jogo o time de Nuremberg conseguiu aproveitar sua casa e goleou por 4-1 conseguindo a segunda vitória na série.

EBEL            

As finais começaram na sexta, 31/03, o Vienna Capitals começou abrindo 2-0 na primeira partida, o KAC diminuiu no segundo período, mas o Capitals voltou a colocar 2 gols de diferença, então ampliou e acabou vencendo por 4-1, mantendo sua invencibilidade na pós-temporada.

No segundo jogo o KAC começou vencendo por 3-0, então o Capitals começou a buscar o placar, parecia que o KAC conseguiria a vitória, mas o time de Viena usou todas as forças, encurralou o KAC e faltando pouco mais de 1 minuto empatou o jogo em 4-4. Na prorrogação Jerry Polarstone marcou o gol da vitória para os visitantes, o Vienna Capitals fez 5-4 no jogo e 2-0 na série.

ELH             

As semifinais se iniciaram na quarta-feira, 29/03, em uma série tivemos quatro jogos e dois jogos na outra, vamos aos relatos:

Bílí Tygri Liberec vs Piráti Chomutov: Em sua casa, o Bílí Tygri dominou a primeira partida e conseguiu uma vitória calma por 4-1. Na segunda partida os times duelaram de igual para igual e isso levou a partida para a prorrogação com o placar de 3-3 após os três períodos de jogo, com menos de 3 minutos no período extra, Dominik Lakatos marcou para o Bílí Tygri fazendo 4-3 no jogo e 2-0 na série.

Mountfield HK vs Kometa Brno: Na primeira partida os dois times passaram dois períodos sem marcar gols, os dois únicos gols vieram no período final e foram marcados pelo Kometa, que conseguiu uma vitória importante fora de casa. O segundo jogo teve equilíbrio no período inicial, mas no segundo período de jogo o Mountfield saiu na frente, ampliou e fechou a conta já no terceiro período, a vitória de 3-0 empatou a série. No terceiro jogo o Kometa não só venceu, como humilhou o Mountfield, o placar final foi 8-0, com isso o Kometa fez 2-1 na série. O quarto jogo foi um show dos goleiros, os times não marcaram gols e após uma prorrogação decidiram no shootout a partida, com isso o Mountfield venceu o jogo e empatou a série em 2-2.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s