Do Velho Mundo – Sobre Prorrogações, Varridas e Viradas, We Are The Champions e Quase The Champions, além de mais assuntos

Do Velho Mundo – Sobre Prorrogações, Varridas e Viradas, We Are The Champions e Quase The Champions, além de mais assuntos

Bom dia, boa tarde, boa noite! Chegamos a VIGÉSIMA edição dessa coluna que fala sobre hóquei europeu semanalmente, nada disso teria acontecido se não fosse por mim mesmo pelos leitores e, claro, pelo grande Mateus Luiz ter disponibilizado esse espaço.

Playoffs, finais de temporada regular, títulos, tudo acontece no Velho Mundo nessa época, mas começamos essa edição desembarcando na terra das autobahns, mas não vamos dirigir e sim patinar pelos gelos de quatro cidades:

DEL

A pós temporada da DEL começou na quarta-feira de cinzas, a rodada melhor de 3 foi disputada durante essa semana que passou. Vamos falar de cada um dos embates nessa etapa e a definição para as quartas de final:

Eisbären Berlin vs Straubing Tigers:

O primeiro jogo foi disputado em Berlin e o time da casa venceu com dois gols de Jamie McQueen, o Straubing Tigers chegou a empatar no segundo período, mas o placar final foi 3-1 em favor do Eisbären. O segundo jogo foi uma batalha campal, o Straubing abriu o placar, o Berlin empatou, o Straubing passou a frente e o Berlin equalizou o placar novamente, com os 60 minutos passados, o jogo teve que ser definido na prorrogação. Foram duas prorrogações emocionantes, parecia que o jogo não iria terminar, mas no terceiro minuto da terceira prorrogação Jamie McQueen (de novo ele) marcou o gol da vitória e garantiu a classificação do Eisbären Berlin.

eisbären_empata - City-Press City-Press GbR
O Eisbären Berlin buscou o empate fora de casa e venceu na terceira prorrogação (Foto: City-Press/City-Press GbR)

ERC Ingolstadt vs Fischtown Pinguins Bremerhaven

O time de Ingolstadt saiu a frente no primeiro jogo, porém não contava com um forte ataque do estreante na DEL. Liderado por Jeremy Welsh (2 gols), o Pinguins marcou quatro gols e mesmo fora de casa levou o jogo 1 da série. O jogo dois foi muito disputado, mas em momento algum o time de Bremerhaven ficou atrás do placar, o Ingolstadt até tentou, mas o placar de 6-5 ao final do jogo deu a vitória e a classificação para as quartas de final para o Fischtown Pinguins.

fischtown - Imago
Os estreantes na DEL surpreenderam e chegaram as quartas de final após dois jogos na fase preliminar(Foto: Imago)

Assim, com 2 jogos apenas em cada série na fase preliminar, foram definidos os confrontos das quartas de final: Red Bull München vs Fischtown Pinguins, Adler Mannheim vs Eisbären Berlin, Thomas Sabo Ice Tigers vs Augsburger Panther e Kölner Haie vs Grizzlys Wolfsburg. As quartas de final começam no dia 08/03.

EBEL

As quartas de final da EBEL continuam a todo vapor, tivemos os jogos 2, 3 e 4 nessa semana.

Vienna Capitals vs HC TWK Innsbruck

No jogo dois tivemos um belo confronto, diferente do primeiro, muito equilibrado e disputado. O TWK Innsbruck até tentou, porém a força do time de Viena levou o jogo para a prorrogação e capturou a vitória no jogo dois também. O terceiro jogo começou disputado, o Capitals abriu o placar, o Innsbruck chegou a empatar no primeiro período ainda, mas o time da casa deslanchou e terminou por vencer o terceiro jogo da série por 7-4 e ficar a uma vitória de avançar as semifinais. E a vitória veio no jogo 4, o Vienna Capitals venceu por 3-2 em Innsbruck, eliminou o TWK e garantiu vaga nas semifinais da EBEL.

Red Bull Salzburg vs Moser Medical Graz99ers

Outra vitória fácil do time de Salzburg no jogo 2 da série. Um fácil placar de 1-4 para os visitantes, o Graz99ers não teve chances novamente. E no terceiro jogo não foi muito diferente, 5-1 para o time do energético e a série estava em suas mãos, faltava uma vitória. No quarto jogo o Graz99ers se impôs e venceu por 4-0, Dahm Sebastian fez 38 defesas e conseguiu o shutout, sobrevida garantida. O Red Bull Salzburg lidera a série por 3-1.

EHC KAC vs HC Orli Znojmo

Após vencer o primeiro jogo em casa, o KAC foi até Znojmo, na Tchéquia, e venceu o Orli Znojmo por 3-2 em outro jogo disputado na série. Já o terceiro jogo foi muito mais tranquilo, outra vitória do EHC KAC, dessa vez com o placar de 3-0, o mesmo da série após esse jogo, com shutout de Tomas Duba. Novamente em Znojmo, dessa vez o KAC tinha a série na mão, mas o Orli Znojmo lutou por sua sobrevivência, chegou a ter 2-1 no placar, mas o KAC empatou e o jogo foi para a prorrogação. Passou uma prorrogação, mas na segunda prorrogação Thomas Koch colocou um ponto final no jogo e na série, êxtase de um lado, decepção do outro, mas assim que funciona o jogo. O EHC KAC varreu a série e garantiu lugar na semifinal.

EHC Liwest Blackwings Linz vs HC Bolzano

O HC Bolzano recebeu o Blackwings para o jogo 2 da série, foi um jogo equilibrado, mas o equilíbrio pendeu para o lado dos donos da casa novamente. O HC Bolzano venceu por 3-1 e empatou a série com uma vitória para cada lado. Então no jogo 3 os italianos conseguiram uma vitória em Linz, 2-0 com direito a shutout do goleiro Michael Ouzas. O quarto jogo foi muito disputado, os dois times trocaram gols até o placar ficar 4-4, então na prorrogação Luca Frigo marcou o gol da vitória para o Bolzano. A série está Linz 1-3 Bolzano.

NLA                                                             

E a pós-temporada começou com tudo no sábado, 04/03, com quase todos os jogos equilibrados, dois deles indo para a prorrogação e em apenas um tivemos 2 gols de diferença, talvez seja a melhor história ou a pior, dependendo do ponto de vista:

SC Bern 2-1 EHC Biel – Um jogo muito disputado, o Biel saiu na frente, mas o Bern empatou ainda no primeiro período. Com os goleiros muito inspirados, o jogo acabou indo para a prorrogação e o gol de Simon Moser deu a vitória ao time da casa.

ZSC Lions 4-3 HC Lugano – O time de Lugano não fez feio em Zurique, chegou a estar levando 4-1, mas foi atrás no último período e colocou pressão sobre o time da casa. Com tudo, o ZSC Lions havia feito uma vantagem boa e ela foi o suficiente, junto a atuação do goleiro Lukas Flüeler, o time conseguiu segurar a vitória.

EV Zug 3-2 Genève-Servette HC – Outro jogo decidido na prorrogação, e o Genève-Servette cometia o crime até os segundos finais quando Raphael Diaz empatou o jogo para os donos da casa. Então com a chance no power play, Josh Holden marcou o gol da vitória. O EV Zug conseguiu escapar de uma derrota em casa na persistência e foi recompensado, ao Genève-Servette a vitória escapou por pouco, mas é só o começo da série.

Lausanne HC 3-5 HC Davos – Não só o único jogo com dois gols de diferença no placar, assim como a única vitória dos visitantes nessa primeira rodada de jogos. O Lausanne abriu 3-0 no primeiro período, parecia que seria um atropelo, e foi, de certa forma. Nos dois períodos seguintes o Davos atropelou o time da casa, 5 gols sem ser respondido e domínio total nesses períodos, e capturou o jogo 1 da série, fora de casa.

davos_KEY
O HC Davos perdia por 3-0, mas mudou completamente o jogo e venceu fora de casa(Foto: KEY)

Liiga                        

O Tappara garantiu a primeira colocação na temporada regular, e a vaga na Champions Hockey League. Após 57 jogos tem 119 pontos, o TPS tem 106 em 56 jogos, no máximo chegaria a 118 pontos, a campanha incrível do Tappara já foi recompensada nessa temporada regular. Agora quando os playoffs chegarem, o Tappara terá um alvo maior que o Everest nas costas, defende o título e foi o melhor time na temporada regular, todos os outros querem derrubar esse time e impedir o bicampeonato. Quando o Tappara entrar no gelo para jogar as quartas de final, saberemos de verdade se estão prontos para o bicampeonato ou não, por enquanto tudo indica que sim.

Os times tem 3 ou 4 jogos e uma semana para definirem seus destinos, o Pelicans pode utilizar essa vantagem de ter um jogo a mais do que o Ässät para garantir vaga direta as quartas de final. O Pelicans tem 85 pontos contra 87 do Ässät, os dois não se enfrentam nos últimos jogos, então o Pelicans depende de si mesmo para capturar o sexto lugar nesses jogos finais.

Quem também depende de si nos jogos finais é o Ilves, agora com 76 pontos e 57 jogos disputados, tem 3 pontos a mais e o mesmo número de jogos do Jukurit. Basta fazer uma campanha melhor que o rival para o Ilves ir a pós-temporada, já o Jukurit tem que fazer sua parte e torcer contra o Ilves. No dia 13 saberemos quem avança e quem fica para trás na temporada.

SHL                            

O Växjö Lakers tem a primeira colocação nas mãos, faltam 2 jogos e ele tem 5 pontos a frente do Frölunda, que voltou ao segundo lugar, se marcar 1 ponto fica muito próximo, marcando dois, três ou com o Frölunda não marcando 6 pontos, o Växjö termina a temporada regular na frente. Essa grande campanha será recompensada, a não ser que haja um desastre nas duas próximas rodadas, de qualquer forma ao menos a ida a Champions Hockey League já está garantida.

Rögle e Leksand tem seu destino selado, as campanhas de ambos vão leva-los a disputa contra os dois times credenciados na Allsvenskan para defenderem sua posição na SHL para a próxima temporada. Não vai demorar muito, já que a temporada regular da Allsvenskan terminou, aí saberemos qual será o destino final de Rögle, Leksand e outros dois times que terão eles pela frente.

ELH             

Bílí Tygri Liberec e HC Ocelári Trinec garantiram as duas melhores posições na temporada regular da ELH e suas vagas na CHL para a próxima temporada. Além deles, Sparta Praha, Mountfield HK, VERVA Litvínov e Kometa Brno garantiram vaga nas quartas de final.

PSG Zlín, HC Olomuc, Energie Karlovy Vary e Dynamo Pardubice carimbaram o passaporte para o primeiro estágio da disputa para escapar do rebaixamento.

Já Pírati Chomutov, Vítkovice Ridera, Skoda Plzen e Mladá Boleslav abriram a pós-temporada com a disputa pelas duas vagas restantes nas quartas de final:

Pírati Chomutov vs Mladá Boleslav – o time de Chomutov entrou como favorito no gelo, mas esqueceu de jogar, e o Mladá aproveitou a oportunidade. Um desastre para o Pírati, uma incrível partida para o Boleslav, os visitantes golearam em Chomutov por 7-1 e capturaram o primeiro jogo da série. Mladá 1-0 na série.

Vítkovice Ridera vs Skoda Plzen – o jogo disputado em Ostrava teve uma vitória convincente e sólida dos donos da casa. O Ridera abriu o placar, fez 2-0, o Plzen diminuiu e por fim com o 3-1 a vitória e o jogo 1 da série são do Vítkovice.

Extraliga Eslovaca

Nada mudou no cenário da Extraliga Eslovaca, faltando poucos jogos temos os mesmos times nas mesmas posições. Na próxima edição ao menos saberemos os destinos dos times, que pode não mudar nada do cenário atual. Oito avançam, dois vão para as férias mais cedo, um deles sabemos que é o MHk 32 Liptovský Mikulás, o outro ou será o Dukla Trencín ou será o HC Nové Zámky.

EIHL

Temos a primeira das 3 taças do hóquei do Reino Unido já definida, maestro, toca We Are The Champions, por favor.

A Challenge Cup é a menor das 3 taças disputadas na EIHL, se fossemos comparar com aquele esporte bretão famoso e ficando no principal campeonato da Inglaterra, é como a Copa da Liga (EFL). Sua final foi disputada nesse domingo, 5 de março, entre Cardiff Devils e Sheffield Steelers, jogo disputado em Cardiff. Dois anos atrás os times se enfrentaram também na final e a equipe do País de Gales foi campeã, e dessa vez não foi diferente. Com uma vitória de 3-2, o Cardiff Devils confirmou o favoritismo e se sagrou campeão. A primeira taça da temporada do hóquei britânico e pode ser a primeira do Cardiff também.

cadiffDevils_chalengeCUP_David Williams
Pela segunda vez em 3 anos o Cardiff Devils bateu o Sheffield Steelers e ficou com a Chalenge Cup (Foto: David Williams)

O Cardiff Devils venceu a Challenge Cup e está perto de vencer a EIHL. Com 6 jogos pela frente, tem 73 pontos e o segundo colocado tem 66 pontos. O Devils precisa de 6 pontos para ser campeão por conta própria, ou menos dependendo de como for a campanha do Belfast Giants, de qualquer modo são poucos jogos e poucos pontos pela frente. O time de Cardiff já é campeão e pode garantir o título principal da temporada nos próximos jogos.  De qualquer modo o Cardiff Devils já pode dizer: We Are The Champions e Quase The Champions, my friend.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s