Do Velho Mundo – Cada Ponto Conta, Jogos finais na Tchéquia, A Largada dos Playoffs na Áustria und andere angelegenheiten!

Bom dia, boa tarde, boa noite! Chega mais uma segunda-feira e com ela chega mais uma edição dessa coluna. A maratona da temporada regular chegou ao fim na Aústria, Alemanha e Suíça, a partir de agora teremos a disputa pelo título nesses países. Com tudo, antes disso, vamos as outras ligas, que também estão na parte final, abrimos esse bloco de carnaval nas terras nórdicas:

Liiga

Jukurit e Ilves estão com uma campanha muito parecida e disputam o décimo lugar nessa reta final da Liiga. Ambos tem 70 pontos, a diferença é que o Jukurit tem uma vitória a mais no tempo regulamentar, além dos gols marcados e sofridos por cada time, mas nesse momento pouco importa. Cada um tem 5 jogos pela frente e uma margem de erro pequena para trabalhar nos próximos jogos, cada ponto conta mais do que nunca.

jukurit_ilves_yle-etela-savo-petri-vironen
Jukurit e Ilves disputam o décimo lugar, a última vaga para a pós-temporada (Foto: Yle Etela/ Savo-Petri Vironen)

Os outros 9 primeiros tem uma margem segura para os próximos 5 ou 6 jogos assegurarem sua classificação. É esperado que logo o Tappara garanta o primeiro lugar matematicamente, além da vaga para a CHL. O que se espera também dentro desse grupo é uma disputa de posições para estar teoricamente melhor quando a pós-temporada começar, é a parte final da temporada regular e é hora do esforço final.

SHL       

Todos os times tem 5 jogos pela frente, teoricamente tudo é possível ainda na SHL. O Linköping agora tem o mesmo número de pontos que o Frölunda, HV71 e Brynäs está apenas 2 pontos desses dois times. O Växjö Lakers continua na ponta, ainda com 5 pontos a frente do segundo e agora terceiro colocado também. Mais abaixo, Karlskrona e Djugarden disputam a última vaga para a pós-temporada, o Karlskrona tem um ponto de vantagem. Lá embaixo, o Rögle agora tem 8 pontos de desvantagem para o Örebro, primeiro time fora da zona de disputa contra o rebaixamento, o Leksand está 6 pontos atrás do Örebro, tem chances um pouco melhores, ou menos ruins.

ELH                                       

Faltam dois jogos para cada time na principal liga da Tchéquia, nesse momento a liderança é do Bílí Tygri Liberec, mas ele tem apenas 3 pontos de vantagem para o HC Ocelári Trinec. O Sparta Praha chegou aos 93 pontos e está a 6 do líder, muito difícil conseguir terminar a temporada regular na melhor posição, mas para o segundo lugar é muito possível.

Mountfield HK e Verva Litvínov disputam o quinto lugar, estão praticamente garantidos entre os 6 primeiros e que terão vaga direta as quartas de final. HC Kometa Brno e Piráti Chomutov ainda podem alcançar o quinto lugar, mas é muito difícil, ambos tem 80 pontos e disputarão a última vaga direta as quartas de final nas partidas finais.

O HC Vítkovice Ridera já tem quase o oitavo lugar garantido, o que dará vantagem na série preliminar que disputará na pós-temporada. BK Mladá Boleslav, Skoda Pilsen, PSG Zlín e HC Omoluc disputam as vagas restantes, apenas dois entre esses farão parte da pós-temporada.

DEL                                                  

Os jogos finais da DEL trouxeram algumas trocas de posição na classificação final. O Red Bull München terminou na primeira colocação e o Adler Mannheim na segunda, Thomas Sabo Ice Tigers terminou em terceiro. Mais abaixo, o Eisbären Berlin ainda terminou em oitavo, o estreante de Bremerhaven fez dois jogos ruins e terminou em décimo lugar, mas ainda sim classificado para a pós-temporada.

A rodada preliminar terá essas duas séries: ERC Ingolstadt vs Bremerhaven Pinguins e Eisbären Berlin vs Straubing Tigers, esses times disputaram uma série melhor de 3 jogos para definir quem segue em frente para as quartas de final e quem fica para trás.

del
ERC Ingolstadt vs Fischtown Pinguins Bremerhaven e Eisbären Berlin vs Straubing Tigers são os confrontos da fase preliminar de playoffs (Os logotipos pertencem aos times e foram utilizados sem propósito comercial)

Red Bull München e Adler Mannheim esperam seus adversários, o Red Bull München enfrentará quem teve a pior campanha entre os dois que avançarem da fase preliminar. Thomas Sabo Ice Tigers e Augsburger Panther farão um confronto das quartas de final, Kölner Haie e Grizzlys Wolfsburg outro. Esses seis times ganharam uma semana sem jogar, esperando a fase preliminar ter seu resultado.

EBEL

E terminou a segunda fase da EBEL. Em nenhum dos dois grupos houve mudanças na última rodada. Sem surpresas Moser Medcial Graz99ers e HC Orli Znojmo se classificaram com as melhores campanhas no grupo classificatório, no grupo de posicionamento também ocorreu tudo como era o mais provável na última rodada. Veja a classificação final dos dois grupos:

ebel_grupos
A classificação final dos dois grupos, em azul os classificados para a pós-temporada

As séries das quartas de final já se iniciaram no dia 26/02, confira como foram os primeiros jogos:

Vienna Capitals vs HC TWK Innsbruck

Uma vitória fácil da esquipe de Viena, 5-0 fora o baile. Nada além do esperado, para falar a verdade. Capitals 1-0 Innsbruck na série.

Red Bull Salzburg vs Moser Medical Graz99ers

Outro jogo tranquilo para o time da casa, o time de Salzburg levou o primeiro jogo por 3-0, também nada além do esperado. Salzburg 1-0 Gaz99ers

EHC KAC vs HC Orli Znojmo

Uma partida de dois times em bom momento, muito equilibrada e decidida apenas na prorrogação, o EHC KAC levou a vitória em casa por 4-3 após um empate nos último minuto do tempo regulamentar de jogo. Jamie Lundmark foi o herói do jogo com o gol de empate e da vitória. KAC 1-0 Orli Znojmo na série.

kac_znojmo_erstebankliga-at
EHC KAC e Orli Znojmo fizeram um grande primeiro jogo na série entre os times (Foto/fonte: erstebankliga.at)

EHC Liwest Blackwings Linz vs HC Bolzano

Outro embate muito equilibrado e decidido no tempo extra em que o time da casa levou a vitória. O time de Linz até passou por momentos tensos na prorrogação, mas o gol de Brian Lebler garantiu a vitória. Blackwings 1-0 Bolzano.

NLA                 

A temporada regular na principal liga de hóquei no gelo do país da guarda suíça está terminada. Tanto os confrontos de pós-temporada quanto da primeira fase da disputa para fugir do rebaixamento estão definidos, os jogos recomeçam no dia 04/03. Relembrando que EHC Kloten, SCL Tigers, Fribourg-Gottéron e Ambri Piotta disputam a permanência na NLA.

Na luta pelo título teremos os seguintes confrontos na fase quartas de final:
SC Bern vs EHC Biel, ZSC Lions vs HC Lugano, EV Zug vs Genève-Servette HC, Lausannne HC vs HC Davos. Todas as séries são disputadas no formato melhor de 7 e com alternância nos mandos a cada jogo. A partir do dia 4 de março as coisas tomam outro parâmetro, a verdadeira guerra para ser o melhor time da NLA começa agora.

CHL

A temporada da CHL acabou há pouco tempo, porém temos times classificados para a próxima temporada. O Frölunda por ter vencido a última edição já havia se garantido, Vienna Capitals e Red Bull Salzburg asseguraram 2 vagas da EBEL por terem sido os dois melhores na temporada regular, assim como SC Bern e ZSC Lions pela NLA, Red Bull München e Adler Mannheim pela DEL.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s