Do Velho Mundo – Cenários dos Finais de Temporada Regular Pelo Continente, Tappara Contina Sobrando e muito mais

Do Velho Mundo – Cenários dos Finais de Temporada Regular Pelo Continente, Tappara Contina Sobrando e muito mais

Bom dia, boa tarde, boa noite! Os últimos capítulos das temporadas regulares das principais ligas europeias de hóquei no gelo estão em execução. Já tem liga com cenário definido, outras com quase tudo definido, outras com cenários diversos em aberto ainda, então vamos começar pela liga da Aústria, mas que conta com equipes de outros países também:

EBEL

Falta apenas um jogo para cada time disputar na segunda fase da EBEL, no grupo de classificação o Moser Medical Graz99ers tem 22 pontos, HC Orli Znojmo tem 20 pontos e Dornbier Eishockey Club 19 pontos, os três entram na última rodada podendo se classificar para as quartas de final. EC VSV, Fehervar AV 19 e HDD Olimpija Ljubljana estão eliminados já. A última rodada será realizada nessa terça-feira dia 21/02, o Moser Medical Graz99ers recebe o Dornbier Eishockey Club e o HC Orli Znojmo recebe o HDD Olimpija Ljubljana, já eliminado, com esses confrontos é possível que dois entre Graz99ers, Dornbier e Orli Znojmo se classifiquem, o Graz99ers precisa apenas levar o jogo para a prorrogação para se classificar, o Dornbier se garante com uma vitória dentro dos 60 minutos (resultado muito provável). Já o Orli Znojmo precisa de uma vitória nos 60 minutos para garantir classificação (pelo saldo de gols) ou vencer na prorrogação ou shootout com o Dornbier podendo até perder na prorrogação ou shootout, ou perdendo na prorrogação ou shootout e o Dornbier não marcando ponto.

ebel_qualificatorio
Moser Medical Graz99ers, Orli Znojmo e Dornbirner Eishockey Club disputam as últimas vagas para os playoffs na rodada final

No grupo de posicionamento apenas o Black Wings Linz pode não mudar de posição na última rodada, o quarto lugar está matematicamente confirmado. HC TWK Innsbruc ocupa a quinta colocação com 9 pontos, o HC Bolzano é o sexto colocado com 7 pontos, os dois podem inverter posição de acordo com o desempenho na última rodada. As três primeiras posições estão abertas, Red Bull Salzburg e Vienna Capitals tem 22 pontos, EC KAC tem 20 pontos, os três dependem de seus resultados e talvez dos resultados dos rivais na última rodada para sua classificação final.

ebel_posicionamento

Lembrando que os seis do grupo de posicionamento estão classificados para a pós-temporada, seu resultado nessa segunda fase é o que atribuirá sua numeração como cabeça de chave nas quartas de final, os dois primeiros do grupo de classificação se qualificam também para a pós-temporada. Os enfrentamentos serão de acordo com a numeração de cabeça de chave: 1 (primeiro do grupo de posicionamento) contra 8 (segundo no grupo de classificação), 2 (segundo do grupo de posicionamento) contra 7 (primeiro no grupo de classificação), 3 (terceiro do grupo de posicionamento) contra 6 (sexto do grupo de posicionamento) e 4 (quarto do grupo de posicionamento) contra 5 (quinto do grupo de posicionamento).  A última rodada que definirá quais serão os confrontos nas quartas de final.

DEL

Parte final da temporada regular na DEL, faltam apenas 3 rodas para o final dela. Nesse momento o Adler Mannheim lidera com 100 pontos, Red Bull München tem 99 pontos e Kölner Haie 97 pontos. Nesse momento os três são os que tem melhores chances de ocupar a melhor posição ao final da temporada regular e também a segunda melhor, os dois primeiros colocados na temporada regular ganham uma vaga na próxima temporada da CHL. Kölner e München se enfrentam na sexta-feira, a penúltima rodada. O Thomas Sabo Ice Tigers tem poucas chances de terminar em primeiro, precisaria vencer os dois jogos restantes e torcer por combinações bem difíceis de acontecer, o segundo lugar também é quase tão difícil quanto o primeiro.

Augsburger Panther tem 85 pontos e o Grizzlys Wolfsburg 84 pontos, os dois já garantiram lugar entre os 6 primeiros, o que dá vaga direta as quartas de final. Esses dois times brigam para ocupar o quinto lugar, um deles terá que se contentar com a sexta colocação.

augsburger_wolfsburg_jurgen-peters
Augsburger Panther e Grizzlys Wolfsburg ainda disputam a quinta colocação (Foto: Jürgen Peters)
ingolstadt_oliver-strisch
O ERC Ingolstadt quase garantiu a vantagem para a rodada preliminar dos playoffs (Foto: Oliver Strisch)

O ERC Ingolstadt precisa de 1 ponto para assegurar a sétima colocação, tem 70 pontos nesse momento. Em oitavo, o Penguins Bremerhaven precisa de 1 ponto para garantir sua vaga nos playoffs, o estreante na DEL fez uma grande campanha. Straubing Tigers só precisa somar 2 pontos para garantir sua vaga na pós-temporada, pode ainda terminar no oitavo lugar. Em décimo, o Eisbären Berlin é o time mais ameaçado na zona de vaga para os playoffs, tem 3 pontos de frente para o Düsseldorfer EG, o time que morreu, ressuscitou, morreu novamente e por fim ressuscitou para brigar no final pelas últimas vagas na pós-temporada. O décimo segundo lugar é o Iserlohn Roosters, tem 55 pontos e precisa da seguinte combinação de resultados nas duas rodadas: Eisbaren não marcar pontos e o Düsseldorfer EG somar 3 pontos no máximo, além dele mesmo ter que marcar 6 pontos, ou seja, vencer os dois jogos restantes ambos dentro dos 60 minutos.

iserlohnroosters_imago-sportfotodienst
O Iserlohn Roosters tem chances mínimas de chegar a pós temporada, mas ainda está vivo (Foto: Imago/Sportfotodienst)

Para Schwenninger Wild Wings e Krefeld Pinguines o que resta é cumprir os dois jogos restantes e depois curtir as férias. Ambos estão matematicamente eliminados da pós-temproada da DEL, mesmo com bons números ofensivos, suas defesas falharam e muito ao longo de 49 rodadas, isso já dá uma boa dica do que fazer para a próxima temporada.

wildwings_pinguine_jens-hagen
Schwenninger Wild Wings e Krefeld Pinguine só tem tabela a cumprir e depois é férias (Foto: Jens Hagen)

NLA

Na Suíça os times já tem o destino conhecido: SC Bern, ZSC Lions, EV Zug, Lausanne HC, Genéve-Servette HC, EHC Biel, HC Davos e HC Lugano estão classificados para as quartas de final. Já HC Kloten, SLC Tigers, Fribourg-Gottéron e HC Ambri-Piotta tem uma passagem direta para a sucursal do inferno chamada disputa para escapar da série de rebaixamento e promoção entre a NLA e NLB.

Com dois ou três jogos para serem disputados para cada time, para os times de cima o que falta apenas é a definição de posição para o cruzamento nos playoffs. Já os times da parte de baixo da tabela podem somar mais pontos nas próximas rodadas, já que eles terão os pontos mantidos para a primeira fase da disputa de escape da disputa contra o campeão da NLB.

Liiga

No principal campeonato da terra do futuro Troféu Memorial Calder da NHL, o Tappara já está garantido nas quartas de final. Assim como na DEL, SHL e ELH, os seis primeiros colocados na temporada regular se classificam de forma direta as quartas de final e os times entre sétimo e décimo lugar disputam uma fase preliminar na pós-temporada. O Tappara tem 110 pontos e mesmo que perca os oito jogos seguintes e o Ässät (7º colocado) vença os 9 jogos restantes e o Pelicans (6º colocado) vença os  7 jogos restantes, com ambos os times vencendo sempre nos 60 minutos, mesmo assim a pior colocação possível é o 5º lugar. A temporada regular foi um passeio no parque para o Tappara, mas não pode perder o foco, deslizes em playoffs podem ser mortais.

tappara_mikko-stig-lehtikuva
O Tappara continua sobrando na Liiga (Foto: Mikko Stig/Lehtikuva_

Nas outras 14 posições, todos os times tem uma disputa, teoricamente qualquer um pode chegar a pós-temporada, mas tem situações difíceis de acontecerem, mesmo o SaiPa, último colocado com 58 pontos, pode chegar a pós-temporada, tem chances muito pequenas. De qualquer forma, fica aberta também a luta para fugir da série de rebaixamento/promoção entre o último colocado da Liiga e o campeão da Mestis. Apenas o Tappara definiu seu destino nessa edição da Liiga.

SHL       

Na SHL também faltam poucos jogos, 7 ou 8 dependendo do time, para o final da temporada regular. O Växjö Lakers continua 5 pontos a frente do Frölunda e irá tentar segurar a posição para terminar a temporada regular com a melhor campanha. Os 6 primeiros tem uma boa vantagem e se nas próximas rodadas não começarem uma sequência de derrotas, devem ser os seis que se classificação diretamente para as quartas de final.

Mälmo (7º lugar) e Färjestad (8º lugar) ainda tem uma chance considerável de ficarem entre os seis primeiros, mas é um acontecimento difícil por estarem 8 pontos atrás do 6º colocado (Brynäs). Lulea e Karlskrona ainda tem a ameça de ficarem de fora da pós-temporada, especialmente o Karlskrona que tem 3 pontos de frente ao 11º lugar. Djurgarden. O Örebro também tem chances de chegar a pós-temporada, ainda que pequenas, precisaria fazer uma parte final muito boa para isso.

Já Rögle e Leksand tem 39 pontos e precisariam de um milagre para fugirem dos playoffs de rebaixamento/promoção entre a SHL e a Allsvenskan. São 10 pontos de desvantagem, é possível? Sim. É provável? Não. Ainda sim, a temporada não está perdida.

rogle_leksand_ulf-palm-tt
Rögle e Leksand brigam para sair das últimas posições e evitarem as chances de rebaixamento (Foto: Ulf Palm/TT)

ELH

Nas terras do rei Jagr, o eterno, cada time tem 4 ou 5 jogos pela frente e nada mudou no cenário geral, mas ainda sim tem muitas disputas abertas. Seja pela vaga direta as quartas e final, pela vaga na pós-temporada, ou fugir do complicado sistema de rebaixamento/promoção (outra sucursal do inferno). A única exceção é o Bílí Tygri Liberec, que na pior das hipóteses fica em segundo lugar, mas com 3 pontos nos próximos 4 jogos a disputar garante já o primeiro lugar na temporada regular.

Extraliga Eslovaca

Na Eslováquia cada time tem 7 jogos a serem disputados, com os times podendo marcar até 21 pontos, nada está definido, mesmo o MHK 32 Liptovský Mikulás pode se classificar para a pós temporada. Alguns cenários podem se definir logo, outros devem demorar um pouco ainda, pode ser que a Extraliga pegue fogo ou não nas próximas semanas, tudo vai depender de como os times vão se portar. A torcida aqui é sempre por cenários interessantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s