Do Velho Mundo – Frölunda Campeão, Reta Final na França, Belfast Giants põe fogo na EIHL e mais

Bom dia, boa tarde, boa noite! É mais uma semana no ano de 2017 e é mais uma vez hora dessa coluna semanal falando dos torneios principais, ou não, de hóquei sobre o gelo na Europa. Com algumas ligas dando a semana de folga, vamos visitar alguns países que as vezes fazem parte desse tour, mas para começar vamos ao grande acontecimento que foi a decisão da Champions Hockey League.

CHL

Ok, acho que todo mundo sabe o que aconteceu no jogo, ao menos nos parâmetros gerais, a vitória de 4-3 na prorrogação deu ao Frölunda o bicampeonato da CHL, mas o jogo não se resumiu a isso. Foi uma batalha de forças, tanto esportivas quanto de vontade, os dois times tiveram que dar no mínimo 100% de si durante o jogo. Foi uma grande final, onde o que pesou no final das contas foi talento individual dentro do elenco, o Frölunda tendo um elenco melhor conseguiu a superação final e com 1 minuto e 27 segundos na prorrogação Niklas Lasu marcou o gol que deu o bicampeonato da CHL ao time de Gotemburgo. Festa de um lado, decepção do outro, o cenário comum após uma decisão.

Joel Lundqvist foi eleito MVP da competição, Casey Wellman foi o maior pontuador com 14 pontos, domínio do Frölunda mesmo nas premiações individuais. No final das contas, o melhor time levou novamente o título e muito merecidamente.

frolunda_chl
Joel Lundqvist ergue a copa europeia pela segunda vez (Foto via: CHL)

Com mais uma temporada da Champions Hockey League terminando, fica a boa impressão dessa grande final, de grandes jogos e que o hóquei nos países participantes vem evoluindo realmente como esporte. Por algum motivo o grande problema da liga continental é a presença do público nos jogos, os torcedores ainda não são tão atraídos a comprarem ingressos e comparecerem aos jogos, é um ponto a ser trabalhado. Para a próxima temporada a classificação para a CHL vai mudar e é provável que o torneio melhore ainda mais, talvez isso consiga atrair mais pessoas e mudar o panorama de público nos ginásios. O sucesso absoluto ainda não aconteceu, mas foram apenas 3 temporadas de muitas histórias boas a serem lembradas, o futuro da Champions Hockey League pode ser melhor e maior e com todo o trabalho que tem sido feito, é muito provável que assim seja.

DEL

A DEL foi uma das ligas que não parou essa semana. No momento temos Thomas Sabo Ice Tigers e Adler Mannheim empatados no segundo lugar com 94 pontos. Incrivelmente as equipes da ponta tiveram desempenhos ruins no geral essa semana, apenas Adler Mannheim teve uma vitória e foi no overtime (sobre o Ice Tigers) e o Red Bull München uma vitória no último domingo.

ingolstadt_oliver-strisch
O ERC Ingolstadt luta para se fixar no 7º lugar da DEL (Foto: Oliver Strisch)

Na segunda parte da tabela, o ERC Ingolstadt (7º colocado) construiu uma boa vantagem para os adversários pela posição, tem 8 pontos para o 8º colocado, Fischtown Penguins Bremerhaven. Essa boa vantagem pode garantir a posição, o que seria uma vantagem na fase preliminar da pós-temporada, já que o 7º colocado enfrenta o 10º e tem a vantagem de jogar mais jogos em casa na série. Já vimos antes times que vieram da rodada preliminar entrar em um bom momento e fazer uma campanha surpreendente na pós-temporada da DEL, talvez mais importante do que a vaga é conseguir um bom momentum para entrar com muita força nos playoffs e pode ser isso que o time de Ingolstadt esteja construindo no momento.

Extraliga Eslovaca                         

Na Eslováquia quase tudo está definido, algumas posições ainda estão em disputa, mas a última vaga para a pós-temporada está em disputa por três times. O HK Dukla Trencín, HC Nové Zámky e MHk 32 Liptovský Mikulás são os três últimos colocados da Extraliga e dois deles terminarão a temporada em alguns jogos. Dukla Trencín ocupa a 8ª posição com 55 pontos, Nové Zámky tem 54 pontos e está na 9ª posição já o Mikulás tem 53 pontos, com poucos jogos pela frente, qualquer ponto pode contar. Um dos três avançará para ter o confronto mais difícil o possível dentro de seu país, mas mesmo sendo muito difícil conseguirem avançar nos playoffs, é melhor uma chance pequena do que nenhuma chance.

SLM

Voltamos a visitar a França (ao menos virtualmente), para falar da disputa entre 3 times pela primeira colocação. No momento temos Gap Rapaces com 83 pontos, Grenoble e Rouen Dragons com 81 pontos, os três times tem 40 partidas disputadas e mais 4 pela frente antes da pós-temporada começar. O Lyon ainda tem chances matemáticas também de se colocar nessa posição, mas vai precisar de muita ajuda para isso, será muito estranho caso não seja nenhum dos 3 primeiros atuais a ocupar a melhor posição da tabela. Quem se sair melhor nos 4 jogos restantes ficará com a vantagem na pós-temporada.

Na parte de baixo, Amiens tem 4 jogos para defender sua colocação e a vaga para os playoffs. O oitavo lugar tem 47 pontos, 4 a mais que Straosbourg e Chamonix-Morzine, além de 6 pontos a mais que o Nice. O Dijon com 36 pontos está quase eliminado, precisaria de uma combinação de resultados muito improvável para conquistar a oitava colocação em 4 partidas. Na sexta-feira da próxima semana já serão conhecidos aqueles que avançarão e os que ficarão de fora da pós-temporada na principal liga francesa, e apenas um dos citados nesse parágrafo fará parte do grupo dos privilegiados.

EIHL

A vantagem do líder da EIHL para o segundo colocado é de apenas um ponto nesse momento. Cardiff Devils tem 61 pontos, Belfast Giants tem 60 pontos, o time de Cardiff tem um jogo a menos disputado. Ainda sim o Belfast Giants tirou uma diferença muito grande já e colocou fogo no campeonato, os próximos capítulos da EIHL podem ser emocionantes e o que parecia um título certo para o Cardiff Devils pode se transformar em uma virada épica, caso o Belfast Giants termine a temporada na ponta. De qualquer modo, podemos ter uma batalha jogo a jogo entre os times de Cardiff e Belfast pela taça da EIHL, já que o campeão é decidido na temporada regular, quem vacilar pode ser que tenha que engolir um final amargo de temporada regular.

belfastgiants_williamcherry-presseye
A campanha do Belfast Giants o coloca em posição para lutar pelo título da EIHL (Foto: William Cherry/Presseye)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s