Do Velho Mundo – Acensão do Adler Mannheim, Väjxö Melhor Time da Suécia, Decisão da CHL och mer

Do Velho Mundo – Acensão do Adler Mannheim, Väjxö Melhor Time da Suécia, Decisão da CHL och mer

Bom dia, boa tarde, boa noite! Essa é mais uma de Do Velho Mundo e com ela trazemos o mesmo de sempre, mas com palavras diferentes. Destinos estão sendo selados e disputas continuam com toda força pelo continente, o relógio corre a favor daqueles que estão em boa condição e contra os que precisam de uma posição para garantir algo melhor. Assim, começaremos pelos relatos do país da guarda suíça:

NLA

O esperado aconteceu, Fribourg-Gottéron e HC Ambri-Piotta estão de fora dos playoffs da NLA, o que significa nos termos da liga que os dois times já garantiram vaga no complexo sistema que define quem joga NLA e quem joga NLB na próxima temporada. Em poucas semanas a luta deles pela permanência começará e seus dois adversários iniciais ainda tem que ser definidos, mas isso está perto de acontecer.

SCL Tiger s e EHC Kloten são os próximos na fila para disputarem a permanência na NLA para a próxima temporada. SCL Tigers tem 56 pontos, EHC Kloten 52 pontos, o primeiro na zona de playoffs é o HC Lugano e ele tem 62 pontos, para o Tigers são 6 pontos de diferença e para o Kloten são 10 pontos. Ainda é uma distância alcançável, mas com poucos jogos pela frente cada um deles tem uma margem muito pequena para chegarem a pós-temporada e já garantir uma vaga na NLA para a próxima temporada.

Subindo a tabela, temos o HC Davos quase classificado para as quartas de final, uma vitória no tempo normal ou uma derrota do SCL Tigers também no tempo normal pode garantir a passagem para a pós-temporada de uma vez por todas. O time de Davos deve nos próximos jogos se juntar a SC Bern, ZSC Lions, EV Zug e Lausanne HC entre os times que permanecerão vivos na disputa do título.

hcdavos_www-hcd-ch
O HC Davos está a um passo de chegar a pós-temporada (Foto: HC Davos/www.hcd.ch)

DEL

Nesse momento o Adler Mannheim está a um ponto do segundo colocado da DEL, Thomas Sabo Ice Tigers, mas ao mesmo tempo 3 pontos afrente do quarto, Kölner Haie. É uma posição boa para se estar e mesmo o pior cenário não é algo ruim, com tudo o Adler Mannheim pode chegar ao segundo lugar e além de se classificar para os playoffs, garantir uma vaga no principal torneio continental. E com o Kölner Haie tendo um jogo a menos que os outros dois times citados, essa é uma disputa que pode se arrastar pelos próximos jogos.

Liiga                 

Nesse momento o único time classificado para a pós-temporada na divisão mais alta da Finlândia é o Tappara, com 12 jogos pela frente o líder da Liiga tem seu lugar garantido ao menos entre os que disputam a fase preliminar, o que nesse cenário seria um desastre cataclísmico.

No sexto lugar, o Pelicans tem uma boa vantagem de 4 pontos sobre o Ässät e com 12 jogos pela frente para ambos, é uma boa margem para o Pelicans segurar sua posição e conseguir vaga direta as quartas de final para a Liiga. O sistema classifica os 6 primeiros para as quartas de final e do sétimo ao décimo os times disputam uma fase preliminar na pós-temporada, então essa posição que o Pelicans tem no momento é cobiçada pelos que estão abaixo e com muitos pontos a serem somados ainda, o sexto colocado não pode cochilar, como na fábula da corrida do coelho contra a tartaruga.

pelicans_aop
Com uma boa vantagem , o Pelicans defende o sexto lugar e a vaga direta nas quartas de final da Liiga (Foto: AOP)

SHL

A liderança da SHL pertence ao Växjö Lakers agora, após emplacar apenas vitórias nos últimos quatro jogos e uma delas sendo no shootout após um jogo muito disputado contra o Frölunda, o Växjö tem 5 pontos a mais que o segundo colocado. Tendo 10 jogos para disputar na temporada regular, o Växjö tem aí uma boa oportunidade de terminar com a melhor campanha.

Se o Växjö abriu uma boa vantagem, foi porque o Frölunda não teve uma boa semana, o único ponto que ele somou foi no jogo contra o próprio Växjö e depois disso foi derrotado pelo Färjestad em sua própria casa. Tendo um jogo a menos que o líder, o Frölunda está em boa posição e essa provavelmente foi apenas uma semana ruim no meio de uma temporada grande.

Extraliga Eslovaca

Nesse momento a melhor disputa na Eslováquia é pelo quinto lugar, HK Poprad, MHC Martin e HKM Zvolen, os três têm 65 pontos e apenas o MHC Martin tem 45 jogos, os outros dois disputaram 46 jogos já. Terminar em melhor posição pode significar pegar um time menos difícil na primeira rodada da pós-temporada e com um torneio não muito nivelado essa posição pode ser vital. Os próximos jogos dirão o que pode acontecer com essas três equipes, dependendo dos desempenhos essa disputa pode terminar em breve ou se arrastar.

ELH

As disputas na principal liga da Tchéquia continuam como estavam há algum tempo. Com exceção do Bílí Tygri Liberec que desgarrou na ponta, mas é incrível e surpreendente como nível parelho entre os times faz com que eles ganhem e percam pontos e as disputas por posições e destinos melhores continuem. Isso tem sido tão aparente que qualquer sequência de vitórias tem dado grandes vantagens e foi assim que alguns times como o Sparta Praha melhoraram na competição. Os times tem entre 6 e 8 jogos para disputar ainda e nessa reta final qualquer vacilo pode significar algo muito ruim. É o momento de concentrarem os esforços para os últimos quilômetros da maratona.

EBEL

E com todos os times chegando a 6 jogos na segunda fase, as posições vão sendo definidas e destinos traçados. No grupo de posicionamento a liderança está nas mãos do Vienna Capitals novamente, mas com poucos pontos para o Red Bull Salzburg e Black Wings Linz. O EHC KAC venceu dois jogos e chegou aos 12 pontos, encostou nos três da ponta. E na parte de baixo do grupo o HC Bolzano está no último lugar com os mesmos 4 pontos.

ebel_posicionamento
A disputa pela melhor posição nos playoffs está entre 4 times

No grupo de classificação o Orli Znojmo ultrapassou o EC VSV e ocupa a segunda colocação, já o Dornibirner Eishockey Club chegou a marca dos 10 pontos e se mantem vivo na briga, já Ferhevar AV 19 e Olimpija Ljulbjana estão quase de fora dos playoffs.

ebel_qualificatorio
Fehervar AV 19 e HDD Olimpija Ljubljana estão quase fora da pós-temporada

CHL

frolunda_sparta_artechl
Arte: CHL / http://championshockeyleague.net/

É hora da decisão no principal torneio de clubes da Europa. De um lado temos o campeão Frölunda defendendo seu título, do outro do Sparta Praha, é um choque de uma força mais recente contra outra muito tradicional. O Frölunda tem a vantagem de jogar a final em casa, mas o Sparta Praha ainda não perdeu como visitante nessa competição e mais, venceu três jogos em terras suecas. A balança do favoritismo pende para o lado do Frölunda, mas até em que nível?

Os times têm retrospectos muito parecidos nessa competição, mesmo nos destaques individuais: seus principais pontuadores são Joel Lundqvist (Frölunda) e Lukas Pech (Sparta), Lundqvist tem 13 pontos e Pech 12. Os goleiros também tem números parecidos, Tomas Popperle (Sparta) defendeu 93,88% dos chutes enfrentados e tem média de 1,32 gol sofrido por jogo, já Johan Gustafsson (Frölunda) defendeu 92,57% dos disparos que enfrentou e sofreu em média 1,45 gol por jogo.

Nessa tarde de terça-feira, 07/02, veremos o embate final da Champions Hockey League e quem se consagra o campeão continental. O Frölunda quer chegar ao bicampeonato, já o Sparta quer conquistar seu primeiro título, com os desempenhos dos times sendo parecidos em alguns aspectos, pode ser que tenhamos um grande jogo e uma final memorável. Que o melhor time vença.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s