Do Velho Mundo – Cenário Quase Definido na DEL, Fribourg-Gottéron e HC Ambri-Piotta no Fio da Navalha, Notícia Triste Vinda da Eslováquia e mais

Do Velho Mundo – Cenário Quase Definido na DEL, Fribourg-Gottéron e HC Ambri-Piotta no Fio da Navalha, Notícia Triste Vinda da Eslováquia e mais

Bom dia, boa tarde, boa noite! É mais uma segunda-feira Diferente do normal é terça-feira, e pela décima quinta semana trazemos relatos, opiniões e outras coisas sobre as temporadas de algumas das ligas de hóquei no gelo da Europa. Estamos quase em fevereiro e é nessa época que começamos a conhecer os times que seguirão a temporada e aqueles que irão apenas assistir a pós-temporada. A hora da decisão se aproxima e a partir de agora é matar ou morrer para muitas equipes.

Com isso dito, começamos nossos relatos pela liga nascida na Áustria, mas que já cruzou algumas fronteiras. Com 6 times já classificados para os playoffs e outros 6 brigando pelas 2 vagas restantes a EBEL vive sua fase decisiva:

EBEL

No grupo onde sairão os dois últimos classificados para as quartas de final pouco mudou, o Moser Medical Graz99ers continua na ponta, o EC VSV está em segundo e assim a sequência segue. Para o 99ers a vantagem é de 4 pontos para o terceiro colocado, continuando a boa sequência de vitórias a vaga nas quartas de final chegará em breve. Enquanto isso EC VSV e HC Orli Znojmo são os que brigam pela segunda vaga, até então, o VSV tem 11 pontos e o Znojmo 9, separados por menos do que uma vitória no tempo normal as duas equipes podem mudar de posição a qualquer hora.

ebel_qualificatorio

Já no grupo para posicionar os 6 já classificados a pós-temporada, o Red Bull Salzburg tomou a primeira posição, assim com o EHC Liwest Black Wings Linz o terceiro lugar. Vienna Capitals ocupa a segunda posição e o EHC KAC a quarta, HC Bolzano e HC TWK Innsbruck fecham a classificação. Os três primeiros estão muito próximos e podem alternar posições dependendo dos resultados futuros.

ebel_posicionamento

DEL

O time da terra de famosas cervejarias, mas que é propriedade de uma marca de energético, voltou a ponta no principal campeonato de hóquei no gelo da Alemanha. O Red Bull München tem 92 pontos, 4 a mais que o segundo colocado, e é tudo isso o que se esperava na DEL. A equipe de Munique é a melhor do país e esse panorama está se confirmando como realidade, com tudo tendo 9 jogos pela frente veremos se isso será confirmado realmente ou não.

Com poucos jogos faltando, o cenário para a pós temporada está se definindo: Grizzlys Wolfsburg, o sexto colocado, tem 6 pontos de vantagem para o ERC Ingolstadt, sétimo colocado, essa é a diferença entre o último time a conseguir vaga direta as quartas de final e o primeiro a passar para a fase preliminar de playoffs. Enquanto isso o décimo lugar, Eisbären Berlin, tem 58 pontos e o décimo primeiro lugar, Düsseldorfer EG, tem 47 pontos. A janela para a entrada no mundo da pós-temporada vai diminuindo e pode ser que em breve tenhamos todos os 10 classificados definidos.

NLA

E temos mais um time garantido na pós-temporada da NLA, o Lausanne HC atingiu os 74 pontos e com o nono colocado podendo atingir no máximo 73 pontos, uma colocação entre os 8 melhores é realidade consumada. Na temporada passada o Lausanne ficou de fora dos playoffs, nessa a melhoria foi tanta que faltando 7 jogos a continuidade da temporada está garantida. Com isso temos quatro vagas definidas, as outras quatro ainda estão em jogo matematicamente, HC Davos, EHC Biel, Genève-Servette HC e HC Lugano precisam de pouco para se garantirem nas quartas de final.

lausanne_hc_fabien-perissinotto
O Lausanne HC é o quarto time a garantir vaga na pós-temporada da NLA (Foto: Fabien Perissinotto)

Enquanto isso Fribourg-Gottéron e HC Ambri-Piotta estão no fio da navalha, matematicamente quase garantidos entre os quatro piores e, por tanto, uma vaga no complexo sistema de rebaixamento/promoção entre a NLA e NLB. Os dois precisam vencer os 7 jogos restantes e torcer para um desastre completo na temporada de EHC Biel, Genève-Servette ou HC Lugano. O HC Ambri-Piotta está a uma derrota ou vitória do HC Lugano e o Genève-Servette marcar mais um ponto de garantir seu destino, já o Fribourg-Gottéron pode ter o destino selado com o HC Lugano marcando 4 pontos, o Genéve-Servette 3, EHC Biel 2 e  HC Davos 1 ponto, ou seja, na próxima rodada ambos podem ter o destino traçado.

Extraliga Eslovaca

Começamos essa parte da coluna com uma notícia triste: Ján Kobezda, técnico do HK Dukla Trencín, faleceu na noite do dia 27/01. O Dukla Trencín enfrentaria o HC Kosice naquela noite, o treinamento da manhã ocorreu normalmente, mas sem Kobezda no comando, o time estava a caminho do jogo já em Kosice quando recebeu a notícia do falecimento. Kobezda teve um ataque cardíaco mais cedo naquele dia e não resistiu, faleceu aos 41 anos de idade, pouco tempo após assumir o cargo de técnico do time após a demissão de Josef Turek, o técnico anterior. Ján Kobezda passou por diversos times como jogador, começou no Spartak Dubnika na temporada 1994-95, passou pelo próprio Dukla Trencín, times da ECHL, IHL e UHL (ligas americanas menores), voltou ao Dukla Trencín por mais duas temporadas, passou ainda pelo Ilves Tampere (Finlândia), Slovan Bratislava (atualmente na KHL) e terminou a carreira de jogador no Skautafélag Akureyrar da Islândia. Sua carreira de técnico começou em 2003, quando dirigiu a seleção sub 20 da Islândia, treinou alguns times juniores e chegou ao Dukla Trencín como general manager na temporada passada.  Que esteja em paz.

jan_kobezda_-tasr-radovan-stoklasa
Ján Kobezda, ex-jogador, general manager e técnico do Dukla Trencín deixou esse mundo na noite do dia 27/01 após ataque cardíaco (Foto: ASR/Radovan Stoklasa)

O jogo entre Kosice e Trencín foi realizado na tarde dessa terça-feira, 31/01, os donos da casa venceram por 6-4.

No restante, as posições da Extraliga continuam iguais, o HC Kosice está agora a 1 pontos do líder. Com poucos jogos pela frente, algumas brigas por posição e vaga na pós-temporada ainda estão abertas, a reta final de temporada regular pode ser muito interessante de se acompanhar.

ELH

No país do eterno Dominik Hasek, o Bílí Tygri Liberec já está matematicamente dentro da pós-temporada e quase garantido entre os seis primeiros colocados, aqueles que vão diretamente as quartas de final. O atual campeão tem mantido boas sequências e já tem o selo de favorito ao título carimbado, mas daqui a 8 jogos as coisas mudam e tudo pode mudar.

SHL           

Em terras suecas o HV71 conseguiu abrir alguns pontos para os concorrentes e consolidou o terceiro lugar na última semana. 4 pontos a frente do Skelleftea, pode ser que esse seja o principio de uma desgarrada e o início de um processo para se fixar nessa posição. Enquanto Frölunda e Växjö estão com uma boa vantagem, o HV71 tenta construir essa vantagem para os adversários que estão posições abaixo e assim garantir uma boa vaga na pós-temporada.

brynas_bildbyran
O Brynäs demarca o limite entre ir direto as quartas de final e ir a fase preliminar de playoffs (Foto: Bildbyran)

No sexto lugar, o Brynäs tem apenas 1 pontos de vantagem para Malmö e Färjestad, mas essa boa vantagem é que pode ajuda-lo a se classificar de maneira direta as quartas de final da SHL. Para isso acontecer e necessário manter bons desempenhos e assim a recompensa chegará, mas se vacilar, pode ser que o prêmio final se torne algo menos bom.

Liiga

O Tappara chega a marca de 100 pontos e está cada vez mais próximo de garantir a primeira colocação na temporada regular. Sua vantagem para TPS e KalPa é de 8 pontos e com a temporada regular se aproximando do final, em breve a luta do Tappara será para defender seu título. O principal candidato a vencer a Kanada-malja terá logo pela frente diversas guerras para lutar, cada série de playoffs significará uma série de batalhas e nesse panorama tudo pode mudar a qualquer momento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s