Do Velho Mundo – Triunvirato Eslovaco Remontado, Surpresas na EBEL, Classificados para os Playoffs na Suíça e mais

Do Velho Mundo – Triunvirato Eslovaco Remontado, Surpresas na EBEL, Classificados para os Playoffs na Suíça e mais

Bom dia, boa tarde, boa noite! A décima quarta edição dessa coluna chega trazendo sempre a mesma coisa novos conteúdos sobre as principais ligas de hóquei no gelo do continente europeu. Mais uma semana se passou e com ela muitas coisas aconteceram e serão relatadas a seguir. Começamos com a liga da Eslováquia:

Extraliga Eslovaca

Quando essa coluna começou, tínhamos dois times brigando pela ponta, então um deles passou por uma fase ruim, se recuperou e ganhou momentum, então voltou a briga. No momento temos HC Kosice com 87 pontos na liderança e 43 jogos disputados, logo atrás dele HC 05 iClinic Banská Bystrica e HK Nitra estão com 85 pontos em 42 jogos. Os três times estão dentro de uma margem que a qualquer momento as posições podem mudar completamente. A briga pela ponta está novamente entre três times e os três parecem prontos para disputarem jogo a jogo, depois de tempos de desequilíbrio o triunvirato eslovaco está remontado e volta a governar o lugar.

Descendo a tabela, temos HK Dukla Trencín, MHK 32 Liptovský Mikulás e HC Nové Zámky disputando o oitavo lugar, a última vaga para os playoffs. Trencín tem 52 pontos, Mikulás 51 e Zámky 48 pontos. São os três últimos da tabela efetivamente (tem o HK Orange 20, a seleção eslovaca sub 20, atrás deles, mas o time disputa apenas os 20 primeiros jogos como preparação par ao mundial de juniores) e sua luta é para ver quem avança e quem termina a temporada mais cedo. Com o oitavo colocado apenas três pontos a frente do décimo, é possível que qualquer um deles se classifique para a pós-temporada e que a temporada termine logo para os outros dois. É uma briga para ser acompanhada.

ELH                                          

A disputa entre Mountfield HK, HC Verva Litvínov, Sparta Praha e Piráti Chomutov não é só por lugar, vale também a ida direta as quartas de final. A ELH adota o sistema em que do primeiro ao sexto lugar os times avançam diretamente as quartas de final, do sétimo ao décimo lugar os times disputam uma fase prévia, o sétimo enfrenta o décimo e o oitavo enfrenta o nono em uma série de jogos. Para evitar essa fase prévia, os quatro times acima precisarão fazer uma boa campanha já que um deles deverá terminar no sétimo lugar. No momento o Piráti Chomutov ocupa esse lugar, com 67 pontos está a um ponto do Sparta Praha (6º colocado) e dois pontos do Verva Litvínov (5º) e Mountfield HK (4º), nessa disputa o Sparta está com três jogos a menos que o Verva e o Piráti e um a menos que o Mountfield HK. A parte final da temporada regular é como a parte final da maratona, são os últimos quilômetros que vão decidir quem leva o melhor prêmio, ida direta as oitavas de final, e quem leva o prêmio secundário, a classificação para a fase prévia dos playoffs.

pirati-chomutov_ctk
O Piráti Chomutov é um dos times que brigam para ficar entre os 6 melhores (Foto: CTK)

EBEL

Vamos começar falando do grupo mais nobre, o Vienna Capitals venceu um dos dois jogos que disputou e tem 9 pontos, o Red Bull Salsburg venceu o único jogo disputado e alcançou os 7 pontos. A grande surpresa foi o HC KAC, o pior colocado entre os seis times venceu os dois jogos disputados e se colocou em terceiro lugar, começou a segunda fase com uma goleada de 5-0 em Viena, sobre o Capitals, então venceu o Black Wings Linz em casa. O Black Wings Linz venceu o Bolzano em casa no primeiro jogo, perdeu o segundo como relatado anteriormente e os 5 pontos somados o colocam em quarto lugar. HC Bolzano e o HC TWK Innsbruck não venceram jogos, o Bolzano tem 1 ponto que foi dado pela posição em que terminou a temporada regular.

ebel_posicionamento
Classificação do grupo de posicionamento

O segundo grupo, onde os dois melhores avançarão para os playoffs, tem como líder o Moser Medical Graz99ers, o time venceu os dois jogos disputados e chegou aos 10 pontos. O EC VSV perdeu um dos jogos que disputou está em segundo com 9 pontos. O HC Orli Znojmo venceu os dois jogos e está com 8 pontos, o Ferhervar AV 19 venceu um dos jogos e marcou 3 pontos, os outros dois times não marcaram pontos, o Dornbirner Eishockey Club tem 1 ponto (extra) e o HDD Olimpjija Ljubljana está sem pontos.

ebel_qualificatorio
Classificação pelo grupo que qualifica os dois melhores as oitavas de final

NLA      

Na terra dos canivetes, o trio da ponta já garantiu vaga nos playoffs. SC Bern e ZSC Lions tem 86 pontos, EV Zug 82, o EV Zug é o time que tem mais jogos a disputar entre todos na liga, 11, o SC Bern tem 9 jogos a disputar e o ZSC Lions 8 jogos ainda, a vantagem conquistada para o 9º colocado é tão grande que os times já se garantiram na próxima fase da temporada e devem terminar nos 3 primeiros lugares.

geneve-servette-hc_lauren_daspres
Ocupando o 8º lugar, o Genève-Servette HC começa a ver os playoffs mais perto (Foto: Lauren Daspres)

O Genève-Servette HC ocupa a oitava posição, a última que vai para a pós-temporada e que escapa da complicada busca pela permanência na NLA, 5 pontos a frente do EHC Kloten e SCL Tigers, 9º e 10º lugares respectivamente. A vantagem é boa e com 9 jogos a disputar, o Genève-Servette precisa de pouco para se garantir na pós-temporada e se manter a distância confortável, pode se classificar em poucos jogos. Dependendo de si mesmo, será muito frustrante ficar de fora dos playoffs.

DEL

Depois de tanto lutar, o Thomas Sabo Ice Tigers finalmente alcançou o topo da temporada regular. O momentum foi levando o time, fazendo-o vencer jogos, somar pontos e o aproximar do Red Bull München, o momentum foi continuando e permitiu a ultrapassagem do então líder da DEL. O Ice Tigers e seu time extremamente equilibrado e talentoso vai se aproximando de garantir a vantagem de sempre poder disputar mais jogos em casa nos playoffs.

Lá embaixo, o Eisbären Berlin tem 52 pontos, o Krefeld Pinguine 44, são 8 pontos que separam o décimo colocado do décimo primeiro. 8 pontos é a diferença entre quem se classifica para os playoffs e quem terminará a temporada em breve. A equipe de Krefeld teria que tirar 8 pontos em 16 jogos, o Düsseldorfer EG teria que tirar 9 pontos em 17 jogos, Iserlohn Roosters 9 pontos em 16 jogos e o Schwenninger Wild Wings 12 pontos em 16 jogos, em teoria qualquer um deles poderia entrar na pós-temporada, mas os quatro times tem uma tarefa difícil nessa parte final de temporada regular. Se o time de Berlim ou alguns dos que estão a frente vacilarem, pode ser que a vaga na fase preliminar seja perdida, esse é o momento em que a margem de erro começa a cair de modo vertiginoso.

eisbaren_aliance-maurizio_gamb
O Eisbären Berlin é o time que fecha o grupo que se classificaria para os playoffs (Foto: Aliance/Maurizio Gamb)

Liiga                                  

Na Finlândia, KalPa e TPS se distanciaram do quarto lugar, HPK, e estão a 7 e 8 pontos respectivamente do líder da Liiga. KalPa tem 84 pontos, TPS 83, os dois tem o mesmo número de jogos e com 18 jogos ainda pela frente, não garantem nada por enquanto, mas se encaminham para permanecer no segundo e terceiro lugar da Liiga até o final da temporada regular.

Ässät, JYP e Pelicans disputam quinto e sexto lugares, Ässät e JYP tem 68 pontos e o Pelicans 66 pontos. Essa luta pode definir os seis que irão diretamente as quartas de final e um dos que vão para a fase preliminar de playoffs. Os próximos jogos podem colocar uma barreira grande e fechar o bloco dos seis primeiros em breve, mas também podem abrir a disputa mais, tudo vai depender do desempenho desses times.

SHL      

Uma semana desastrosa para o Frölunda e ele vê o Växjö Lakers ao seu lado. Os dois tem 73 pontos, o Frölunda tem um jogo a menos, que será disputado no dia seguinte a publicação dessa coluna. Ou seja, qualquer coisa que não seja uma vitória do Frölunda nos 60 minutos colocará uma distância em que o Växjö poderá assumir a liderança do campeonato.

No fundo da tabela, Örebro com 38 pontos e Leksand com 36 pontos lutam para ficarem fora do rebaixamento. Os dois tem uma margem grande para o último colocado, Rögle, e ao mesmo tempo estão muito atrás do Djurgarden, por isso ao menos no momento a briga é particular. Como tem o mesmo número de jogo, ambos vão disputar jogo a jogo até que ou a temporada regular acabe, ou um deles fique para trás.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s