Do Velho Mundo – O Ás de Kärpät, O Reset da EBEL, As Brigas Pelas Lideranças entre outros assuntos

Do Velho Mundo – O Ás de Kärpät, O Reset da EBEL, As Brigas Pelas Lideranças entre outros assuntos

Bom dia, boa tarde, boa noite! Edição número 13 dessa coluna logo após uma sexta-feira 13, coincidência? Não importa, o que importa é que temos alguns assuntos para serem tratados, começando com os primeiros jogos das semifinais do torneio continental mais importante desse esporte chamado Hóquei no Gelo:

CHL

As semifinais da Champions Hockey League começaram com os dois jogos sendo disputados em terras suecas. Se de um lado não houve surpresa, do outro sim, vamos falar de cada jogo individualmente:

Frölunda 5-1 Fribourg-Gottéron:

A vitória do Frölunda era esperada, mas foi muito mais fácil do que se imaginava. O Fribourg até conseguiu fazer frente no primeiro período, com tudo foi facilmente batido nos dois períodos restantes. O Frölunda coloca o pé na sua terceira final de CHL, sendo que foram disputadas três edições, para o Fribourg-Gottéron será necessário um milagre.

Växjö Lakers 1-2 Sparta Praha:

Ah o Sparta Praha e sua capacidade de surpreender nessa CHL, na edição anterior dessa coluna eu fechei falando que o trecho “Time to be killing the dragon again” (“Hora de matar o dragão novamente”) da música Killing the Dragon da banda solo de Ronnie James Dio tinha que estar na cabeça dos jogadores do Sparta Praha e parece que isso, ou algo parecido, realmente foi o pensamento do time. O Sparta abriu 2-0, no terceiro período o Växjö foi atrás do placar e conseguiu marcar ao menos um gol, para o time sueco poderia ter sido pior, para o tcheco, melhor. Um gol de diferença, se o Sparta conseguir ao menos manter a vantagem, ou até melhora-la, sua passagem para a final da CHL transformará sua campanha na melhor de se acompanhar até então na história da CHL. Por outro lado, se o Växjo conseguir reverter, teremos uma MUITO PROVÁVEL final sueca entre os dois melhores times do país. Para descobrir o que vai acontecer, somente nessa terça-feira.

SHL

Como falado acima, Frölunda e Växjö são os melhores times da Suécia. O Växjö assumiu o segundo lugar e abriu frente a concorrência, tem 67 pontos enquanto o Linköping, agora terceiro colocado, tem 61. Ao mesmo tempo a diferença de 8 pontos para o Frölunda caiu para 6 pontos. No campeonato doméstico foi uma ótima semana para o Växjö Lakers, que ganha momentum e se estabelece como a segunda força no país.

Quem está indo mal nos últimos tempos é o Brynäs, que há pouco tempo brigava jogo a jogo com o Växjö pela vice liderança. Hoje o time ocupa o quinto lugar com 60 pontos, perdeu posições para Linköping e HV71 e está ao alcance do Skelleftea (sexto lugar). O Brynäs precisa reencontrar momentum, assim saindo dessa queda atual.

Liiga       

A Finlândia tem um novo líder na pontuação após um bom tempo, Mika Pyörälä tem 42 pontos, 1 ponto a mais do que Henrik Haapala, o antigo líder de pontuação. Pyörälä joga pelo Kärpät, o nono colocado da Liiga e com uma campanha fraca, tanto que os 19 gols e 23 assistências anotadas por Pyörälä são uma exceção muito grande na equipe. Sempre entre os três principais pontuadores da Liiga, Pyörälä melhorou seu desempenho nas últimas semanas e finalmente ultrapassou a dupla do Tappara (Haapala e Savinainen), assumindo a ponta na corrida. Talvez Pyörälä não consiga manter a ponta na briga pela pontuação, mas é um ótimo momento para o ás de Kärpät.

mike_pyorala_aop
Mike Pyörälä com 42 pontos é de longe o melhor jogador do Kärpät nessa temporada (Foto: AOP)

DEL

O Thomas Sabo Ice Tigers voltou a encostar no líder da DEL, vencendo jogo atrás de jogo o time de Nuremberg agora tem 79 pontos contra 80 do Red Bull München. Os dois tem o mesmo número de jogos, o que significa que se o time de Munique tropeçar, pode ser que o Ice Tigers tome a ponta. Com o segundo melhor ataque e a segunda melhor defesa, junto ao líder da DEL, o Ice Tigers tem uma força muito grande dentro do campeonato nacional.

Na parte de cima ainda, o Grizzlys Wolfsburg deu uma oscilada e com 67 pontos atualmente está no quinto lugar. Cinco pontos atrás do Adler Mannheim e um a frente do Augsburger Panther, o time de Wolfsburg está numa posição confortável para ir a pós-temporada de modo direto, mas o comodismo nunca é bom no mundo dos esportes e certamente o Grizzlys não ficará parado.

NLA

Em terras suíças Linus Klasen continua a ser o grande destaque individual da principal divisão do hóquei no gelo no país. O atacante do HC Lugano marcou 10 gols e 35 assistências, foram 45 pontos anotados em 40 jogos disputados. Com uma média de 1,12 ponto por jogo, a segunda melhor, Klasen se destaca com seus passes para gol e mesmo com seu time sendo um dos piores, ainda sim ele é um dos melhores jogadores nessa temporada.

tobias_stephan_alexandrawey-keystone
Tobias Stephan é o principal destaque entre os goleiros da NLA (Foto: Alexandra Wey/Keystone)

Tobias Stephan é o maior destaque entre os goleiros. O goleiro do EV Zug  tem uma média de 93,33% de defesas por disparos enfrentados, sofreu uma média de 2,02 gols por jogo nos 35 jogo que disputou. Stephan tem sido extremamente sólido, é a linha final na melhor defesa da NLA e tem sido um dos motivos de o EV Zug estar na briga direta pela liderança na temporada regular.

 

 

EBEL               

A primeira fase da EBEL terminou nesse domingo, 15/01, com isso agora entra na segunda fase, que é a disputa final antes dos playoffs, ou seja, o campeonato dá um reset. Nessa segunda fase os times são divididos entre dois grupos: do primeiro ao sexto lugar eles já estão classificados para a pós-temporada, mas agora brigam por posições, esse é o grupo qualificatório. Em teoria o sexto lugar da temporada regular pode virar o primeiro lugar nessa fase e ter a vantagem de fazer mais jogos em casa em cada fase dos playoffs. O segundo grupo, grupo qualificatório, é formado com os times do sétimo ao décimo segundo lugar, eles brigam por duas vagas que levam a pós temporada. Em ambos os grupos todos jogam contra todos uma vez e os times já começam com pontuação bônus ou não dependendo de sua posição ao final da temporada regular. Abaixo como ficaram os grupos para essa segunda fase na EBEL:

ebel_grupos

ELH                    

E temos um novo líder na Extraliga da Tchéquia, o Bílí Tygri Liberec alcançou a soma de 80 pontos em 39 jogos disputados e se senta na cadeira mais alta. São cinco pontos a frente do ex-líder HC Ocelári Trinec. A principal marca do time de Liberec é a melhor defesa da competição, foram 68 gols sofridos, o que nos 39 jogos disputados dá uma média de 1,74 gol sofrido por jogo. O ataque é bom, com 101 gols marcados é o sexto melhor da ELH, pode não ser o mais brilhante, com tudo com a defesa segurando o adversário o ataque faz gols o suficiente para vencer os jogos, o que é o mais importante. Com o momentum completamente a favor, o Bílí Tygri deve aproveitar e seguir liderando essa liga e buscando defender seu título.

bili-tygri-liberec
Os jogadores do Bílí Tygri Liberec tem muito o que comemorar (Foto: http://hcbilitygri.cz/clanek.asp?id=Stastne-a-vesele-Vanoce-preji-Bili-Tygri-Liberec-8773)

Extraliga Eslovaca         

Outro país, outra história de time que alcançou adversários que estavam melhores. Dessa vez é o HK Nitra, que chegou a “morrer” durante a temporada, e agora está a 2 pontos dos líderes do campeonato. Sua “ressureição” acabou trazendo forças novamente e o colocou a 2 pontos de HC Kosice e HC 05 iClinic Banská Bystrica, sequências de vitórias combinadas a derrotas dos adversários permitiram essa aproximação e se os ventos continuarem soprando a favor, pode ser que o HK Nitra passe por cima e vá embora, mas só com o tempo veremos o que acontecerá de fato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s