Do Velho Mundo – Düsseldorf Reergue, A Hora de Separar os Melhores dos Bons Chegou, e outros assuntos

Bom dia, boa tarde, boa noite! A edição de Do Velho Mundo dessa semana traz o mesmo de sempre, mas com coisas novas. Viajaremos pela Europa através de palavras mais uma vez, passaremos pelas maiores ligas e a beira de começar as semifinais da Champions Hockey League entenderemos a situação de cada um dos quatro times. Para começar, vamos passar pelas terras de Richard Wagner, Albert Einstein, Michael Schumacher e Bruce Willis:

DEL

Schwenningen Wild Wings e Adler Mannhein fizeram o terceiro Winter Game da DEL na Wirsol Rhein-Neckar-Arena em Hoffenhein. 25 mil e 22 espectadores ocuparam uma grande parte do estádio para pouco mais de 30 mil pessoas, os times fizeram um jogo de 10 gols, mesmo o Wild Wings começando bem o jogo, mas a força do Mannheim era grande de mais para o time da casa. O placar final foi Schwenningen Wild Wings 3-7 Adler Mannheim, que continua na briga pelas melhores posições, já o Wild Wings deixou o último lugar e agora é o 13º na classificação da liga.

winter_game_city-press
25 mil e 22 espectadores compareceram a Wirsol Rhein-Neckar-Arena para ver o terceiro Winter Game da DEL (Foto: City-Press)

Na quarta edição dessa coluna foi relatada a má fase do Düsseldorfer EG e que isso poderia afasta-lo da pós temporada, nesse tempo o time melhorou e agora está numa batalha com o Straubing Tigers pelo 10º lugar. Há 6 pontos do 9º colocado, o representante de Düsseldorf tem como missão defender a posição do Straubing Tigers e de quem mais puder alcança-lo, e se for possível alcançar os times a frente. Se anteriormente foi relatada a decadência, agora o Düsseldorfer EG se reergueu e está no caminho que era esperado.

Liiga

Os últimos jogos não foram bons para o HPK, o time brigava com KalPa e TPS pelo segundo lugar e após uma sequência de derrotas agora está a 9 pontos do terceiro lugar. O quarto lugar está longe de ser uma posição ruim, mas tudo é uma questão de fase ruim e provavelmente ele irá sair logo dessa fase.

Logo abaixo do HPK, Pelicans, HIFK, Ässät e JYP brigam jogo a jogo por posição, Pelicans e HIFK tem 57 pontos, já Ässät e JYP 56, os quatro são bons times e certamente farão uma boa disputa enquanto ela durar. Esse é o melhor tipo de situação de se ver em temporada regular, uma disputa jogo a jogo, cabeça a cabeça para ver quem termina em melhor posição e nesse caso uma melhor posição significa escapar de um adversário teoricamente mais difícil quando os playoffs chegarem.

SHL

No reino da Suécia, o time do príncipe regente Joel Lundqvist continua muito bem, vencendo jogo atrás de jogo e não deixando Växjö e Brynäs encostarem. Os dois times permanecem brigando pelo segundo lugar e o Växjö deu um importante passo vencendo o Brynäs na casa dele no sábado, 07/01. Brynäs tem 59 pontos, Växjö 61 e está a 12 pontos do líder Frölunda, que tem 73 pontos.

Já com probabilidade real de alcançar o Brynäs está o Linköping com 56 pontos. O quarto lugar da SHL tem 16 vitórias nos 60 minutos, 2 vitórias no overtime ou shootout, 4 derrotas em overtime ou shootout e 11 derrotas sem marcar ponto. O ataque marcou 82 gols, a defesa sofreu 80, apesar disso a quarta posição é defendida com primor e com uma campanha muito digna.

linkoping_peter-holgersson_bildbyran
O Linköping é o quarto colocado da SHL e pode sonhar com mais (Foto: Peter Holgersson/Bildbyran)

Extraliga Eslovaca      

O HK Nitra melhorou sua campanha e voltou a se aproximar do segundo lugar. Após uma má fase o time voltou a emplacar vitórias e chegou a 74 pontos, agora está apenas a 2 pontos do segundo lugar e 5 do primeiro. Atual campeão da Eslováquia, tem todas as armas para defender seu título, mas não basta ter as armas, é preciso saber como usa-las e essa capacidade é também possuída pelo Nitra. Quando os playoffs chegarem, o Nitra deve estar pronto para derrubar os dois times que hoje estão acima deles, além de não dar chances as zebras, porque se vacilar na pós temporada pode por tudo a perder.

ELH

Nas terras tchecas, um time tem chamado atenção pela sequência de vitórias que vem construindo nos últimos tempos. 6 vitórias fizeram o HC Skoda Plzen saltar posições, chegar ao nono lugar e dentro da briga para entrar na rodada preliminar da pós temporada. Três pontos atrás do HC Vitkovice Ridera, o Plzen ainda pode lutar por uma posição melhor, faltando pouco mais do que meia temporada até os playoffs, as chances de chegar lá podem ajudar e muito na continuidade da boa fase da equipe.

EBEL

A briga por posições entre EC VSV, HC Orli Znojmo, Fehervar AV 19 e Moser Medical Graz99ers é uma das mais interessantes no momento na EBEL. Os quatro times estão separados por 4 pontos, o sétimo lugar é a melhor posição para se terminar quando não se está entre os seis primeiros, dá uma boa vantagem inicial na corrida pelas duas vagas restantes nos playoffs, essa briga é exatamente por esse lugar. Por enquanto os quatro times já sairiam na vantagem em relação aos dois restantes, mas porque não querer algo melhor? É por isso que o EC VSV tem que ficar atento, vencer jogos e não dar chance ao azar, porque sair com 4 pontos na briga por vaga pelos playoffs é sempre ótimo negócio. Com a mesma pontuação do VSV, mas perdendo no saldo de gols, o HC Orli Znojmo tem também boas chances de conseguir essa posição que daria privilégios na situação em que se encontram. Mesmo 4 pontos atrás do VSV, o Graz99ers está perto de algo melhor e com a temporada regular chegando a reta final, talvez seja a hora de começar a apostar um pouco mais alto.

ebel
Classificação da EBEL (7º a 10º lugar)

NLA

evzug_luzernerzeitung
O EV Zug é um dos times que protagonizam a NLA (Foto: http://www.luzernerzeitung.ch/sport/eishockey/ev_zug/evz/Geneve-Servette-ev-zug-cup-halbfinal;art101,935406)

A NLA voltou e com isso volta a briga entre SC Bern, ZSC Lions e EV Zug pela ponta do campeonato. No momento o SC Bern tem 77 pontos, o ZSC Lions também 77 e o EV Zug 75 pontos, o Zug ainda tem 3 jogos a menos que o Lions e 1 a menos que o Bern. O EV Zug tem a melhor defesa com 75 gols sofridos, o ZSC Lions o melhor ataque com 118 gols marcados, o melhor saldo de gols é de 37 e pertence ao EV Zug. Tanto SC Bern quanto EV Zug venceram 22 jogos no tempo regular, enquanto o ZSC Lions venceu “apenas” 18 jogos. As diferenças nas campanhas são pequenas e os jogos a menos que o time de Berna e de Zug tem podem ajuda-los a até construir uma diferença para o time de Zurique, mas tudo vai depender de como vão se sair no gelo.

Quem caiu bastante no campeonato nacional foi o Fribourg-Gottéron, caiu até a última posição numa sequência ruim de jogos. Com 39 pontos, está atrás até mesmo do HC Ambri-Piotta, um time que passou a maior parte da temporada apanhando, que era tratado como certo para enfrentar a disputa final de rebaixamento/promoção entre a NLA e NLB. O Fribourg-Gottéron tem como missão dentro do campeonato nacional sair dessa posição e se qualificar melhor para o calvário do final de temporada ser menos difícil.

CHL            

E as semifinais da CHL começam nessa terça, 10/01/2016 e.c., os dois embates envolvem times da Suécia, ainda um suíço e um tcheco fazem parte dessa disputa para chegar a grande final. Essa é a fase que separa os melhores dos bons, os quatro disputam o título continental efetivamente, mas apenas dois sobreviverão.

Fribourg-Gottéron vs Frölunda

O Frölunda é amplo favorito. Sua terceira semifinal de CHL, podendo ir para a terceira final nas três edições do torneio, o Frölunda é um dos mais fortes, se não o mais forte, times fora da NHL, faria frente mesmo a elite da KHL, considerada a elite mundial fora os times da National Hockey League. Não há muito o que comentar aqui, é o favorito contra qualquer um que enfrente na CHL.

O Fribourg-Gottéron faz o papel de zebra nesse confronto, mesmo tendo a melhor campanha na competição. Nas oitavas de final enfrentou o adversário teoricamente mais forte em sua campanha e avançou após dois empates no tempo regulamentar e um gol vencedor na prorrogação. Talvez esse seja o caminho realista para avançar contra o Frölunda, mas as surpresas as vezes acontecem.

Sparta Praha vs Växjö Lakers

O Växjö Lakers é o favorito do confronto, mesmo não fazendo uma CHL deslumbrante, chega com propriedade e frente a um adversário teoricamente mais fraco, pode chegar a sua primeira final no torneio. O Växjö precisa fazer o que sabe e não chance a ser mais uma vítima da grande zebra dessa edição.

Por chegar até aqui passando por 3 favoritos no caminho, não se pode duvidar mais do Sparta Praha. Sim, ele é mais fraco, sim uma hora a magia pode acabar, mas talvez não seja a hora. Não sabemos o que acontecerá, mas o que é um monstro para quem já matou 3? É essa a mentalidade que deve estar presente na mente dos jogadores do Sparta nesse momento, como diz a música de Ronnie James Dio “Time to be killing the dragon again” (“Hora de matar o dragão novamente”).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s