Do Velho Mundo – Sparta Faz História, As Melhores Campanhas na França, God Save the Queen and much more!

Bom dia, boa tarde, boa noite! É segunda-feira e segunda-feira tem sempre Do Velho Mundo! Mas não tem problema algum ler depois. Uma semana se passou, os jogos de volta das quartas de final da CHL aconteceram, mas além disso temos muita coisa acontecendo dentro das principais ligas de hóquei a Europa. Essa semana retornamos com o nosso tour a terra de Napoleão Bonaparte, mas começamos com o principal campeonato europeu de clubes:

CHL

Sparta Praha 4-1 SC Bern (5-2 agregado): A zebra continua viva! O Sparta Praha precisava apenas vencer em seus domínios para chegar as semifinais da CHL, fez isso e muito bem. A vitória sobre o SC Bern por 4-1 foi muito merecida, jogou melhor o tempo todo e dominou o mais forte. Primeiro time fora da Suécia, Finlândia e Suíça a chegar as semifinais da CHL, a campanha do Sparta é histórica. Será que a zebra continuará viva?

sparta_jan-benes_chl
Jogadores do Sparta comemoram a classificação com a torcida (Foto: Jan Benes/CHL)

Växjö Lakers 3-2 ZSC Lions (3-2 agregado): No duelo mais equilibrado dessa fase o Växjö Lakers teve que demonstrar resiliência para avançar, após o empate em 0 a 0 no jogo de Zurique, o ZSC Lions começou o jogo da volta fazendo 2-0 no primeiro período. O Växjö correu atrás e empatou no segundo período, então o terceiro período foi uma batalha com direito a briga e gente perdendo a linha, o que deu a chance para o Växjö vencer o jogo e a batalha. Nos minutos finais do jogo Calle Rosen aproveitou a vantagem numérica e marcou o gol que colocou o Växjö nas semifinais da CHL, o ZSC Lions até tentou, mas no final o time mais forte venceu.

Fribourg-Gótteron 3-2 HC VÍTKOVICE Ridera (8-4 agregado): Após uma vitória fácil em Ostrava, o Fribourg-Gótteron jogou com tranquilidade em casa também e garantiu sua passagem as semifinais do torneio continental. Discutivelmente esse foi o confronto mais desequilibrado dessas quartas de final e o resultado foi apenas o esperado.

Linköping 2-5 Frölunda (2-9 agregado): O Frölunda avançou facilmente a sua terceira semifinal de CHL, ou seja, chegou a essa fase em todas as edições até aqui. Dessa vez surpreendeu a facilidade com que passou sobre um adversário que em teoria era mais próximo do seu nível. Novamente fica a pergunta no ar: é possível parar o Frölunda?

Comentário final: Assim chegaram dois suecos, um tcheco e um suíço as semifinais dessa edição da CHL, as semifinais serão disputadas em janeiro, dia 10 os jogos de ida e dia 17 os jogos de volta. O alinhamento colocará Fribourg-Gótteron e Frölunda numa semifinal e Växjö e Sparta na outra, todo o palco armado para um embate sueco na final. Com tudo, se vai acontecer ou não é outra história, já que o jogo se decide no gelo.

Extraliga Eslovaca

No jogo único da semana, o MHC Martin venceu o MsHK Garmin Zilina por 2-1. O Zilina abriu o placar, mas com dois gols de Jere Pulli a virada do MHC Martin aconteceu. Os 3 pontos conquistados pelo time o colocou agora a quatro de distância do Zilina, ou seja, pouco mudou para a classificação geral essa vitória. Mas uma vitória é sempre uma vitória, as vezes ela é um incentivo moral mais profundo do que o simples resultado. Claro que é tudo filosofia, porque no final das contas não sabemos o que se passa na cabeça dos jogadores.

DEL

Nas terras de Frederico Barba-Ruiva a diferença entre o décimo e décimo primeiro lugar é de 4 pontos. Isso significa que no momento não há briga entre quem vai para a primeira fase dos playoffs e quem terminará a temporada, a tendência é que os 10 que irão a pós-temporada sejam definidos logo, pode não acontecer, mas o momento faz com que essa tendência seja criada. Todos os times passaram da metade da temporada, assim Straubing Tigers, Düsseldorfer EG, Krefeld Pinguine e Schwenninger Wild Wings estão distantes de fazer algo a mais. Nada definido ainda, muito pelo contrário, com tudo um pouco de persistência pode fazer algum ou todos entre esses times se colocarem na briga pelos playoffs, já que o campeonato é muito equilibrado. Com muito por acontecer, é cedo para decretar qualquer coisa, mas a tendência existe e para os quatro times que hoje ficariam de fora dos playoffs existem duas escolhas: nada fazer ou lutar. Eu creio que a melhor escolha é lutar.

Liiga

HPK, Ässät e HIFK brigam pelo quarto lugar, os três estão com campanhas fortes e merecem ser destacados. O HKP ocupa o quarto lugar com 50 pontos, tem o quarto melhor ataque da Liiga com 84 gols marcados, isso em 31 jogos disputados. No quinto lugar está o Ässät com 49 pontos, curiosamente ele sofreu 70 gols, mas marcou apenas 68 e mesmo assim tem 13 vitórias dentro dos 60 minutos, é o diferencial entre ele, HPK e HIFK. Já o HIFK também tem 49 pontos, está no sexto lugar porque tem apenas 11 vitórias no tempo regulamentar, mas o grande destaque é a defesa com 62 gols sofridos em 31 jogos, sofre 2 gols por jogo em média, é a melhor defesa da Liiga. Esses três times formaram um bloco, estão muito abaixo do TPS (3º colocado) e um pouco a frente do Pelicans (7º colocado), e ao menos por enquanto vão brigar entre si para ver quem fica em posição melhor.

SLM                                                   

Chegamos a terra de Napoleão Bonaparte. Lembram-se de quando essa liga foi abordada aqui anteriormente? Não? Nem eu lembrava, mas dando uma lida nos textos passados descobri que o Bordeaux estava muito a frente do Lyon. O que aconteceu nesse mais de um mês foi o Lyon ganhar força e momentum, e passar a frente do Bordeaux. O time é liderado por Samuel Takac e Scott Fleming, Takac tem 34 pontos (14 gols e 20 assistências) enquanto Fleming tem 31 pontos (11 gols e 20 assistências), além de ter Matija Pintaric, um dos melhores goleiros da SLM.  O segundo melhor ataque e a segunda melhor defesa garantem a primeira posição e a segunda melhor campanha. Mas como assim? A resposta para essa questão está no próximo tópico.

lhc_les_lions_pierre_augros
O LHC Les Lions é o líder, mas não tem a melhor campanha (Foto: Pierre Augros)

Grenoble Brûleurs de Loups, 12 vitórias, 8 vitórias no overtime/shootout, 2 derrotas no overtime/shootout, 4 derrotas, fazendo as contas isso somam 54 pontos. Porém, o Grenoble foi punido antes da temporada com a perda de 6 pontos por ocultar documentos relativos a controles fiscais que distorceram a análise das contas do clube. Então oficialmente com 48 pontos o Grenoble ocupa o quinto lugar, crime e castigo.

Lembrando que no dia 30/12 o Lyon receberá o Grenoble no estádio do Olympique de Lyon.

EIHL

Sobe o Brian May tocando God Save the Queen, Maestro!

Em toda pompa e glória está o Cardiff Devils com 39 pontos e 7 pontos a frente do Bellfast Giants, tem uma margem segura para trabalhar nas próximas 27 rodadas em busca de se sagrar o campeão inglês. Tem mais da metade do caminho ainda a se percorrer, mas caso não ocorra um desastre, o Cardiff Devils tem tudo para terminar a temporada a frente dos rivais.

Pulando algumas posições, chegamos a briga entre o quarto e o nono lugar, ou seja, 60% dos times da liga estão separados por 3 pontos. Nottingham Panthers com 23 pontos ocupa o quarto lugar, Dundee Stars com 20 pontos é o nono colocado, entre eles estão: Braehead Clan (22 pontos), Fife Flyers (21 pontos), Manchester Storms (21 pontos) e Coventry Blaze (20 pontos). Entre esses times o Braehead Clan é o em melhor momento, com 3 vitórias em sequência, já o Fife Flyers caiu algumas posições por 4 derrotas consecutivas. Pelo menos um desses times irá ficar de fora dos playoffs, já que o Edinburgh Capitals está apenas a 3 pontos dos times de Dundee e Coventry. Essa é uma disputa interessante e essas posições ainda rendem algo após a temporada, quem sabe o que pode acontecer até o final do campeonato?

eihl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s