OH Canada! – Análises de Novembro

Olá, meus caros! Oh Canada saindo no dia fora do normal dessa vez porque Novembro acabou e é hora de ANÁLISES! Primeiramente, vou pedindo desculpas por essa coluna não estar sendo escrita regularmente. A faculdade apertou e estou um pouco sobrecarregado, mas vamos lá!

No geral, os times canadenses não estão de todo ruim. Canucks se revuperou da queda livre na tabela, Winnipeg e Calgary brigando por wild card, Edmonton top 3 da pacífica, Canadiens continuando no topo, Toronto no meio termo e Ottawa brigando feio na Atlântica. VAMOS PARA AS ANÁLISES!

MONTREAL CANADIENS

O Habs continua dominando a liga, mas agora vê o NY Rangers e o Chicago Blackhawks na sua frente, com um ponto e dois jogos a mais. O time teme um recorde de 8-5-1 nesse mês que se passou, sendo 7 vitórias em casa em 9 jogos em Montreal.  Ainda lidera a divisão Atlântica, mas vê de perto o Ottawa Senators chegando, com dois pontos a menos e o mesmo numero de jogos.

Na questão dos times especiais, o PP de Montreal teve um aproveitamento de .211 e um PK  de .788. Ainda tiveram um jogo bem atípico no dia em que essa coluna estreou. Uma derrota contra o Columbus Blue Jackets por 10-0, a maior da liga nessa temporada. Os destaques do time continuam sendo Shea Weber, figurando no topo da liga em power play goals e top 5 em pontos entre os defensores,  e Carey Price, líder da liga em vitórias e porcentagem de defesas.

O problema de Montreal é quando Carey Price não joga. O time fica de alguma forma vulnerável e perdeu alguns jogos por esse motivo.

Veredicto: Caminhando a passos largos para os playoffs, o Canadiens vai brigar pelo Presidents’. Carey Price continua sendo o pilar desse time, e sem ele, a casa pode cair, como no ano passado.

CareyPrice.jpg
OH MY, CAREY PRICE! (Foto: Francois Lacasse/NHLI/Getty Images)

OTTAWA SENATORS

O Senators pegou o elevador esse mês e agora figura na segunda posição da Atlântica, logo atrás do Canadiens. Com um escore de 9-5-1 no mês passado, o Sens fica com 30 pontos, em 24 jogos. um ponto a mais e um jogo a menos do que o Boston Bruins, terceiro colocado. Mas parece que a sua casa não está muito confortável. Das 5 derrotas, 4 foram em casa, contra Buffalo (2), Nashville e Florida.

O PP de Ottawa não funcionou esse mês, com .133 de aproveitamento, mas seu PK foi bem alto, .857. Em relação aos jogadores, Anderson tem 12 vitórias e 3 shutouts (2º maior número da liga). O ataque de Ottawa marcou 28 gols em 15 jogos, quase 2 por jogo. Uma média até baixa.

Veredicto: Vai brigar pela segunda vaga de playoffs da pacífica se nenhuma lesão importante afetar o time, ou se o time não cair de produção.

CraigAnderson.jpg
Craig Anderson vem fazendo bom trabalho na meta do Senators. (Foto: Jason Franson/The Canadian Press)

EDMONTON OILERS

O Oilers pode ter sido o time que mais caiu de rendimento nesse mês, saindo do topo da pacífica pro ameaçado terceiro lugar. Teve apenas 5 vitórias esse mês, com 2 derrotas no overtime, somando um recorde de 5-8-2 e 12 pontos na tabela. Edmonton tem 28 pontos em 25 jogos no momento.

Em relação ao time, Connor McDavid segue liderando a liga em pontos e em assistências, esse ultimo com larga vantagem. E segue postulante ao titulo de MVP da temporada, o Hart Trophy, e também o Art Ross, prêmio para o maior pontuador. O Power Play de Edmonton funcionou 8 vezes, e teve um aproveitamento de .167, enquanto o PK matou .875 das penalidades durante Novembro. Cam Talbot sofreu em 13 jogos, 37 gols, recebendo 379 chutes a gol, uma porcentagem de defesas de .902.

Veredicto: O Oilers precisa voltar a vencer como fez em Novembro se quiser continuar em vaga de playoffs. Connor McDavid não pode ficar carregando o time sozinho, o time tem que se ajudar também.

McDavidAgain.jpg
McDavid segue sendo destaque no Oilers e na Liga. (Foto: Nathan Denette/The Canadian Press)

CALGARY FLAMES

Uma baita incógnita aparece. O Flames é outro time que perdeu mais do que deveria. O Flames terminou Novembro com um recorde de 6-8-1 e hoje assume um lugar na briga pela segunda vaga de wild card, mas com 4 jogos a mais em relação ao Predators e o mesmo numero de pontos.

Elliott não vem fazendo uma boa temporada e perdeu todos os jogos em Novembro. Tendo apenas 3 vitórias na temporada, todas em Outubro. Ao que parece, a defesa e o goleiro não estão sincronizados e Elliott, por melhor que seja, vem sofrendo muito com isso e foi jogado para backup. Por outro lado, Chad Johnson assumiu a titularidade com segurança, com 6 vitórias em 9 jogos esse mês. Ainda contabilizou 3 shutouts em 16 dias. Elliott tem uma porcentagem de defesas de .885, enquanto Johnson tem .930, top 10 da liga.

O PP do Flames continua horrendo, com uma porcentagem de .093, um dos piores da liga em Novembro. Já o PK melhorou um pouco, mas continua ruim, com  .808 de aproveitamento, mas em compensação, é o líder da liga em shorthanded goals, com 5.

Veredicto: O Flames precisa vencer mais jogos, e Elliott, o PP e o PK precisam de melhorar bastante se quiserem brigar por playoffs.

CHAD.jpg
Ao contrário do que muitos esperavam, Chad Johnson assumiu a responsabilidade e vem salvando a meta do Flames, realizando milagres constantemente. (Foto: Bob DeChiara/ USA TODAY Sports)

TORONTO MAPLE LEAFS

O Leafs até que teve um bom Novembro quando se trata de vitórias. Foram 8, com apenas 4 derrotas. Somaram 17 pontos durante esse mês, mas ainda continuam entre os últimos da disputada divisão Atlântica. Mas façamos justiça, a distância para o 3º colocado é de 5 pontos, 4 se contarmos o Wild Card.

Auston Matthews marcou 4 gols durante todo esse mês, e contabilizou 8 pontos. O líder do ataque de Toronto foi Nazem Kadri, com 7 gols e 11 pontos em 13 jogos.  Quanto aos goleiros, Andersen teve 379 defesas em 407 chutes, uma porcentagem de .931 e média de 2.45 gols sofridos por jogo.

O time teve um PP com aproveitamento de 15.8% e um PK de 87.8%, o que significa que Toronto tem times especiais sólidos.

Veredicto: Toronto ainda pode ir longe. O seu azar é que os outros times da Atlântica também estão bem. Vai ser uma briga bem interessante.

Kadri.jpg
O brigador, Nazem Kadri, foi o principal destaque do Leafs no ultimo mês. (Foto: Craig Robertson/Toronto Sun)

WINNIPEG JETS

O Jets terminou Novembro com .500 de aproveitamento. 7-7-0 em 14 jogos e um 6º lugar na Central, empatado com o Stars e Predators. A briga pelo wild card na conferência leste promete esse ano.

Patrik Laine segue rumo ao Calder Trophy e é o segundo maior artilheiro da liga, com 15 gols. Junto com Ehlers e Scheifele, é um dos líderes da ofensiva do Jets.  Hellebuyck tem feito uma atuação dentro da média da liga, com uma porcentagem de defesas de .914  e somou 2 shutouts esse mês.

O Jets ainda tem um PP de .149 e um PK de .813 durante Novembro.

Veredicto: O Jets se mantém na briga, mesmo caindo um pouco em comparação a Outubro. Laine vai ser a estrela do time por muito tempo.

laine
#LaineForCalder. (Foto: John Woods/The Canadian Press)

VANCOUVER CANUCKS

E o ultimo time é o Canucks. Nos números, o pior canadense da liga, sendo o único entre os 5 piores.  Começou o mês caindo feio na tabela, com várias derrotas seguidas, e se estabilizou na 6ª colocação da Pacífica. Teve um recorde de 6-7-1 durante Novembro e se distanciou do 5º colocado, o rival Flames. Tem atualmente 24 pontos em 25 jogos.

O Canucks melhorou o ataque esse mês. 36 gols marcados em 14 jogos. Mas em compensação, tomou 46 gols. A defesa de Vancouver é bem frágil e tanto Miller quanto Markstrom tem números ruins. Baixa porcentagem de defesas, o que implica em altas médias de gols sofridos.

Os times especiais de Vancouver vem até razoável. PP de 14,3% e PK de 85,9%. O que atrapalha mesmo é a defesa de Vancouver.

Veredicto: O time estagnou entre os últimos e as perspectivas de melhora são poucas. A defesa é o principal problema do time e mesmo com o ataque se resolvendo, eles não vão ganhar jogos.

VanCanucks.jpg
Não tem sido um bom ano para Vancouver… (Foto: Jeff Vinnick/NHLI/Getty Images

Bem meus caros, por Novembro foi isso. Dezembro chegou e é um novo mês na liga. A virada do ano é uma época importante para a NHL e as brigas irão se acirrar. Deixe sua opinião sobre os 7 canadenses. Qual a sua previsão para o futuro deles? Grande abraço a todos e vamos debater!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s