OH Canada! #2 – A CHL e o hóquei júnior

Olá nação puckiana! Bem vindos a segunda edição de OH Canada, que hoje vai se tratar das ligas menores canadenses, que por sinal, são exatamente as juniores, e quais os impactos delas na NHL. Quero deixar bem claro aqui no começo que não há uma liga menor profissional que consiga rivalizar com a AHL, nos EUA. As ligas de maior importância depois da NHL no Canadá, são as que serão tratadas aqui no texto.

Fato interessante: as três ligas das quais irei tratar no texto são representados por uma  associação, a Canadian Hockey League. Essas ligas, são bem famosas no mundo do hóquei na América do Norte, principalmente nas proximidades do Draft, pois de lá saem grandes prospectos que podem ser grandes estrelas das franquias no futuro.

As ligas juniores tem um limite de idade. Somente jogadores entre 16-21 anos podem competir nessas ligas.

CHL

Vamos começar a falar da Canadian Hockey League. Ela administra o Major Junior Hockey, as 3 maiores ligas juniores canadenses, a Ontário Hockey League (OHL), Western Hockey League (WHL) e a Quebéc Major Junior Hockey League (QMJHL), tendo times em grande maioria no Canadá e alguns poucos nos Estados Unidos.

O campeão da CHL, leva o Memorial Cup, disputada pelos campeões das 3 ligas e o anfitrião do torneio. O último campeão foi o London Knights, da OHL. O maior campeão da Memorial Cup é o Oshawa Generals, da OHL, com 5 títulos em 11 aparições na final.

memorialcup
Os capitães do London Knights levantando a belíssima Memorial Cup após vencer o Rouyn-Noranda Huskies no overtime. Foto: Codie McLachlan/Getty Images

Outro evento bem interessante organizado pela CHL é o Top Prospects Game, realizado anualmente desde 1992, onde 40 jogadores que atuam pelas ligas da CHL e dentro da lista dos melhores jogadores elegíveis para o draft jogam uns contra os outros em um evento parecido com o All Star game da NHL. Vários olheiros dos times da grande liga vão prestigiar esses jovens atletas e possíveis futuras estrelas. Os treinadores dos times são geralmente grandes celebridades do mundo do hóquei.

A CHL ainda realiza um confronto Canadá vs Rússia, o CIBC Canada/Russia Super Series, onde os jovens talentos canadenses enfrentam os jovens talentos russos em um super confronto. Todo ano um time russo realiza uma turnê pelo Canadá e enfrenta dois times de cada liga maior.

QMJHL

Passaremos as ligas de fato, começando pela QMJHL. Essa liga é composta majoritariamente por times de Quebéc, mas também tem times da Nova Escócia, Nova Brunswick e da Ilha Principe Edward. É a unica das 3 ligas que não tem nenhum time dos Estados Unidos. São 18 times divididos em 3 divisões, sendo Telus West, Telus East (somente times de Quebéc) e a Telus Maritimes.

Ela foi fundada em 1969 depois de uma fusão entre a Quebéc Junior Hockey League e a Metropolitan Montreal Junior Hockey League, se tornando uma das maiores ligas juniores do país.

Vários ex-atletas da QMJHL detém vários recordes da CHL, como mais gols, assistências e pontos em uma temporada. Inclusive, no ranking de mais pontos, os  6 primeiros colocados são da QMJHL. Falando em ex-atletas, temos várias lendas da NHL entre eles, como Mario Lemieux, Patrick Roy, Ray Bourque, Pat LaFontaine e Mike Bossy.

lemieux-minors
Mario Lemieux quando ainda jogava pelo Laval Voisins, da QMJHL, no ínicio dos anos 80. Foto: Denis Brodeur/Getty Images

O campeão da QMJHL recebe o President’s Cup (POR FAVOR, NÃO CONFUNDAM COM O PRESIDENTS’ TROPHY DA NHL), cujo maior vencedor é o Gatineau Olympiques com 7 conquistas. Em relação a Memorial Cup, a QMJHL tem 11 títulos, vencidos por 8 times diferentes.

OHL

Passemos então para a Ontario Hockey League. É composta por 20 times: 17 canadenses, todos de Ontario e 3 dos EUA, sendo 1 da Pensilvânia e 2 de Michigan. São duas conferências, Leste e Oeste, com duas divisões cada: Leste e Central (Conferência Leste);  Oeste e Meio-oeste (Conferência Oeste). Foi fundada em 1933, sendo a mais antiga das ligas da CHL, e considerada por muitos a mais importante. Já teve times filiados a todos os Original Six, da NHL.

O calendário da OHL é corrido. São 68 jogos por time, disputados entre Setembro e Março, entre quinta e domingo, para minimizar as aulas perdidas pelos atletas, que em grande parte fazem faculdade.

Um fato bem interessante, cerca  de 20% dos jogadores da NHL são ex-OHL, e vários ex-jogadores são membros do Hall da Fama, incluindo Eric Lindros, Bobby Orr e o maior de todos os tempos Wayne ‘The Great One’ Gretzky.

McDavid Gretzky.jpg
McDavid, enquanto jogava pelo Erie Oiters em 2015, saindo com o troféu Wayne Gretzky, dado ao MVP dos playoffs da OHL. Foto: Steve Russell/Getty Images

O maior vencedor da OHL é o Oshawa Generals, com 13 J. Ross Robertson Cups conquistadas. A OHL tem 15 titulos da Memorial Cup entre seus times.

WHL

Por último, temos a Western Hockey League. Os times que participam dessa liga são do Oeste canadense e do Noroeste americano, sendo 17 times do Canadá, das províncias de Alberta, Manitoba, Saskatchewan e da Colúmbia Britânica, e 5 dos Estados Unidos, dos estados de Oregon e Washington.

A liga foi fundada em 1966, sendo constantemente expandida até o formato atual, trazendo times para as maiores cidades do oeste canadense, como Calgary, Edmonton e Vancouver, sendo os times de Calgary e Edmonton afiliados aos times locais da NHL. Um fato interessante é que o Calgary Hitmen, fundado em 1995, foi criado por um grupo de investidores, sendo um deles o famoso ex-lutador da WWE, Bret ‘The Hitman’ Hart, de onde surgiu o nome do time.

São duas conferências contendo duas divisões cada.  Conferência Leste, contendo as divisões  Leste e Central, e a Conferência Oeste, tendo as divisões B.C. e U.S. (British Columbia e United States, respectivamente).

WHL.jpg
Madison Bowey, capitão do Kelowna Rockets, levantando a taça da WHL em 2015. Foto: Marissa Baecker/Kelowna Rockets

O Maior campeão da WHL é o Kamloops Blazers, com 6 Ed Chynoweth Cups na conta. E a WHL tem, ao todo, 19 títulos da Memorial Cup.

Sobre a NHL

As ligas da CHL são o maior território de desenvolvimento de jovens jogadores. São dessas 3 ligas que saem os principais prospectos da NHL, e vários jogadores jovens já draftados, ainda jogam lá para ganhar experiência e depois ir para a AHL. No último draft 14 jogadores dessas ligas foram selecionados na primeira rodada, dentre eles, jovens promessas como Pierre-Luc Debois, Olli Juolevi e Matthew Tkachuk. Essa é a principal importância dessas ligas para todo fã da NHL. Além do mais é que sempre é legal ver Junior Hockey.

É isso, meus caros amigos. Isso é tudo para essa semana. Aquele abraço e até a próxima edição!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s