Do Velho Mundo – Batalha Campal na Suíça, Supremacia Galesa, Piratas Dinamarqueses, 16 a 0 foi pouco! e mais

Bom dia, boa tarde, boa noite! Com a disputa da Champions Hockey League as principais ligas estão paradas, então para não ficar sem assunto nessa edição vamos dar uma patinada em gelos alternativos. Entretanto, vamos começar pelo torneio continental e suas partidas de ida na fase das oitavas de final:

CHL

Bílí Tigry Liberec 0-0 HC VÍTKOVICE Ridera:

No confronto de equipes tchecas, o time de Liberec foi pouco superior, levou um pouco mais de perigo, porém Daniel Dolejs (goleiro do Ridera) não deixou um puck passar. O primeiro jogo revela um impasse que provavelmente deve ser resolvido de modo apertado no segundo jogo do confronto, uma vitória fácil de qualquer um dos times é algo completamente inesperado.

KalPa 1-1 Fribourg-Gottéron:

Jesse Mankinen abriu o placar para os donos da casa, Julien Sprunger empatou para os visitantes e assim a partida terminou. O jogo equilibrado teve um resultado justo, os dois times foram praticamente iguais em todos os quesitos e sem superioridade de qualquer um dos lados a disputa fica muito aberta. O Fribourg precisa manter a escrita que faz na CHL, já o KalPa vai precisar apresentar algo novo para chegar as quartas de final, vencer de qualquer modo fora de casa.

SaiPa 2-1 Växjö Lakers:

O SaiPa anotou o primeiro gol do confronto com 22 segundos de jogo com gol de Brock Trotter, que minutos depois marcou o segundo. Linus Froberg diminuiu para o Växjö e assim terminou. Para o SaiPa a vitória por um gol de diferença apenas não foi um negócio tão bom quanto poderia ter sido, o time dominou todo o jogo, deu pouco espaço para o Växjö Lakers e deveria ter terminado o jogo com mais gols de vantagem sobre o adversário para ter uma tarefa menos complicada no jogo de volta. Já o Växjö jogou mal quase todo o jogo, escapou de algo pior e precisa superar uma diferença mínima em seus domínios para seguir em frente.

Eisbären Berlin 1-6 Frölunda:

O Frölunda começou esmagador, não dando espaço para o time da casa, a recompensa veio cedo e mesmo assim o time não deixou de dominar completamente o adversário. O Eisbären chegou a diminuir quando estava 0-3, mas o domínio quase total do Frölunda o fez colocar um pé e três quartos do outro na próxima fase. O time de Berlin vai precisar de um milagre gigantesco no gelo para chegar as quartas de final, um milagre que não deve acontecer.

Sparta Praha 2-4 HV71:

A escrita dos times nórdicos na CHL vai sendo mantida, o HV71 conseguiu uma ótima vitória na capital da República Tcheca e já vislumbra a próxima fase. Com um ataque muito eficiente e um bom jogo de seu goleiro, o time sueco conseguiu uma grande vitória que dá muita tranquilidade para o jogo de volta. Já o Sparta precisa superar muitas dificuldades que encontrou para dar a volta por cima e passar, a missão que já era difícil ficou mais difícil ainda.

SC Bern 3-2 JYP:

O time finlandês começou abrindo 2 gols de diferença, mas os donos da casa viraram e levam uma vantagem mínima para a Escandinávia. Mesmo tendo maior volume de jogo, o JYP não conseguiu superar a eficiência do Bern e vai levar como lição de casa melhorar sua eficiência ofensiva para conseguir avançar. Foi um bom jogo em que a eficiência venceu a posse de disco.

HC Lugano 3-2 ZSC Lions:

O ZSC Lions começou abrindo 0-2 no placar, mas o jogo terminou com uma vantagem mínima dos donos da casa. Foi o melhor jogo da rodada, teve os dois times lutando para conseguir o melhor resultado possível e acabou com o time de Lugano garantindo uma importante vitória. Foi uma batalha campal e o jogo de Zurique pode acabar sendo outra batalha campal onde, qualquer uma das equipes sairá vencedora do confronto, por enquanto a balança pesa para o lado de Lugano.

gregory-hoffmangettyimages
Gregory Hoffman da início a virada(Foto: GettyImages)

Linköping HC 1-1 HIFK:

Duelo com disparidade nos números, mas igual no placar. O Linköping saiu na frente e foi melhor na maior parte do jogo, mas não conseguir superar Niklas Bäckström (AQUELE) e o HIFK chegou ao empate no terceiro período. Um ótimo resultado para os finlandeses devido a circunstância, para os suecos é um placar frustrante porque tiveram domínio amplo do jogo. Para o HIFK fica a lição de que o time precisa ter mais o puck, o Linköping precisa aproveitar mais a superioridade, sendo o HIFK o time dos detalhes, nada além de um confronto decidido em detalhes é o esperado.

Saxoprint Ligue Magnus (SLM)

A principal liga francesa de hóquei no gelo tem 12 representantes, atualmente é liderada pelo Bordeux GHC com 36 pontos conquistados em 16 jogos. É uma das ligas mais velhas do mundo, disputada desde 1907, dentro do continente é considerada uma liga de nível médio. Sua fórmula de disputa é simples: todos os times jogam 44 partidas na temporada regular, os oito primeiros disputam a Magnus Cup em séries de playoffs melhor de sete jogos, o vencedor é o campeão da SLM. Os quatro últimos disputam um torneio de rodadas onde o último lugar é rebaixado. A temporada atual terá o segundo jogo em estádio aberto: o Lyon HC receberá o Grenoble Brûlers de Loups no Parc OL (estádio do Olympique Lyonnais) no dia 30/12/2016.

O Lyon HC é o segundo colocado atualmente, tem 32 pontos em 15 jogos disputados. O time tem o líder assistências (16) e pontos (24): Scott Fleming, um canadense de 28 anos que chegou como a grande estrela do time para essa temporada, ganhando o posto de capitão e que vem dando resultado até aqui.

O Chamonix-Morzine Pioners amarga o último lugar no campeonato. Maior campeão da França com 30 títulos tem como realidade para 2016-17 escapar da amarga classificação para a Division 1 na próxima temporada. Mesmo sendo o maior campeão, há muito tempo não vence e recentemente tem uma história ruim, de muitas tristezas e agonias para seus torcedores.

Sem jogos essa semana também, não teremos alterações na tabela até o dia 8/11/2016. Não é um destaque mesmo no cenário europeu, mas a qualquer momento pode retornar a ser mencionada nesta coluna.

Elite Ice Hockey League (EIHL)

Esse é o Elizabetão do melhor esporte deste universo, com 10 representantes dos quatro países que compõem o Reino Unido (4 da Inglaterra, 4 da Escócia, 1 do País de Gales e 1 da Irlanda do Norte), é a elite do hóquei britânico. Aqui existem duas exceções as regras das ligas europeias: o sistema de pontuação é o mesmo usado na NHL, já que a liga tem associação com a NHL, e o campeão da liga é decidido em pontos corridos, mas ainda sim existe uma segunda taça entregue ao campeão dos playoffs e uma terceira taça chamada Challenge Cup. A EIHL é considerada uma liga de porte médio (a menor do porte) no cenário Europeu.

david-brine-goal
David Brine marca contra o Belfast Giants (Foto: Wales Online)

Na temporada 2016-17 a principal força vem do País de Gales, o Cardiff Devils lidera a liga com 23 pontos marcados em 14 partidas, são 11 vitórias, uma derrota no overtime e e 2 derrotas. Joey Martin, o principal center do time, lidera a liga com 16 pontos (6 gols e 10 assistências). O time tem também o melhor goleiro, Ben Bowns esteve tem 93,1 % de defesas, sofre apenas 1,64 gol por partida, tem 7 vitórias e 1 derrota. Com números muito sólidos o time de Cardiff é de longe o melhor da competição, consegue dominar os adversários e vencer jogos com muita autoridade. Mantendo o ritmo será impossível tirar o título das mãos do Devils galês, porém restam 40 partidas para a equipe, ou seja, falta muito campeonato.

Metal Ligaen (Dinamarca)

A elite do hóquei dinamarquês existe desde os anos 1950, foi na temporada 1954-55 que o Rungsted IK foi coroado como primeiro campeão da Dinamarca. O maior campeão é o Herning Blue Fox com 16 títulos, o atual campeão é o Esbjerg Energy, que quebrou uma sequência de 11 temporadas onde Herning Blue Fox e SønderjyskE Ishockey se revezavam como campeões. Atualmente nenhum dos três está bem, amargam o sétimo, oitavo e nono lugar.

Na ponta da tabela está o Aalborg Pirates com 23 pontos, são 7 vitórias, uma vitória no overtime e uma derrota dentro dos 60 minutos. Tem o terceiro melhor ataque com 36 gols marcados e a melhor defesa junto ao Frederikshavn White Hawks com 20 gols sofridos. O time não tem nenhum dos líderes ofensivos, é uma equipe muito coletiva onde muitos marcam gols e assistências. Em compensação, o Aalborg tem o melhor goleiro da competição: Ronan Quemener venceu os 11 jogos que disputou, defendeu 93,31% dos disparos que enfrentou, sofreu 19 gols nos 661 minutos em que esteve no gelo. O Aalborg Pirates é uma forte equipe dentro do seu campeonato que tem sido muito coletiva e contado com um brilhante goleiro.

Экстралига (Extraliga Bielorrussa)

Nota do autor: dica da pauta por Andrei Henrique, muito obrigado!

O hóquei bielorrusso não é conhecido pelo seu equilíbrio, simplesmente por olhar a tabela de classificação você já percebe isso, são muitas goleadas e mesmo quando equipes mais fortes estão cheias de desfalques nada além da vitória é esperado. Na noite do dia 03 de novembro do ano de 2016 da era cristã aconteceu um massacre no gelo de Minsk, 16 a 0 para o time da casa, e foi pouco (será?)! A vitória era dada como automática pela imprensa de Minsk, com tudo surpreendeu por ser muito mais fácil do que o esperado.  O Yunost Minsk venceu o Khimik-SKA Novopolotsk com gols de: Alexander Karakulko (2), Andrei Mikhnov (4), Vladimir Jig (2), Daniel Corso (3), Konstantin Zakarov, Dimitri Meleshko (2), Sergei Sheleg e Anton Eliseenko. Um placar absurdo, que evidencia um pouco da disparidade no hóquei bielorrusso.

O Yunost Minsk é o primeiro colocado do campeonato com 42 pontos em 15 jogos, tem uma campanha de 14 vitórias e 1 derrota. Já o Khimik-SKA com 3 pontos em 17 jogos, os 3 pontos conquistados em 3 derrotas no overtime ou shootout. E nem é a pior campanha, o último colocado é o HK Brest com 2 pontos conquistados em 16 jogos disputados, uma única vitória no overtime.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s