OH Canada! #1 – Análises de Outubro parte 1

OH Canada! #1 – Análises de Outubro parte 1

Bom dia, boa tarde/noite caros amigos do Puck Brasil! Hoje dando o pontapé inicial da nossa coluna canadense mais brasileira, irei fazer a primeira parte das análises mensais dos times. Esse post de análises será escrito mensalmente durante a temporada, e será dividido em duas partes. Para começar, os times escolhidos para estrearem a análise foram: Edmonton Oilers, Toronto Maple Leafs e Montreal Canadiens. Espero que gostem e discutam sobre as análises.

Para começar, irei falar sobre os azuis de Ontário, o time que draftou a primeira escolha do draft de 2016, o Toronto Maple Leafs.

TORONTO MAPLE LEAFS

Um hype imenso dos torcedores de Toronto causava uma expectativa imensa para o time, que tem um time recheado de ótimos jovens no ataque, como Nylander e Matthews, mas… MAS, nem tudo foram flores para o Leafs, que demonstrou ter uma defesa frágil e que cede muitos gols. Sendo o segundo time com mais gols concedidos, junto com o Calgary Flames, mas com um jogo a menos. 3,78 gols tomados por jogo, em média.  Quem assistiu os jogos contra Winnipeg e Senators percebeu que se a defesa fosse melhor, eles não teriam perdido o jogo, (cá entre nós, contra Winnipeg foi uma entregada monstruosa. NÃO SE PERDE O JOGO VENCENDO POR 4-0, LEAFS). O time ainda teve atuações defensivas sofríveis contra o NY Islanders e o Tampa Bay Lightning.

MAS nem tudo são cornetas para o time de Toronto. O jovem ataque, recheado de jovens estrelas vem jogando bem, com um belo destaque para a estreia de Auston Matthews, o UNICO na história da NHL a ser o 1st overall pick e marcar 4 gols em sua estréia na liga. Em 9 jogos Matthews somou 10 pontos (6 gols e 4 assistências) e foi eleito o terceiro melhor calouro de Outubro. O primeiro lugar foi para o também Maple Leafs, William Nylander, que somou 11 pontos e liderou os calouros com 7 assistências em 9 jogos.

auston-matthews
Auston Matthews, a principal estrela do Leafs atualmente. Foto: Getty Images

O Leafs terminou Outubro em 8º lugar na divisão com um recorde na liga de 2 vitórias, 4 derrotas e 3 derrotas no overtime (detalhe, esses 3 jogos terminaram em um 5-4).

VEREDICTO: O time tem um bom ataque pro futuro, mas seríssimos problemas defensivos, que podem ser resolvidos com trade ou call-ups

 

MONTREAL CANADIENS

Passemos então ao melhor time da liga. O Canadiens teve um outubro quase perfeito com 8 vitórias e uma derrota no overtime em 9 jogos, liderando a liga com 17 pontos. Uma campanha que poucos esperavam, devido a vinda de Shea Weber e a saída de PK Subban, o que muitos acreditavam que iria desestabilizar a defesa do Habs. Mesmo assim o time fez história na liga sendo o primeiro a vencer 7 dos 8 primeiros jogos da temporada, em t3 temporadas seguidas.

Shea Weber foi um baita diferencial nesse time, tanto que foi eleito o segundo melhor jogador de Outubro. O Defensemen marcou 4 gols e 6 assistências, contabilizando 10 pontos no total, sem falar que tem um plus/minus de +12. Um mês excelente para o atleta de 31 anos.  Carey Price também é outro que começou uma boa temporada, contando 5 vitórias em 5 jogos, com GAA de 1,4 e .954 de porcentagem de defesas.

Habs 2016.jpg
O Canadiens veio com tudo em Outubro. Foto: Erik Bolte – USA TODAY Sports

VEREDICTO: Sei que é cedo pra falar, mas esse time tem muita cara de chegar aos playoffs, e se manter o nível, pode faturar um Presidents’ Trophy. Deve liderar a divisão ou estar entre os líderes até o final da temporada, se nada der errado.

 

EDMONTON OILERS

Há quem diga que o rebuild eterno finalmente acabou. Após 10 anos sem aparecer nos playoffs, o Oilers parece que deu um basta nisso, tem um bom time e hoje lidera a divisão pacífica. Em Outubro, esse time teve um recorde de 7 vitórias e 2 derrotas em 9 jogos, 15 pontos e 2º colocado na liga, atrás apenas do Canadiens, Teve vitórias expressivas para cima de Calgary Flames (2 vezes), Vancouver Canucks, St. Louis Blues e Washington Capitals.

A grande estrela do time não foi ninguém mais, ninguém menos que Connor McDavid, eleito o melhor jogador do mês de Outubro. McDavid liderou a liga no mês passado com 12 pontos, sendo 5 gols e 7 assistências em 9 jogos. O garoto está voando, e com certeza será um dos protagonistas da temporada, mesmo com apenas 19 anos e em sua segunda temporada na liga.

Connor-McDavid.jpg
McDavid surpreendeu a muitos, jogou demais e foi eleito o melhor de Outubro. Foto:The Hockey Writers

O Oilers alem de ter um ataque efetivo, tem uma sólida defesa atrás. Cam Talbot lidera a liga com 7 vitórias, e tem 2 shutouts na temporada, contra Vancouver e Winnipeg. Uma média de gols sofridos de 2,1 por jogo e um penalty kill com 90% de eficiência.

VEREDICTO: Tem tudo para se manter em alto nível e finalmente voltar aos playoffs, mesmo com a divisão pacífica sendo disputadíssima. Connor McDavid deve liderar esse time a uma nova era de glórias.

 

Bem, meus caros, a primeira parte se encerra aqui. Na próxima parte teremos análises de Jets, Senators, Canucks e Flames.  Grande abraço e até mais!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s