OH Canada! – Introdução

Bom dia/tarde/noite caros amigos! Permitam-me apresentar. Meu nome é Lucas, tenho 19 anos e sou um amante do esporte, e completamente apaixonado pelo hóquei. Sou a pessoa por tras do @CGYFlamesBR no twitter e escritor nas horas vagas.

O meu grande amigo, Puck Brasil, me concedeu a honra de participar dessa nova fase do portal e pra começar irei falar sobre os times canadenses da NHL. De Montreal Canadiens a Vancouver Canucks, passando por todo o território canadense e sua paixão pelo esporte e o fanatismo da torcida.

Essa coluna vai ter análises dos times, opinião, curiosidades e rivalidades. Tudo com bastante informação, bom humor  e coração. Para começar vou fazer uma breve introdução dos times canadenses e na próxima edição eu farei uma análise do mês de Outubro dos times, considerando campanha, expectativa inicial e o nivel do hóquei jogado.

MONTREAL CANADIENS

Também chamado de Habs, o time de Montreal, fundado em 1909, é o maior vencedor da Stanley Cup, com 24 conquistas em 33 finais. É um dos times mais tradicionais no mundo do hóquei, sendo um Original Six da NHL, membro da Conferência Leste e da divisão Atlântica. O time joga no Bell Centre, com capacidade para 21.288 pessoas. Como o time se situa na região francesa do Canadá, sendo o único da província desde que o Quebec Nordiques foi realocado para Denver, no Colorado, seu uniforme é composto pelas cores da bandeira Francesa. O Canadiens foi a casa de lendas do esporte, como o goleiro Georges Vezina e o right-winger Maurice “Rocket” Richards.

canadiens
O logo do Canadiens

OTTAWA SENATORS

A reencarnação do antigo Ottawa Senators dono de 11 titulos da Stanley Cup. Fundado em 1992, ainda não venceu a Stanley Cup. Joga na Conferência Leste, também na divisão Atlântica. Atualmente joga no Canadian Tire Centre, com capacidade para 18.694 pessoas. O logo do time é um general do exército romano, sendo um senador do império. Suas cores são vermelho, preto, branco e dourado.

Sens.png
O general romano do Senators

TORONTO MAPLE LEAFS

Outro original six proveniente do Canadá, O Maple Leafs é um time tradicionalíssimo na liga, sendo fundado em 1917 e jogando atualmente na Conferência Leste, divisão Atlântica. Um gigante, que mesmo com a seca de titulos (não vence a Stanley Cup desde 1967) ainda arrasta legiões de torcedores fanáticos pelo mundo. Conquistou a liga em 13 oportunidades, sendo o segundo maior vencedor, chegando na final 21 vezes. O time azul e branco joga no Air Canada Centre, arena com capacidade para 18.819 pessoas. Tem uma forte rivalidade com o Canadiens e o Ottawa Senators. O seu logo é um simbolo nacional canadense, a folha de bordo, que estampa a bandeira nacional.

Leafs.png
A folha de bordo do Leafs

WINNIPEG JETS

Indo mais ao leste, encontramos Winnipeg, lar do Jets. Refundado em 2011 após a realocação do Atlanta Thrashers, o time é uma reencarnação do antigo Winnipeg Jets, que disputou a NHL entre 1979 e 1996, mas não conquistou a tão desejada Stanley Cup, sendo realocado para Arizona, se tornando o Coyotes. O novo Jets está entrando na sua 6ª temporada na liga, se classificando para os playoffs uma vez, em 2014-15. O time é membro da Conferência Oeste, divisão Central e manda seus jogos no MTS Centre, que comporta 15.294 torcedores.

Jets.png
O novíssimo escudo do Jets

EDMONTON OILERS

O time que draftou a maior lenda do esporte, Wayne Gretzky, e que tem uma rivalidade imensa com o ‘vizinho’ Calgary Flames, o Oilers é um time com uma torcida muito apaixonada. Fundado como Alberta Oilers em 1973, jogou na WHA até 1979, quando se mudou para a NHL, já com o nome de Edmonton Oilers. Edmonton tem 5 titulos da liga, todos na década de 80. Nos ultimos anos, o time n vai bem, sendo um dos ultimos colocados na divisão. É um dos três times canadenses membros da Conferência Oeste, divisão Pacífica. Joga no novíssimo Rogers Place, inaugurado nesse ano, que tem capacidade para 18.641 pessoas.

Oilers.png
Escudo do Oilers

CALGARY FLAMES

Fundado em 1970 com o nome de Atlanta Flames, o time vermelho de Alberta, chegou em Calgary em 1980 e protagoniza uma das maiores rivalidades da NHL com o Oilers, a famosa Battle of Alberta. Campeão uma vez, em 1988-89, e vice em outras duas oportunidades, o time também joga na Conferência Oeste, divisão Pacífica. Dono de uma torcida muito apaixonada, conhecida por C of Red, que lota o Scotiabank Saddledome, capacidade para 19.289 pessoas, pintando a arena de vermelho. O time tem como maior jogador e ídolo Jarome Iginla (injustiça esse mito nunca ter vencido uma Stanley com o Flames).

Flames.png
O C em chamas do Flames

VANCOUVER CANUCKS

Encerrando a nossa viagem pelo Canadá, chegamos finalmente em Vancouver, lar do Canucks. Foi fundado em 1945, mas se juntou a NHL apenas em 1970. Nunca venceu uma Stanley Cup, chegando em 3 finais. Tem uma torcida muito fiel e fanática, que inclusive protagonizou cenas lamentaveis após a derrota no jogo 7 da Stanley Cup final em 2011, contra o Boston Bruins, promovendo quebra-quebra pela cidade. O time tem como ídolos os irmãos Henrik e Daniel Sedin, que são os capitães da equipe. O Canucks manda seus jogos na Rogers Arena, que comporta 18.910 pessoas. É membro da Conferência Oeste, divisão Pacífica, junto com Flames e Oilers.

Canucks.jpg
A orca do Canucks

Os canadenses não vencem a Stanley Cup desde 1993, e não conseguiram ir para os playoffs na ultima temporada. Esse ano, com vários times fortes, espera-se que seja diferente. Durante essa temporada, vou analisar cada um dos times, com possibilidades enormes de corneta.

Por enquanto é isso. Grande abraço e até a próxima!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s