Do Velho Mundo – SHL EN FUEGO, Briga de Facas no Escuro na Rep. Tcheca, Prévias da CHL e mucho más

Bom dia, boa tarde, boa noite! Essa é a segunda edição de Do Velho Mundo, onde escorregamos nos gelos da Europa sem precisar de passaporte. Semana pré Champions Hockey League significa muito jogos antes da pausa para que os times viajem com tranquilidade. Desta maneira, começaremos essa edição pelo distante e longínquo norte:

SHL

karlskrona_celebracao_andreas-blomlof
Karlskrona, líder da SHL, celebra (Foto: Andreas Blomlöf)

No reino de Henrik Lundqvist, vulgo Suécia, diria o pensador moderno Fausto Silva: “TÁ PEGANDO FOGO, BICHO!”. O Frölunda tinha uma semana difícil, mas onde poderia assumir a ponta do campeonato e abrir distância. Começou bem vencendo o Malmö, então líder, por 3-1 e passou a frente, com tudo o Karlskrona conseguiu uma importantíssima vitória contra o Lulea fora de casa se colocando no segundo lugar 2 pontos atrás do Frölunda, e os dois se enfrentariam dois dias depois. O duelo pela ponta do campeonato começou com Carl Gründstrom marcando para o Frölunda e o domínio permaneceu por todo o primeiro período, então no segundo período o jogo mudou e o Karlskrona virou o placar com gols de Marcus Paulson e John Henrion. Após um terceiro período equilibrado, o jogo terminou com vitória do Karlskrona por 2-1 sobre o Frölunda, ao mesmo tempo o Mälmo foi batido pelo Växjö (tratado mais abaixo) dentro de casa deixando o Karlskrona na liderança. No sábado o Frölunda fez sua parte vencendo o Skelleftea por 4-2, então assistiu de camarote o duelo entre Malmö e Karlskrona, porém o resultado não foi como o Frölunda queria. O Mälmo até saiu na frente, porém com três gols no terceiro período, o Karlskrona venceu o jogo e se manteve a frente na classificação.

Descendo a tabela e indo para o meio, o Växjö Lakers teve uma ótima semana, primeiro batendo um decadente Djugarden em casa, depois vencendo com direito a shutout de Viktor Andrén, segundo goleiro, em Mälmo e depois uma vitória em casa sobre Örebro fechando bem sua semana e chegando ao sétimo lugar. Com a essência do bom elenco que foi as semifinais da SHL na temporada anterior junto a alguns novos jogadores, o Växjö pode sonhar com uma boa campanha doméstica, mas em primeiro lugar precisa melhorar suas performances defensivas, são 35 gols em 14 jogos disputados, o que é um número muito ruim, o ataque está muito bem, 39 gols marcados nos 14 jogos que disputou. Nem sempre é possível marcar muitos gols em um jogo, então o Växjö deveria se preocupar em diminuir o número de gols sofridos por jogo.

Liiga

Na terra de Teemu Selänne, tivemos o HIFK saltando algumas posições na classificação após marcar 5 pontos nos 3 jogos disputados. Primeiro venceu o Sport no shootout, depois passou pelos Pelicans num jogo apertado e chegou ao 4º lugar do campeonato, foi derrotado apenas pelo melhor time da Finlândia, Tappara. Contando com três derrotas de Ässät e duas do TPS, o time de Helsinque se coloca na briga pelos quatro melhores lugares com autoridade, vive um bom momento em que vence sempre de modo apertado, mas vence. Diria o filosofo que o importante são os 3 pontos, se essa é a filosofia do HIFK eu não sei, mas tem sido a realidade.

Hora de um destaque negativo: Lukko. Por quê? São 17 jogos disputados, 2 vitórias nos 60 minutos, 3 vitórias no overtime ou shootout, 2 derrotas no overtime ou shootout e 10 derrotas, marcando um total de 14 pontos. É uma péssima campanha que coloca o Lukko em um caminho ruim, caso não consiga começar a vencer jogos pode ver os rivais SaiPa e Kookoo distanciarem e o caminho para a temida série de rebaixamento/promoção ser o destino final da temporada. Quase um terço da temporada regular ficou para trás e o cenário a frente do Lukko é tentar escapar do pior destino possível na Liiga.

Extraliga Eslovaca

A semana começou com um confronto direto na Eslováquia entre HC Kosice e HK Nitra, dois dos três times que terminaram a semana anterior empatados na ponta. O Kosice aproveitou o mando de gelo e fez um bom jogo vencendo o HK Nitra por 5-2 e colocando 3 pontos sobre o rival, o Kosice ainda conseguiu mais dois pontos e chegou aos 40. Já o HC 05 Banská Bystrica marcou 5 pontos, venceu o Dukla Trencín no overtime e depois o HKM Zvolen dentro dos 60 minutos e também chegou a marca de 40 pontos. Os dois dividem a liderança com uma campanha praticamente igual, o Kosice fica a frente apenas nos gols marcados, 73 contra 71 do Bystrica, a curiosidade é que o Kosice sofreu 38 enquanto o Bystrica 36, ou seja, os times tem um saldo de gols igual.

De equilíbrio não se pode reclamar na Eslováquia, menos o HK Poprad (a pior campanha de todas as maiores ligas europeias). A cada 2 ou 3 posições os times estão muito próximos na pontuação,  a situação do campeonato é muito divertida e qualquer vitória vem garantindo ao menos uma posição a mais para cada time, sinceramente espero que isso continue assim para que a liga continue a ter uma temporada interessante.

ELH

O Jagrzão é uma briga de faca no escuro no meio da tabela, a briga entre o quarto e oitavo lugar teve muita movimentação durante a semana, o BK Mladá Boleslav começou a semana em quarto e após 2 derrotas acabou caindo para o oitavo lugar e então chegou ao sexto lugar após uma vitória no domingo. Enquanto isso o Mountfield HK chegou ao quinto lugar graças a seu trabalho e aos resultados ruins dos rivais, é o único nesse bloco com 19 jogos disputados e por isso pode perder posições nessa briga quando os demais times igualarem o número de jogos. Já o Piráti Chomutov chegou a subir posições, mas caiu para o oitavo lugar e viu o HC Olomuc encostar. Subindo para o 4º colocado, o Bílí Tygri Liberec pode não só aproveitar para mais tarde abrir frente aos times que estão abaixo na classificação, como tomar o terceiro lugar, mas ele vai precisar saber trabalhar em duas frentes porque está vivo na CHL também (assunto tratado um pouco mais abaixo), assim como o Sparta Praha. Abaixo uma tabela ilustrando a situação:

Time Posição Pontos Partidas
Bílí Tygri Liberec 31 16
Mountfield HK 29 19
BK Mladá Boleslav 28 17
HC Sparta Praha 27 17
Piráti Chomutov 26 17

 

Na ponta da tabela o HC Kometa Brno (41 pontos) assumiu a liderança após uma derrota do HC Ocelári Trinec (39 pontos) no overtime. Como os dois voltaram a vencer dentro dos 60 minutos, a diferença entre eles é de apenas dois pontos, com muitos jogos a frente obviamente a situação pode mudar. Com tudo para o Kometa é uma ótima oportunidade de colocar frente ao rival e começar a garantir a primeira colocação na temporada regular, que dá vantagem de sempre disputar mais jogos em casa em qualquer série de playoffs.

EBEL

Nos Alpes e terras do Danúbio, Vienna Capitals e Red Bull Salzburg viram Asas Negras se aproximando no retrovisor essa semana. O EHC Liwest Black Wings Linz chegou ao terceiro lugar e está pedindo passagem, tem 34 pontos e vive um ótimo momento. O Vienna Capital com 35 pontos é o segundo, os 36 pontos de Salzburg o colocam no primeiro lugar. A equipe de Linz pode assumir a ponta do campeonato, precisa continuar vencendo e que os rivais percam pontos, o problema é que tanto Vienna Capitals quanto Red Bull Salzburg não costumam falhar no campeonato doméstico nos últimos anos.

Falando no time do energético mais famoso do mundo que joga por Salzburg (não confundir com o irmão de Munique), o Red Bull Salzburg passou o Zamboni sobre o HDD Olimpuija Ljubljana fazendo 10-2 fora o baile, para um público de 309 pessoas no Hala Tivoli em Liubiana (modo aportuguesado de Ljubljana). Com hat-trick de John Hugges, que ainda anotou uma assistência, foi um jogo fácil em que o time superior aproveitou toda a superioridade e pôde relaxar no terceiro período após massacrar o adversário nos dois primeiros. Com a ajuda do investimento da multinacional e uma administração muito boa, o Red Bull Salzburg precisa começar a mirar mais alto e procurar crescer no cenário europeu e alcançar o nível dos times da Suécia e Finlândia.

NLA

A semana na Suíça começou com uma vitória do SC Bern sobre o ZSC Lions no shootout. Com o ponto garantido, o ZSC tomou a ponta do campeonato enquanto o Bern se aproximou do então 3º lugar, Lausanne HC. Mirando o confronto direto na sexta-feira, dia 28 do mês de Outubro do ano de 2016 desta era, o SC Bern foi a Lausanne e conseguiu uma grande vitória por 4-1. Então no dia seguinte, o último sábado em relação ao dia que esta coluna vai ao ar, a vitória por 3-1 colocou o SC Bern em segundo lugar apenas 1 ponto atrás do ZSC Lions. Uma ótima semana para o time de Berna, aproveitou bem a oportunidade e se colocou numa boa posição dentro do campeonato, mostrou equilíbrio nos jogos que disputou e conseguiu 8 pontos de 9 possíveis. Se conseguir aproveitar o momento após a pausa para a disputa da CHL, o SC Bern se coloca no lugar esperado de principal favorito.

O grande destaque individual do campeonato até aqui é Denis Hollenstein, do EHC Kloten, é o líder em gols com 13 e em pontos com 24, empatado com Mark Arcobello. Em 18 jogos disputados, os números dele são ótimos, tem média de 0,72 gol por jogo e 1,33 ponto também por jogo, a melhor média da liga. Por outro lado, Hollsenstein é o líder em minutos de penalidade no campeonato, já cumpriu 45, isso é um ponto negativo para um atacante que vem pontuando muito bem na competição. De qualquer forma é um jogador muito ativo que tem se destacado de dois modos completamente diferentes, apenas precisa ser mais disciplinado.

denis_hollenstein_bykeystone
Denis Hollestein, líder em gols, pontos e PIM da NLA (foto: Keystone)

DEL

A semana começou muito bem para o Grizzlys Wolfsburg, com uma vitória por 4-2 sobre o ERC Ingolstadt conseguiu chegar ao segundo lugar da DEL empatado com o Red Bull München em pontos, perdendo apenas no saldo de gols. E a semana podia ficar melhor? Sim, bastava vencer o confronto direto em Munique no domingo, uma tarefa simples, mas ao mesmo tempo extremamente difícil. Resultado: Red Bull München 4–2 Grizzlys Wolfsburg. A representação de Munique anotou 3 gols no primeiro período, então o time de Wolfsburg fez um terceiro período muito bom e marcou 2 gols, porém o gol marcado sem goleiro confirmou a vitória da equipe do energético. A derrota custou o segundo lugar para o Grizzlys Wolfsburg, que está com 29 pontos, o Red Bull München é o primeiro com 32 pontos, o Kölner Haie voltou ao segundo lugar com 30 pontos marcados. Tanto Grizzlys quanto Haie tem 14 jogos disputados, o Red Bull München tem 16.

Na Alemanha também temos o time mais bipolar da Europa, o Krefeld Pinguine. Por que bipolar? Tem o quarto melhor ataque da competição com 46 gols marcados, para ilustrar a situação: o Red Bull München, líder da DEL, tem 47 gols marcados. Ao mesmo tempo sofreu 52 gols e é a segunda pior defesa. O grande problema é a fragilidade defensiva, o ataque é muito bom, os goleiros vão até bem, porém o sistema defensivo é frágil e tem custado pontos, a equipe tem 6 jogos decididos no overtime ou shootout dos quais acabou perdendo 5. Sua pior derrota foi por 3 gols de diferença, na maioria das vezes perde por 1 ou 2 gols. A falta de equilíbrio vem tirando pontos importantes do time de Krefeld, caso consiga melhorar sua defesa pode brigar por mais do que uma simples vaga nos playoffs.

CHL

A Champions do melhor esporte deste universo chega a fase de oitavas de final no dia 01/11/2016, o dia seguinte ao que esta coluna vai ao ar. Com dois confrontos Suécia-Finlândia, um duelo suíço e um embate tcheco, além de outros confrontos interessantes, a fase será terá os jogos de ida nesse dia primeiro de novembro e a volta já na semana seguinte nos dias 08 e 09 de novembro. No sistema de ida e volta, os confrontos são decididos na soma dos dois resultados e se houver empate no placar agregado é jogado uma prorrogação de dez minutos e persistindo o empate acontece um shootout. Aqui vai uma prévia dos confrontos:

Bílí Tigry Liberec vs HC VÍTKOVICE Ridera: O confronto tcheco da fase, Bili Tigry (o famoso Tigre Branco, que é a tradução do nome do tcheco para o português) vem com uma boa campanha na CHL, suas duas únicas derrotas foram jogando em terras escandinavas, pelo momento é o favorito no confronto.

Do outro lado, o Ridera não fez uma boa fase de grupos, mas passou e no round de 32, ou dezesseis avos de final, massacrando o HK Nitra vencendo o confronto por 12-0 no placar agregado. Tecnicamente é o mais fraco entre os dois, mas em dois jogos distintos e por conhecer bem o adversário não seria uma surpresa grande termos o Ridera nas quartas de final.

KalPa vs Fribourg-Gottéron: Finlândia contra Suíça, em seus campeonatos nacionais os dois times estão em momentos muito distintos, o KalPa é o segundo na Finlândia, enquanto o Fribourg-Gottéron é apenas o décimo na Suíça. O KalPa perdeu os dois primeiros confrontos para o Skelleftea na fase de grupos, mas com duas vitórias sobre o Vienna Capitals avançou para a próxima fase, depois venceu o confronto contra o Djurgarden por 3-2 na soma dos resultados e chegou as oitavas de final. Não é o favorito, mas o KalPa vive um momento melhor e isso pode pesar ao seu favor.

Mesmo em momento ruim no torneio local, o Fribourg-Gottéron é o favorito, mesmo que ligeiramente, no confronto. Com uma campanha quase perfeita na CHL, apenas uma derrota e um empate em seis jogos disputados, o time de Fribourg poderá decidir o confronto em casa, se fizer um bom jogo na Finlândia pode usar sua força em seus domínios para passar as quartas de final.

SaiPa vs Växjö Lakers: Embate entre times nórdicos, o primeiro jogo será disputado em gelos finlandeses. O SaiPa não perdeu nessa edição da CHL, são cinco vitórias no tempo regulamentar e uma no shootout, é o favorito no confronto. Faz uma campanha ruim no campeonato doméstico, porém na CHL tem sido outro time e se esse time aparecer, e não o da Liiga, poderemos ver o SaiPa passando de fase.

O Växjö Lakers está bem dentro de casa e vive um bom momento, no torneio continental perdeu duas vezes, uma no overtime e outra no shootout, além de ter empatado o jogo de ida na fase anterior. Analisando apenas os 60 minutos regulamentares, o Växjo empatou todos os jogos fora de casa e isso pode ajudar muito no primeiro jogo, mas claro que cada jogo é um jogo. Dentro de casa teve problemas ao enfrentar um time mais forte, porém o time vive um momento melhor e isso pode ser um atalho rumo as quartas de final.

Eisbären Berlin vs Frölunda: Os ursos polares (significado de Eisbären em português) podem sim eliminar o atual campeão do torneio e favorito nessa fase. Com duas derrotas para o SaiPa na primeira fase e uma para o EV Zug na fase anterior a atual, o time de Berlin tem a sua frente um desafio grande, com tudo a força de seu ataque pode pesar e fazer o inesperado acontecer.

Já o Frölunda não está tão forte quanto poderia no campeonato europeu, fora de casa conseguiu duas vitórias na fase de grupos, uma no shootout, porém ainda nessa fase perdeu para o Grizzlys Wolfsburg dentro de casa. Na segunda fase fez um jogo espetacular no segundo confronto e conseguiu passar. É o favorito, mas precisa fazer sua força nos dois extremos do gelo aparecer, porque se não teremos certamente um terceiro campeão na CHL.

Sparta Praha vs HV71: O representante tcheco nesse confronto faz uma boa campanha na CHL, teve apenas uma derrota nos confrontos anteriores e conseguiu de modo surpreendente eliminar o Kärpät, um dos favoritos no torneio, no overtime fora de casa após 2 empates. O bom retrospecto pode ajudar o Sparta Praha a vencer o confronto e chegar as quartas de final.

Favorito no confronto, o HV71 tem uma campanha quase perfeita no torneio europeu. Foi derrotada apenas uma vez na CHL, vem bem também no campeonato local e por isso é o favorito do confronto. Sua forte defesa pode segurar o ataque do Sparta e dar espaço para os atacantes decidirem o confronto.

SC Bern vs JYP: Suíços e finlandeses se enfrentam nessa fase, o time de Berna tem apenas um empate na CHL, venceu todos os jogos, um ótimo histórico no confronto. Bem colocado no campeonato nacional, o SC Bern tem força para derrubar o JYP, é até o favorito do confronto.

O JYP faz um mau campeonato nacional, no europeu tem oscilado, mas chegou até aqui e tem méritos para isso. Se conseguir fazer dois bons jogos a vaga é acessível, caso contrário o sonho do troféu continental deve acabar nesse duelo.

HC Lugano vs ZSC Lions: No embate de equipes suíças o time de Lugano não é o favorito, mas nem será uma surpresa se superar o adversário e passar de fase. Perdeu um jogo dentro de casa na primeira fase, onde seu ataque falhou em superar a defesa adversária, desde então tem brilhado no ataque, mas não muito na defesa. Enfrenta um adversário local mais forte, que conhece bem, então sabe como enfrentar e se a defesa conseguir segurar o adversário é possível avançar.

O ZSC Lions venceu todos os jogos na CHL, sendo um deles no shootou, vem muito bem no campeonato nacional, é favorito para chegar as quartas de final. Com um time equilibrado, que ataca e defende bem, pode passar pelo rival de Lugano segurando o poder ofensivo do adversário, esse é o melhor caminho para que a equipe de Zurique chegue entre os oito melhores da Europa.

Linköping HC vs HIFK: Outro duelo escandinavo tem o time sueco como favorito. O Linköping não vai bem na SHL, mas no campeonato europeu é quase perfeito, perdeu apenas um jogo, onde circunstancialmente estava classificado e relaxou, costuma marcar muitos gols e levar alguns. Mantendo o retrospecto avança para as quartas de final, mas pela frente vem um adversário complicado.

O HIFK veio avançando aos trancos e barrancos, mas chegou até aqui e tem atuado de maneira mais equilibrada no torneio nacional. Teve um adversário muito forte na fase anterior, o também finlandês TPS, chegou as quartas de final após vencer no shootout, tirando a goleada sobre o Esbjerg Energy, jogo que classificou o HIFK para a segunda fase, seus jogos todos na CHL foram definidos nos detalhes. Conseguindo fazer os detalhes pesarem a seu favor, o HIFK derruba um favorito e garante um lugar na próxima fase, caso não consiga isso, o sonho europeu termina nas oitavas de final.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s